Copa do Mundo já começou em Porto Alegre, diz Fortunati

Prefeito lançou nesta manhã obras do novo modelo de transporte coletivo

Prefeito deu início a obras para novo sistema de ônibus na Capital Crédito: Reprodução / CP

A Copa do Mundo de 2014 já começou na Capital gaúcha, conforme o prefeito José Fortunati. A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira, quando o prefeito ordenou o início das obras do BRT (Bus Rapid Transit), um novo sistema de transporte coletivo que integra a matriz de responsabilidade da Copa. O prefeito afirmou que, mais que pelos jogos, o evento se caracteriza principalmente por todo o legado que deixará. Ele ressaltou o grande salto na qualidade dos ônibus na cidade com o sistema, que é o mais moderno do mundo.

O primeiro local contemplado será a avenida Protásio Alves, próximo à Vila Bom Jesus. Até amanhã, será efetuada a troca da capa asfáltica por uma de concreto, mais duradoura, no trecho próximo à Saturnino de Brito. Para o trabalho, o corredor na área ficará bloqueado. Os usuários deverão embarcar nos ônibus nas ruas laterais. As estações também serão reformadas, pois serão climatizadas, a fim de proporcionar melhores condições para a população.

O sistema de transporte será implantado nas 14 paradas da Protásio Alves e também na Bento Gonçalves, João Pessoa, Padre Cacique e Voluntários da Pátria. Através do Twitter, os portoalegrenses estão sugerindo nomes para o novo tipo de transporte. Entre as opções mais votadas estão BRTchê e Ligeirito. Em Curitiba, onde já é utilizado, o sistema foi apelidado de Ligeirinho.

Correio do Povo



Categorias:BRT, COPA 2014, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, ,

26 respostas

  1. Ainda acho que os simios da EPTC deveriam se espelhar no sistema londrino de faixas de onibus. Uso exclusivo de onibus apenas nos horarios de pico da manha e noite, nos outros horarios carros podem circular tambem. Mas sabemos que no Brasil, esta varzea total, jamais farao isso, ate’ porque ninguem vai respeitar os horarios e o governo nao tera’ como colocar cameras para cuidar e dar multas, por falta de dinheiro.

    Curtir

    • É que na cabeça deles um corredor de ônibus funciona igualzinho uma linha de metrô.

      Só que em cima da terra;

      Só que movida a combustíveis fósseis;

      E, principalmente, só (por)que (é) mais barato.

      Curtir

  2. E O BRT DA CAÓTICA ASSIS BRASIL E FARRAPOS?

    Não me venham com metro que pelo nosso ritmo só vão começar a escavação em 2054.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: