EXCLUSIVO: PROPOSTA DE NOVO AEROPORTO – EM CANOAS

Estamos lançando esta proposta oficialmente e vamos fazer chegar nas autoridades e formadores de opinião de Porto Alegre e demais cidades da RMPA

Não há necessidade de construirmos um novo aeroporto longe de Porto Alegre se aqui ao lado, em Canoas, temos uma base aérea em grande parte ociosa. E é totalmente possível e viável compartilharmos as atividades de uma base aérea com um moderno aeroporto interrnacional, com duas pistas e terminais de passageiros devidamente dimensionados para o crescente movimento de passageiros que acontece no mundo inteiro e, principalmente, no Brasil.

Esta é a nossa proposta, concretizada pelo Gerson Ibias, que reside em Londres há 20 anos e que viaja o mundo inteiro pois trabalha justamente na área de turismo.

A Base Aérea de Canoas não é a única do Rio Grande do Sul. Até, se fosse necessário, se poderia transferir parte da frota e atividades da de Canoas para a Base Aérea de Santa Maria.  Para que duas bases aéreas no mesmo estado, num país como o Brasil ?

A proposta inclui uma linha do aeromóvel ligando o Salgado Filho ao novo aeroporto em Canoas.

Vale lembrar que a pista atual da Base Aérea já é maior que a do Salgado Filho.

Deixo aqui esta proposta, com o intuito de colaborar com as discussões sobre o novo aeroporto para a Grande Porto Alegre.

Novas e complementares sugestões são bem vindas.

A PROPOSTA

Proposta e arte desenvolvida por Gerson Ibias, Londres

PESSOAL: A RAZÃO DO BLOG EXISTIR É JUSTAMENTE DISCUTIRMOS AS COISAS. CLARO QUE ESTA SUGESTÃO NÃO TEM AMPARO TÉCNICO. É APENAS UMA SUGESTÃO PRA SERVIR DE BASE PARA DISCUSSÕES. NÃO TEMOS NENHUMA PRETENSÃO MAIOR.



Categorias:Aeromóvel, Aeroporto 20 de Setembro, Aeroporto Internacional Salgado Filho, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:,

131 respostas

  1. Gostaria de deixar o link abaixo para vocês verem outra alternativa…. o aeroporto do Laçador!!! sem cunho técnico algum é claro. Abraço a todos…

    Curtir

  2. Descordo você está muio desinformado como iremos fazer um aeroporto civil ao lado de uma base militar não sei se você sabe mas é segurança NACIONAL, a base aérea só recebe visitas em festividades. O aeroporto iria trazer um grande fluxo de pessoas para dentro da base, e alem disso iria estragar a paisagem ao redor da base aérea não se você já visitou a base aérea de Canoas mas ao redor das pistas existe os hangares, os hangaretes e as areas para treino militar. alem disso grandes aeronaves decolando ao lado dos nossos caças iria atrapalhar muito, também em o fator dos radares da aéronautica iriam ”enlouquecer” com tanto a voos chegando e saindo. Não seria legal um convivio de Miliares e Civis, também a história de Canoas está ligada a Base Aérea iria estragar a história de Canoas idéia besta essa sua.

    Curtir

  3. LEIAM A MINHA CRÔNICA O NOVO AEROPORTO QUE FIZ SOBRE ESSE ASSUNTO NO SITE RECANTO DAS LEGRAS AUTOR Bronquinha

    Curtir

  4. Colocando mais uma opinião. Elogiando a iniciativa tomada, nas melhorias do Salgado Filho, foi uma excelente ideia, atende POA e seu crescimento, ate aqui Ok. Falta iniciar as obras do novo aeroporto 20 de Setembro, atender aviões de grande porte, cargas/ passageiros, atendendo previsão do crescimento regiões dos vales, Sinos, Cai, Paranhana e Serra, se iniciar a construção, OK. Pela visão sistêmica, esta faltando um aeroporto de porte para atender a metade sul do estado, inicialmente seria Eldorado do Sul, sera que existe outro lugar melhor para atender a metade Sul ?

    Curtir

  5. A questão é complexa e eu gostaria, como morador de POA, de ter uma solução fácil, econômica e não precisar me deslocar tanto. Na verdade o teletransporte seria o ideal. Rsrsrs.
    Canoas é uma cidade que se orgulha da Base e tem nela uma fonte de renda. Já as instituições militares (trabalhei durante 8 anos em uma) são conservadoras. A REFAP é um dos motivos estratégicos da base, mas para os militares se deslocarem da vila para a Base é mais simples que seria até Portão ou NSRita. Mesmo que não se concorde com o fato, é preciso levá-lo em consideração.
    Eldorado vai ter ponto de estrangulamento e a segunda ponte (que pode vir a ser única em caso de interdição da atual) pode ficar parada se PRF ou nosso amado MST resolver(em) fazer um protesto por ali.
    Eu sei pessoal que vocês amam o RS e POA. E é só por isto que se preocupam, além das questões pessoais, em discutir nosso futuro. Mas não somos Chicago, nem Londres, NYC, nem BsAs (capital de um país). Não temos mercado prá voos longos de passageiros e nem sei se precisamos ter, se pudessemos estabelecer parceirias, como por ex. com Montevideo (que é capital de país). Sobre cargas é diferente.
    Sobre o Salgado Filho vocês estão assistindo que dificuldade existe para conseguirmos um aeromóvel de nem um quilômetro e que nem liga diretamente o TPS 1 ao 2. Confiar em aeromóvel prá Canoas ou trem prá Portão? Esqueçam!
    Fazer em Portão/NSrita vai render prestígio político, mais projetos, mais necessidade de obras para alimentar a corrupção, já deve ter gente investindo nos terrenos próximos para depois fazer lobby e garantir bons lucros. É só isto mesmo! Nada de técnico.
    Se fosse técnico se ampliaria o Salgado Filho (vendo o Google Maps vejo que cabe outra pista na transversal, como Chicago tem), em uma expansão entre a Sertório e a free Way. Se fosse técnico poriam um aeroporto melhor na região da serra, prá atender o principal pólo turístico e o principal pólo metalmecânico do estado.
    Infelizmente gente aeroporto é negócio e, portanto, tem que render. Deixar em área mais próxima a um centro financeiro mais importante é estratégico, mesmo que não tenha necessariamente representação no número absoluto populacional.
    Parabéns pelo alto nível e interesse na discussão.

    Curtir

  6. Eu sempre pensei nesta opção de construir um novo aeroporto no lugar da base aérea de canoas pela proximidade e o tamanho do terreno, da pra ampliar a pista atual para 3.200 mts e construir a segunda com 2500 mts no sentido norte separa entre si de 1300 a 1500mt do eixo da pista sul, semelhante as do aeroporto de brasília ainda teria espaço para terceira pista ao norte e quarta pista ao sul. As pistas cruzadas que você pôs no anteprojeto não se faz mais as pistas cruzadas estão sendo desativadas substituidas por paralelas nas expansões dos aeroportos.
    Mas para isso teria que deslocar a base aérea para o local do salgado filho e transferir todas as operações do aeroporto salgado filho para o novo aeroporto.
    O local é indiscutivel o melhor plano para o novo aeroporto da grande porto alegre…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: