Governo Federal tem interesse em novo aeroporto na Grande Porto Alegre

Presidente da Infraero, Antônio do Vale, manifestou ao secretário Beto Albuquerque em Brasília nesta quinta (15) o interesse do Governo Federal em executar o projeto do Aeroporto 20 de Setembro, na Região Metropolitana, como alternativa ao Salgado Filho.

O encontro teve como objetivo atualizar informações sobre a ampliação do Salgado Filho, e também iniciar as tratativas para a construção de um novo aeroporto metropolitano.

“A decisão da Infraero de assumir e antecipar – para no máximo dois anos – o projeto do novo aeroporto proposto pelo Governo do Estado, é uma vitória da aviação gaúcha”, disse Beto. Durante a audiência, ele reafirmou que o esgotamento do Salgado Filho, o maior do Estado, se dará em até 10 anos.

“Uma das maiores dificuldades de se aumentar a pista do atual aeropor! to está na remoção de mais de 2 mil famílias que vivem no seu entorno. Se queremos um novo aeroporto dentro de seis anos, esta é a hora de começarmos a tirá-lo do papel”, argumentou.

O secretário entregou ao presidente documentação com informações relativas a área proposta para a instalação do 20 de Setembro, que fica entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, ao lado da BR-386 e da futura BR-448 (Rodovia do Parque). O terreno de 1,6 mil hectares já foi decretado de utilidade pública em setembro de 2011 pelos prefeitos dos dois municípios para esta finalidade. Já o projeto para ampliação da pista do Salgado Filho fica pronto só em 20 dias, porque está sendo revisto pelo Exército. Segundo Vale, técnicos do órgão manifestaram a necessidade de fazer um adensamento do solo, uma compactação maior do que a prevista inicialmente.

Affonso Ritter



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro

Tags:

15 respostas

  1. Que conversa fiada, nada sai do papel neste pais. O aeroporto Salgado Filho esta muito bom onde esta, tem é que aumentar, retirar as familias que invadiram para outro local. Por que deixaram invadir se sabiam que tinham que aumentar a pista ? Vai dizer que nem notaram o movimento.Parece à proposito, deixam invadir para depois dar confusão. Já pensaram termos que ir a Canoas para pegar um avião, demoraria mais para chegar ao aeroporto do que para chegar em São Paulo. Já tem um pronto é so aumentar, qual é o problema, qual é a dificuldade. Que gente que gosta de complicar.

    Curtir

    • Você quis dizer Nova Santa Rita né? Porque Canoas é ali do lado, levaria no máximo cinco minutos a mais pra chegar do que o Salgado Filho.

      Curtir

  2. Link que eu fiz de uma proposta para um aeroporto na Base Aerea:

    Perto da Capital e no coracao da RMPOA, e bem mais barato do que a construcao de um novo la nos quintos dos inferno!

    Curtir

    • Gerson, vou tornar esta tua proposta um post e também enviar a autoridades. Achei bastante procedente.

      Curtir

      • Isso, Gilberto! Mostra para os cidadãos, políticos e a imprensa, todos sabidamente leitores do blog, que há outra área bem mais próxima e melhor para um novo aeroporto!

        Curtir

    • Excelente, Gerson! Outra opção nesse mesmo local seria colocar o terminal de passageiros junto à margem da Free-way, economizando nas vias de acesso e assim até mesmo facilitando o acesso, já que além de vias menos extensas até chegar ao terminal, até o percurso do aeromóvel seria bem menor (e menos oneroso e mais rápido) se o terminal ficasse junto à margem da freeway, ao sul das pistas. Mas do jeito que está na tua proposta já seria ótimo, um sonho!!

      Curtir

      • Tu tá falando sério? Sobrecarregar ainda mais a freeway?

        Curtir

        • Fala sério que o tráfego de/para o aeroporto sobrecarregaria a freeway. Mais fácil sobrecarregar a nova rodovia do parque, pois o tráfego é todo rumo à NH e, não, à gravataí, onde o tráfego é maior apenas em grandes feriadões.

          Curtir

    • Infelizmente duvido que isso seja possível. A BACO é a principal base área do sul do país e fica em posição estratégica. Creio que nem o exército, nem o governo iriam desloca-la dali. Já ouvi comentários que já se cogitou deslocar a base aérea para outra area mais longe da cidade e o exército não aceitou.

      Curtir

  3. Os milicos tao ate’ hoje tentando somar 2 + 2 pra fazer o projeto de uma pista de aeroporto. Na ultima conta, a resposta encontrada foi 5, razao pela qual tiveram que prorrogar o prazo por mais 2 meses para refazer os calculos. Segundo o Coronel Recruta Zero, engenheiro-chefe do projeto, a conta 2 + 2 e’ complexa e necessita de estudos cuidadosos, dai a demora.

    Curtir

    • esse não entende de engenharia.

      sabia que existe cálculo de camadas de pavimento pra tráfego comum, envolvendo resistência do solo e tudo mais? quiçá pra tráfego de pouso de aviões, com impacto e tudo mais.

      mas concordo, está demorando.

      Curtir

  4. “Uma das maiores dificuldades de se aumentar a pista do atual aeropor! to está na remoção de mais de 2 mil famílias que vivem no seu entorno. Se queremos um novo aeroporto dentro de seis anos, esta é a hora de começarmos a tirá-lo do papel”, argumentou.

    A quem ele quer enganar? Em primeiro lugar, sao 1400 famílias na Dique, das quais a metade JÁ FOI realocada (tem aquele problema do bairro ao lado, mas são menos de 100 pessoas para desapropriação).

    Essa realocação está sendo feita pela prefeitura há dois anos, com boa parte das casas já prontas. Aqui no blog mesmo há pelo menos cinco artigos sobre este assunto.

    É muita falta de caráter desse Beto Albuquerque querer jogar politicamente para impedir o aumento da pista, dizendo que o outro aeroporto é necessário. Ou seja, pode até ser necessário, mas vamos ficar então 20 anos sem essa maldita pista ampliada, uma obra que JÁ ERA PRA ESTAR QUASE PRONTA?

    Curtir

  5. Isso tem um nome: “cortina de fumaça”.

    Até o quero-queros do RS sabem usar essa estratagema para enganar adversários (ou críticos): chamo atenção de um lugar bem distante de onde está o problema ou para justificar minha ineficiência, como é o caso.

    Curtir

  6. Não conseguem nem fazer nada pelo Salgado Filho (vide a novela da ampliação da pista) e vem falar em outro aeroporto. Piada de mal gosto. Próxima!

    Curtir

    • Verdade, mas isso provavelmente está acontecendo porque eles não conseguem ganhar um extra só com a ampliação do Salgado Filho, então é melhor fazer um novo. ( mais dinheiro, mais fácil lucrar…)
      E que se dane o planejamento, importante é encher os olhos do eleitor e os bolsos de dinherio!

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: