Nesta terça feira dia 06 de março, foi realizada em 39 cidades a Bicicletada Nacional com a proposta de não deixar passar em branco a morte de ciclistas na semana passada.
Em Porto Alegre foram reunidos cerca de 500 ciclistas que passaram pelas avenidas Loureiro da Silva, João Pessoa, Gen. Lima e Silva, Túnel da Conceição, Mauá, Júlio de Castilhos, Ipiranga. Nas esquinas da Av. Ipiringa com a Av. Érico Veríssimo foi feito um protesto chamado “die-in” protesto no qual cada ciclista deita no meio da rua, simulando morte, sentindo-se um pouco morto pelas perdas no trânsito das nossas cidades.
Hoje é muito perceptível a prioridade do poder público ao uso de transporte particulares (carros) em detrimento de investimentos e incentivos do transporte público ou outros que ocupem menos espaço nas ruas.
Um carro tem uma ocupação média de 1,2 passageiro por veículos e chega a ocupar 4 metros quadrados de espaço público, tornando assim nossas cidades cada vez mais poluídas e congestionadas, inclusive para a própria circulação de veículos automotores.
Abaixo deixo algumas fotos da Bicicleta Nacional pelo Brasil e um vídeo com um breve resumo de como foi esta manifestação pacífica que busca tornar nossas cidades mais humanas e amigáveis.
Créditos : Fora do Eixo
Aproveito para deixar registrado aqui meus parabéns a equipe de agentes da EPTC que conseguiram conduzir e organizar com excelência os fechamentos das ruas para a manifestação em total enquilíbrio e diálogo com os manifestantes.
Categorias:EPTC, Meios de Transporte / Trânsito
HÁ CICLISTAS DESRESPEITOSOS
Aqui vai um relato de um amigo:
“Vi uma pessoal andando de bicicleta ali na Borges de Medeiros agora na noite (08/03/2012), deviam ser uns 200 ciclistas, paravam o transito, xingaram alguns motoristas de ônibus, um empinou a bike e bateu na traseira do ônibus como represália por ele ter parado no ponto de ônibus, vai entender a lógica dos caras, prejudicam o transito para reivindicar um transito melhor, muito feia a cena. Mas a culpa numa situação como eu vi não é do EPTC, nem do governo, de da maneira como os investimentos públicos são feitos, a culpa do que aconteceu é dos ciclistas, o fato de o transporte coletivo em POA ser uma piada não da o direto de 200 ciclistas ditos revolucionários transgredirem o bom senso e o as regras”.
Outro relato:
“Fiquei mais de 15 minutos tentando atravessar a rua NA FAIXA DE SEGURANÇA com sinaleira de pedestres e NENHUM CICLISTA PAROU. De carro ou de bicicleta, infelizmente o desrespeito continua”.
Desrespeito (se é que havia algum) não se resolve com desrespeito.
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Infelizmente Marco tenho que concordar contigo, infelizmente assim como todas organizações os bons pagam pelos maus.
Com certeza no dia-a-dia sem ser neste evento existe um pouco mais de respeito, mas concordo que “Desrespeito não se resolve com desrespeito.”
Assim como também não se deve exigir espaço tirando espaço.
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O problema é que a maioria dos “cicloativistas” não consegue enxergar isso. Um amigo meu que era “cicloativista” chegou a deixar meio de lado o “cicloativismo” justamente para não ficar tão atrelado a essa imagem de “barraqueiro”, mas continua usando a bicicleta por motivações econômicas mesmo em trechos que não são considerados tão favoráveis aos ciclistas.
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O governo prioriza o automovel porque cada auto vendido significa milhares de reais em arrecadação. O governo nos tira o couro pra arrecadar cada ves mais. De cada 100 reais recoilkhidos volta efetivamente em serviços para a populção equivalentes apenas 12 reais. O resto -e engolido pela falta de responsabilidade, falata de competencia e lógico a corrupção.
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Gilberto,
Achei este infográfico interessante sobre o uso de bicicleta no mundo… aparece inclusive POA:
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/infografico-destrincha-o-uso-de-bicicletas-ao-redor-do-mundo/
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Estou gostando de ver que aparentemente o pessoal está conseguindo se entender um pouco melhor com a EPTC. Não há motivos para os ativistas e a empresa ficarem se vendo como adversários.
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