Emissário subaquático tem 7 quilômetros instalados no Guaíba

No total, serão assentados, no leito do Lago Guaíba, 10 km de tubos Fotos: Luciano Lanes/PMPA

O Dmae completou na terça-feira, 6, a instalação de mais quatro tubulações do emissário subaquático no leito do Lago Guaíba, completando sete quilômetros. Nesta etapa, o trabalho para o assentamento de 4 km de tubulações foi realizado durante dois dias e faz parte dos 24 contratos de obra do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa). A próxima instalação está prevista para a semana que vem. No total, serão assentados, no leito do Lago Guaíba, 10 km de tubos com 515 metros cada.

A Estação de Tratamento de Esgotos Serraria, que é parte fundamental desta obra, já conta com 50% da execução concluída. É nesta estação, com projeção para atender ao crescimento da cidade nos próximos 50 anos, que será tratado cerca de metade do esgoto produzido pela cidade, correspondente a mais de quatro mil litros por segundo. O andamento das obras do Pisa, que já tem 85% dos trabalhos concluídos, pode ser acompanhado pelo site www.portoalegre.rs.gov.br/PISA.

Zona Norte

O Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Sarandi – SES Sarandi – é outro projeto do Dmae que vai contribuir para ampliar a capacidade de tratamento de esgotos para 80% em Porto Alegre. Responsável por 3% desta ampliação (dos atuais 27% para 80%), conta com investimento de cerca de R$ 70 milhões, incluindo financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a realização de obras como o coletor tronco, as redes de esgoto nas vilas Asa Branca, Ipê São Borja e Vitória da Conquista, além da Estação de Tratamento Sarandi, cujas obras podem ser avistadas da Free-way.

Prefeitura



Categorias:Despoluição do Guaíba, Programa Sócio Ambiental

Tags:, ,

10 respostas

  1. Projeto importantissimo para a cidade,mas como tudo sempre tem que deixar algo a desejar.E esses bancos de terra podem vir a causar transtornos futuros.

    Curtir

  2. Outra conquista importantíssima dos últimos anos foi o fim de décadas e décadas de enchentes na Goethe e arredores. Isto, mais essas obras no Pisa são coisas que PT gaúcho nunca se interessou em fazer, mesmo ficando 16 anos no poder.

    Curtir

    • Num determinado período desses 16 anos, meu amigo Fortunati (ex-petista, atual PDT) integrou o governo municipal. É um bom prefeito. Não tiro o PT pra compadre, mas meter política partidária no meio de uma discussão agrega muito pouco, e ainda cria contradições …

      Curtir

  3. Por favor faça um post sobre isto Gilberto

    Curtir

    • Eu poderei ver essa possibilidade. Mas tu poderias ao menos se identificar. Se não o nome, pelo menos o e-mail verdadeiro. Só o pessoal do Blog ve o e-mail. Não tem problema algum.

      Curtir

      • Não sou o anônimo, por óbvio, mas a matéria que ele cita é do Danilo Chagas Ribeiro, do site “popa.com.br”; além disso, também tem a matéria que postei no meu blog, acima referido. As duas matérias estão devidamente assinadas, e já dei conhecimento ao MPF (Procuradoria da República. Danilo e eu, já fomos objeto de intimidação por parte do “delegado”, e estamos “morrendo de medo”! De minha parte, o assunto mal começou …

        Curtir

      • Pois é, mas o pessoal da armada monitora, por força do hábito, o site do Danilo e o meu blog, dentre tantos outros …

        Curtir

  4. O projeto integrado socioambiental (PISA) é extremamente importante para a cidade e para o meio ambiente, mas os bancos formados pela dragagem da cava não estão sendo retirados, nem sinalizados, criando uma situação de perigo para a navegação. Ver http://tinyurl.com/7t2xyz9

    Curtir

  5. É engraçado que as pessoas gostam de ir abraçar nossos lix… ops, nossos parques, reclamar, criar historias e bla bla bla, mas falar bem de uma obra incrivel como essa?
    Nada..

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: