Voluntários recolhem uma tonelada de lixo na orla do Guaíba

Plataforma colaborativa portoalegre.cc organizou mutirão de limpeza

Voluntários recolheram diversos tipos de materiais nas areias do Guaíba Crédito: Ricardo Stricher / PMPA / CP

Luvas, sacos de lixo, bonés e filtro solar foram os instrumentos de trabalho dos voluntários que limparam trecho da orla do Guaíba, na zona Sul de Porto Alegre, neste sábado. A iniciativa sugerida por uma internauta, moradora da Capital, mobilizou dezenas de cidadãos a partir da plataforma colaborativa portoalegre.cc. Ao longo do dia, foi recolhida uma tonelada de lixo, que será adequadamente destinado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

A ação coletiva auxiliou na conservação do espaço público. “Eu não imaginava a proporção que minha ideia tomaria e que a prefeitura abraçaria a causa”, comemorou a estudante Renata Gomes, que lançou a proposta do mutirão após um passeio com amigos na orla, há algumas semanas. “Graças à internet conseguimos chegar a muitas pessoas. Sabemos que o poder público tem as suas obrigações, mas temos que conscientizar as pessoas de que Porto Alegre é de todos e cada um precisa fazer a sua parte para termos uma cidade cada vez melhor”, disse a jovem.

Com camisetas estampando a frase “Eu curto Porto Alegre”, Fabiana e Domingos Secco levaram o filho Gabriel, de 4 anos, para aproveitar o sábado ensolarado contribuindo para a conservação de um espaço de lazer querido pela família. “Nosso objetivo é poder aproveitar o rio, contribuindo na prática com a limpeza e com a conscientização das pessoas para não deixarem lixo”, disse Domingos, participante ativo da portoalegre.cc. Ajudando os pais no recolhimento dos resíduos na areia, Gabriel já aprendeu que depositar lixo na rua ou na praia “é muito feio”.

Entre as dezenas de voluntários dedicados à limpeza da orla, o prefeito José Fortunati exaltou o poder de mobilização dos cidadãos em torno de iniciativas para qualificar a Capital. “É muito bom ver as pessoas discutindo a cidade, buscando de forma espontânea e organizada a construção de soluções”, avaliou o prefeito. Para Fortunati, a interação em nome da cidadania é um dos serviços que as redes sociais prestam. “A plataforma porto alegre.cc deu um salto de qualidade aos debates realizados nas redes sociais, porque tem caráter propositivo. A prefeitura estará sempre disposta a estabelecer parceria com aqueles que queiram colaborar com a cidade”, finalizou.

Criada pelo coordenador do curso de Comunicação Digital da Unisinos, Daniel Bittencourt, a plataforma colaborativa portoalegre.cc tem a parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL). A iniciativa visa estimular a criação de uma rede colaborativa feita por cidadãos e despertar o cuidado com a cidade.

Foto: Ricardo Stricher / PMPA

Correio do Povo



Categorias:ORLA

Tags:, , ,

10 respostas

  1. Belissimo exemplo , Pena que tem que partir do cidadao comum que ja paga uma taxa altissima de impostos e precisa recolher o lixo .Parabens a essas pessoas .

    Curtir

  2. Ainda quero ver um campeonato de wakesurf no Guaíba… se Brasília tem no Paranoá, por que aqui não?

    Curtir

  3. Muito boa a inicitaiva. Mostra que estamos nos inserindo em vários exemplos no mundo todo, principalmente nos chamados paíes desenvolvidos onde vemos a população enganjada, sem esperar por orgãos publicos, fazem a sua parte. O Fortunatti é um homem bom, se não estivesse aparecido lá tambem seria criticado.

    Curtir

  4. aaa, claro que temm aquela propaganda politica, mas ele tem meu voto certo…

    😀

    Mesmo que lentamente, ele ta mudando Porto Alegre…

    Curtir

  5. Puxa, gente, como vocês são, o Fortunatti é um cara bom, vocês não vão querer compará-lo com outros politicos nogentos que andam por aí. Êle não precisava ter ido, até as eleições todo mundo já esqueceu que ele foi. O povo não lembra em que vota, vai lembrar que o Fortunatti foi catar lixo.

    Curtir

    • ´´e o menos pior dos politicos…

      Curtir

      • O pior político é aquele que passa por bonzinho ou menos pior, porque aí surge a oportunidade de fazer mais do mesmo (leia-se politicagem, conchavo, etc) sem ninguém enxerga/acreditar no que vê.

        Curtir

  6. Ta ai a diferença de quem faz, do que aqueles que só querem saber da politicada e que só aparecem em casos como o cais e pontal.. (to falando do povo, e não do nosso prefeito…)

    Curtir

  7. Quanto à iniciativa, muito boa, cidadania, ação e responsabilidade. Agora, não dá para deixar de registrar a foto do Fortunatti de camiseta, luvas e saco de lixo na mão. O que não se faz por uns votinhos em ano de eleição …..

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: