Público indica obras e mudanças com impacto no turismo de Porto Alegre

“Quais obras e transformações em andamento na Capital, ou previstas para acontecer especialmente em função da Copa 2014, você aponta como importantes e positivas para o Turismo de Porto Alegre?” Essa foi a pergunta feita pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) ao público que neste final de semana esteve na Feira do Consumidor e em outros espaços do Parque da Redenção onde o evento ocorreu.

Cada um dos cerca de 5 mil entrevistados no sábado e domingo foi convidado a fazer três indicações entre as dez apresentadas em um “cardápio” impresso com o nome e a imagem ilustrando os temas elencados: revitalização do Centro Histórico, novo Cais Mauá, renovação da Orla do Guaíba, metrô subterrâneo, novos estádios de futebol, mais ônibus para o Linha Turismo, ampliação do aeroporto, novos voos internacionais, despoluição do Lago Guaíba, travessia e passeios fluviais. Junto com este material, os entrevistados receberam da equipe de 12 pesquisadores um exemplar do folder “Porto Alegre diz Sim do Turismo”. O impresso mostra o papel que o setor desempenha na economia da cidade, a extensão da sua cadeia produtiva e as novas oportunidades de crescimento que se abrem para o setor a partir dos investimentos que ocorrem na cidade.

Escolhas

O casal de advogados Janice Vianna e Cristiano Azevedo, do bairro São João, apontou a revitalização do Centro Histórico e da orla do Guaíba. “A área histórica das cidades é a que ‘fala’ do lugar que o turista está visitando, e a orla do Guaíba que já é nosso cartão postal vai ficar melhor ”, justificou Janice. Sua terceira indicação foi a despoluição do Lago, “porque vai complementar a revitalização”. Cristiano completou sua lista escolhendo os novos voos internacionais que a cidade conquistou. Para ele, as ligações aéreas ajudam a cidade a se tornar mais conhecida no exterior. “E as melhorias que estão acontecendo podem fazer de Porto Alegre, que é forte em eventos e negócios, uma cidade também para o lazer dos visitantes”, concluiu.

“Escolhi o metrô, mais ônibus para o Linha Turismo e a recuperação da orla porque são impactantes para mim como gaúcha e acredito que também serão para o turista”, ponderou a professora de Educação Física Daniela Lemes, moradora de Canoas. A porto-alegrense Rosane Schuck, que trabalha com receptivo de eventos e congressos, a revitalização do Cais Mauá, da orla e do Centro Histórico são fundamentais para estimular que o turista fique mais tempo na cidade e aproveite o lazer. “Porto Alegre vai ter muito mais e melhores estruturas com o que está sendo feito e ainda vai acontecer, e o turista vai se sentir mais atendido”, aposta Rosane, que diz não estar de olho só na Copa mas no que a cidade vai ganhar com o evento. “Isso tudo vai ficar para nós.”

Para o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, que acompanhou a pesquisa, compreender o que as pessoas consideram mais importante do ponto de vista turístico ajuda a secretaria a guiar seus passos. “Nesta ação também estamos mostrando o novo momento que Porto Alegre está vivendo e o impacto positivo que isso trará para o Turismo na cidade”, acrescentou Moraes.

Os resultados da pesquisa, depois de tabulados, serão informados aos entrevistados por email e divulgados pela SMTUR. Novo levantamento será feito no dia 25, junto ao público frequentador da área da Usina do Gasômetro.

Prefeitura



Categorias:COPA 2014, TURISMO

Tags:, , ,

3 respostas

  1. A lista é grande…

  2. Pensando bem, ao invés de metrô, não seria mais barato implantar o aeromável? Visto que já está sendo construída uma linha até o aeroporto? Fico imaginando o aeromóvel circulando por toda a extensão da Av. Ipiranga, que bonito que seria! A vista panorâmica e a segurança de desembarcar direto na passarela, etc, etc…
    Outra coisa que imagino é a revitalização do arroio dilúvio e a implantação de um teleférico no Morro Sta. Tereza!

  3. Pesquisa com entrevistados apenas sábado e domingo não tem relevância nenhuma!

Faça seu comentário aqui: