Videos: Apresentação do projeto da Orla de Porto Alegre no CMDUA

PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3

PARTE 4

PARTE 5

__________________________________

Vídeos gravados por Alan Cristian Tabile Furlan.
Porto Alegre, 06 de março de 2012.



Categorias:Projeto de Revitalização da Orla

Tags:,

21 respostas

  1. ^^Ja larguei meu comentario la!!

    Cambada de otarios.

  2. “….Por final, adianto que a “sociedade organizada” oportunamente fará seu pronunciamento apresentando seu descontentamento com o projeto/renders e a contratação de profissional sem concurso público…”

    Uma das frases.do tal Leonel”ecoxiiita”Braz em resposta a um dos comentarios ao seu blog.

    PS: Tenho nojo dessa raca!!

  3. CONTRA O PROJETO ORLA DO GUAIBA:
    Finalmente encontrei o site que representa o suprassumo do ATRASO nesses pagos !!!!!

    Deem uma conferida no lixo:

    http://leonelbraz.blogspot.com/2012/…-guaiba-e.html

    ……com uma CORJA dessas vamos continuar eternamente a cidade DO CONTRA.

    Alguns comentarios me fazem rir…de medo

    Existe vida pulsante na orla do Gasômetro

    A movimentação na prainha é diária

    Por do sol sob os ingazeiros

    PS: Ta na hora de inundarmos o blog dele de respostas!!

    Vamos la!!

  4. Não falei que BH é melhor que a nossa cidade ,apenas comentei que ela esta melhor cuidada nos quesitos de limpeza e qualidade das praças pelo menos nas que tive o prazer de conhecer.Tbm acho que POA tem um potencial enorme para o turismo ,mas acho que não adianta nada um monte de obras se o basico não esta sendo feito.que sejam feito os dois .

  5. E aquela marina.. será que saí? (pelo projeção de investimentos é a parte que mais receberia investimento privado. E também a que mais seria usada para “pessoas de classe altíssima, burguesia, e outros opressores dos pobres”).

    Mas falando sério, estou gostando até agora. É simples, bonita, e parece funcional. Espero que troquem a grama.

  6. Gostei do projeto, acho ele mais a cara nossa do que criar algo como Barcelona e não ter como pagar. O que mais gostei foi a idéia do Jardim Aquático, muito legal. E sobre a cidade, acho que POA ainda tem muito que melhorar, mas não adianta querer tudo pra ontem, mas que tem que se trabalhar tem…

    • Gostei do projeto, legal. Também tem que lembrar quando o nível do Guaíba sobe, a parte baixa por varias vezes ficou alagado, nada de muito 1 ou2 palmos d’água o que poderia estragar o jardim aquático, que não é legal gastar dinheiro e ter que sempre ficar arrumando. Aos que moram em Porto Alegre, sabe o calor que é aqui, em momentos mais quente que outras cidades no brasil. Mudar a paisagem (árvores) tem se ter cuidado, no calor e sol escaldante as pessoas se amontoam nas sombras das árvores, e não tem muitas na orla (passeio), trocar por palmeiras é bonito mas não é confortante.
      Analisar tudo, raras vezes vi o Fortunati com sua esposa na orla,outros politicos que querem dar opinião, aparecem só durante campanha, legal também seria o Jaime Lerner e sua equipe perguntar ao frequentadores o gostariam nesse espaço.
      Fica dica.

  7. Milagre se nao ia aparecer um ou outro pra dizer que a cidade de Piriporo’ esta’ excelente, com urbanismo muito melhor, cascatas e chafarizes no centro, etc… Ate’ a Paraiba e’ um exemplo para nos, sua capital sendo uma cidade rica, desenvolvida e com um povo belissimo de loiras de olhos azuis e 1,75m de altura.

    No caso de BH, nao e’ diferente. A cidade e’ exemplar. Inclusive tem outro ponto muito bonito, a favela “alguma-coisa-da-Serra”, nao sei direito o nome, ainda nao tive a oportunidade de fazer um passeio de blindado la’. Mas dizem que e’ mais bela que a Rocinha. Enfim, atrativos mil.

    • Bah, muito maduro e sensato esse teu comentário (e nada preconceituoso também). Deve ser porque tu estás no Reino Unido (UK), bem distante da realidade portoalegrense.

      Realmente BH tem muitas favelas, talvez mais do que POA, mas isso não tem impedido de se reconhecer o esmero da Prefeitura de BH com os espaços públicos de lá. Eu VI COM OS MEUS PRÓPRIOS OLHOS isso a menos de 10 dias e mais outro leitor do blog também o viu. Muito fácil tu criticares estando a milhares de km de distância de BH (e de POA também). É o típico preconceito do tipo “não vi, mas sei que é pior”. E quanto ao estado da Paraíba, não entendi o porquê de tu citares ele, já que ele não está em discussão aqui no post. Além disso, “loiras de olhos azuis de 1,75m de altura” não são um diferencial para o quesito administração pública e gestão de cidades, então não entendi o parâmetro. Pensamento típico do portoalegrense bossal, aquele ser que é a exceção dentro da cidade, mas grita para parecer ser a maioria e assim contamina o resto da cidade, que não está nem aí e se deixa levar.

    • Eu estive em BH em 2011 e levei um susto quando cheguei no centro da cidade, vindo de Confins. A cidade é um lixo no centro, apesar de ter algumas iniciativas pra revitalizar como em POA. E tem alguns bairros que vão muito bem obrigado, como Porto Alegre…. Sem falar que ao sair da parte planejada da cidade a gente mergulha em favelas, indo em direção à Pampulha…. é de assustar. Eu andei pela cidade inteira, justamente pra conhecer mesmo …

      • Olha, de Confins até o Centro passa-se pela zona norte da cidade de BH, tão feia quanto a nossa Farrapos e Assis Brasil. O que me impressionou negativamente em BH nas vezes que fui foi os prédios altos do Centro estarem pichados até o alto, na região próxima à rodoviária, mas as praças estavam ajardinadas e bem cuidadas. Eles possuem favelas mais visíveis que as nossas, em função do relevo irregular da região, mas o passeio público em geral estava bem cuidado, sim, pelo menos nas vezes que andei, e não foram poucas. Não vi nada lá também tão assustador que não tenha na nossa POA. Assim como vemos quando desscemos do BH Shopping no bairro Belvedere uma encosta com uma grande favela lá distante, o mesmo nós vemos ao avistar o morro da polícia e da glória quando descemos a avenida senador tarso dutra vindo do Iguatemi. Sõ cidades muito precidas, mas o blog mesmo aqui já noticiou fontes secas e equipamentos públicos quebrados por aqui, como bancos de praça que a prefeitura alegou não ter mais como substituílos na redenção. Pena que não bati fotos de lá.

  8. O palestrante do video confundiu e citou o filme “cidade dos sonhos” no final, mas a cena a que ele se referiu é do filme “cidade dos anjos”. Hehe.

    Segue a cena em questão:

  9. Gostari de saber quem é que expoe, assim como ter tbm o PPoint aqui.

  10. Olha sou portoalegrense ,mas estava ausente havia 45 dias fazendo um curso em B horizonte, não conhecia a capital dos mineiros ,cheguei sabado e tive uma surpresa muito desagradavel comparando BH com poa vejo como nossa cidade esta degradada.Sendo assim me pergunto e tbm aos leitores do blog de que adianta essas obras se o basico na nossa querida cidade não é feito?,ontem domingo perplexo com oque havia reparado ao chegar perto do aeroporto sujeira e capina por fazer peguei o carro e sai a rodar pela cidade,foi quando tive a certeza que nossa cidade esta abandonada,todas as praças que passei e foram muitas estavam com o mato tomando conta , muito lixo espalhado pelas ruas, constrangedor .Ai comparei com a cidade que eu estava a 45 dias, uma cidade até maior que a nossa ,mas com uma prefeitura que valoriza o basico Bh é uma cidade limpa praças agradaveis uma otima qualidade para seus moradores .Então me pergunto oque podemos fazer para exigir pelo menos o basico .Uma sugestão o blog que eu sei tem muitos acessos poderia tirar algumas fotos dessas praças e desses lixos espalhados por ai e publicar tenho certeza que os responsaveis irão ver e talves tomarão uma atitude .Fica a dica.

    • Já viajei por muitas capitais aqui do Brasil, e na minha opinião POA é a várzea nacional no quesito de cuidado com a cidade. Principalmente considerando que está entre as mais ricas.

    • Isso é verdade, estive lá no último final de semana anterior a este que se passou e a cidade está toda muito bem cuidada, jardins belos e impecáveis nas praças. A única semelhança com POA são as pixações nos prédios do centro da cidade (mas o são nos prédios privados velhos), mas a cidade em si é bem mais cuidada mesmo. E o que dizer da Praça do Papa, simples e singela, mas dá um banho no nosso Belvedere do Morro Santa Teresa. OBS.: O Novo Centro Administrativo de MG é grandioso e belíssimo pessoalmente, muito melhor do que nas fotos, pois estas não demonstram a grandiosidade e o impacto visual do mesmo, bem na entrada da cidade, diria até que virou um dos principais pontos turísticos de lá, uma verdadeira nova referência arquitetônica para a cidade, à ponto de poder ser considerada digna de sign symbol da cidade de BH.

    • Legal teu comentário Marco.’Éexatamente isso que estamos debatendo aqui no blog há uito tempo.

      • Meu comentário saiu todo errado…

        Marco, concordo contigo. E só não vê isso quem não viaja, quem não sai daqui, quem só sabe exaltar a cultura gaúcha sem conhecer o restante do país (ou do mundo).

        Estamos parecendo uma Gothan City: feia, suja, abandonada, cinzenta, violenta, sem respeito as leis…

        Por isso discutimos tanto sobre a cidade aqui no blog.

        Nossa esperança é que a Copa ajude (digo, ajude, pois precisa bem mais do que isso) a cidade a se reerguer e que melhorar a mentalidade de seu povo.

        Quanto ao projeto, adorei. Já é um grande passo. Espero que o projeto seja executado com bons materiais para que haja durabilidade.

    • Acho importante as comparações de Porto Alegre com outras cidades do Brasil e do mundo. Acho que isso está causando uma evolução muito grande no que e como reivindicar. Primeiro diminui nosso ego e essa mania de pensar que PoA é a melhor cidade do mundo, se não for do mundo é do Brasil… Segundo é que vemos outras possibilidades e que não existe apenas uma maneira correta.

      Nossas reivindicações em relação à ciclovia e transporte coletivo tem muito a ver com a Europa…

      Logo acabaremos com essa pompa gaúcha e faremos o que deve ser feito para melhorar nossa vida.

  11. A melhor novidade para mim nessa apresentação é que pensaram alguma coisa no morro santa tereza, mesmo que aparentemente tímido.

    E pena que o Marinha vai ficar só com as canchas como já é hoje, mas enfim…

    Será que não consegues o powerpoint do cara, Gilberto? 😀

    • Caramba, tirastes as palavras de minha boca! Eu iria fazer exatamente as mesmas observações! Gostei da novidade sobre o Morro Snta Teresa. De Pedreiras o Janime Lerner entende, lá em Curitiba ele fez coisas belas em mais de uma delas, acho que vem coisa boa. Nesse sentido, bem que poderiam pedir para ele fazer algo para o Mirante Belvedere do Morro Santa Teresa, né. Sairia algo bem melhor do que a Prefeitura anunciou que fará lá e que já sabemos como tem sido em outros pontos com o selo de revitalização e requalificação realizados diretamente pela PMPA.

      Quanto às canchas junto ao Marinha, bem que poderiam fazer alguma coisa atrás dela, junto à margem, como aquele passeio que farão junto ao jardim aquático na curva da avenida edvaldo pereira paiva, bem como dar uma mexida na vegetação do entorno das canchas, sob pena de a única mudança ali ser elas deixarem de ser de areia e mudarem a sua disposição d entro do terreno, nada mudando quanto ao atual obstáculo natural que há ali à visão do Lago devido ao matagal. Se vão passar um caminho atrás do Parque Gigante (junto à margem), o que foi novidade também para mim, espero que também o façam na área das canchas, por trás delas também.

      Enfim, um projeto simples, mas que tem o seu valor.

Faça seu comentário aqui: