Construção de segunda ponte do Guaíba deve gerar mil empregos
O edital de licitação para o projeto da segunda ponte do Guaíba, publicado nesta sexta-feira, gera previsões otimistas não apenas para a logística de Porto Alegre. O Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral (Sicepot) do Rio Grande do Sul prevê a geração de mil empregos.
Apesar da projeção positiva, o dirigente do Sicepot, Nelson Sperb Neto, acredita que, se a obra tivesse sido discutida com a sociedade e entregue à uma concessionária, a nova ponte já poderia estar pronta há dois anos. Se tudo ocorrer dentro dos prazos, a construção deve começar em 2014. O investimento é orçado em R$ 900 milhões, oriundos de recursos públicos.
A empresa que vai elaborar a obra deverá ser escolhida em três meses. As propostas devem ser apresentadas no dia 8 de maio e o projeto elaborado em um ano e meio. Ao anunciar a publicação nessa quinta, o secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, destacou os benefícios para o fluxo de veículos. “É uma notícia maravilhosa pois a ponte do Guaíba é um dos grandes gargalos logísticos do Estado”, celebrou.
Correio do Povo
_________________________
O site do Correio do Povo se contradiz ao colocar no subtítulo que o edital para a obra está sendo lançado. O que está sendo lançado é o edital de licitação para desenvolvimento do PROJETO da Ponte. Que levará pelo menos 18 meses para ficar pronto.
A obra será licitada após o término do projeto.
Eu não coloquei esta linha na notícia para não causar confusão.
Categorias:Nova ponte Guaíba
O Brasil é um país confuso.
Em que federação do mundo uma ponte é responsabilidade da União, e não do município (quem sabe do Estado)?
Muito simples: Brasília suga todo o dinheiro para cima. E coisas simples como essa (que deveriam ser simples), deveriam ser executadas pela prefeitura, ou no máximo pelo governo do Estado, caso seja estratégia de desenvolvimento estadual (como é).
Brasília é um câncer. Precisamos de uma reforma Federalista já. Não só tributária, mas também jurídica.
CurtirCurtir
Brilhante, Tony. Não entendo muito sobre o federalismo brasileiro, mas sei que 63% de todos os impostos recolhidos no país ficam retidos em Brasília. Por isso a população não vê o retorno de seus impostos – que são muitos e muito caros. O dinheiro para os investimentos locais precisa ser distribuído a partir de Brasília. Assim, fica muito difícil atender com igualdade os pequenos e inexpressivos municípios do interior e as grandes cidades.
Só a reforma tributária pode mudar isso. Mas tem muito interesse nesse estado das coisas. Alguém se beneficia com o status quo – e não somos nós.
CurtirCurtir
NÃO DEIXEM A ANDRADE GUTIERREZ ENTRAR
CurtirCurtir
Iniciar obras em 2014?? Nós estamos em 2012!! Esse projeto é discutido desde quando?? 2010!?
Tantos anos pra INICIAR uma obra, só no braziu mesmo….
CurtirCurtir
Só no Brasil? Não… só na República Piratini ou RS mesmo…
No Norte (Manaus) e Nordeste (Natal) construiram pontes gigantes para um fluxo que deve chegar a 1/10 do fluxo da BR-116 naquele trecho. É vergonhoso ao extremo.
CurtirCurtir
QUE ENGRAÇADO!!!! A DILMA havia dito na sua campanha presidencial que a 2ª ponte do Guaíba era prioridade máxima de início de governo dela para o RS se vencesse as eleições e que assumiria pessoalmente a frente disso. Agora a promessa é que as obras começarão em 2014… Pelo visto faltou ela dizer qal era o início de governo ela estava falando… Me parece então que é prioridade do segundo governo dela (que coincidentemente terá eleições no final de 2014)…. Essa ponte pelo visto só será usada como palanque eleioreiro para a sua reeleição. Inexplicável ela esperar quatro anos (todo o seu mandato) até que a obra se inicie, ainda mais com a CONCEPA com um projeto pronto em que então a ponte já poderia estar já quase pronta, já que a previsão era de conclusão da obra em 2 anose meio.
CurtirCurtir