Campanha mobiliza a população para cuidar da Zona Sul

Prefeito pediu que a comunidade ajude a resgatar a beleza da praia Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Devolver a balneabilidade da praia de Ipanema é o objetivo principal da campanha “Zona Sul: Eu Curto. Eu Cuido”, lançada na manhã deste sábado, 17, pela prefeitura. O evento ocorreu no calçadão de Ipanema e contou com a presença do prefeito José Fortunati, secretários municipais, lideranças comunitárias e moradores da região.

Organizada por meio do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o conceito da campanha chama a atenção para o engajamento da população às ações da prefeitura para que a praia de Ipanema volte a ser como no passado, quando era possível tomar banho no Guaíba. Esse conceito está atrelado à realização do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), que vai reduzir a emissão de esgotos in natura no lago com a ampliação do tratamento.

O Dmae preparou uma série de ações e obras que contarão com um investimento de R$ 13,7 milhões e serão feitas nos bairros pertencentes à região da bacia do Arroio Capivara. As iniciativas incluem a execução de projetos e obras de redes coletoras de esgoto; vistorias e correções nas ligações; monitoramento do Arroio Capivara, por meio de coletas e análises de pontos do Arroio e o Programa de Educação Ambiental, desenvolvido nas escolas da região.

A participação dos moradores é fundamental para o sucesso dessas atividades. A população pode e deve contribuir com atitudes como: o uso correto das redes coletoras de esgoto, o descarte adequado de lixo, o encaminhamento de óleo de cozinha já utilizado até os postos de coleta do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a separação correta do lixo, respeitando os dias das coletas para descarte, e o cuidado com as calçadas da cidade, projeto já lançado pela prefeitura, que também integra as ações na região.

No calçadão de Ipanema, Fortunati fez um apelo para a população contribuir com a campanha e o processo de revitalização do Lago Guaíba. “Queremos envolver a comunidade para que nos ajude a resgatar essa beleza natural de uma praia tão bonita da nossa cidade”, disse. O prefeito observou que, com a conclusão das obras do Pisa, prevista para o início de 2013, o tratamento do esgoto cloacal, hoje em 27%, passará para 80%. Por isso, a importância dos moradores contribuírem com a ligação correta da rede de esgoto cloacal domiciliar. Segundo Fortunati, falta regularizar cerca de 30% do esgoto da região.

O diretor-geral do Dmae, Flávio Presser, apresentou um conjunto de ações que serão realizadas para melhorias na região. Ele também mostrou dados de uma pesquisa feita pelo departamento. De acordo com o estudo, 97% dos moradores locais desejam a despoluição do Lago e 87% gostariam de colaborar com a prefeitura. “Estamos unindo esforços de vários órgãos municipais, iniciativa privada e população para resgatar um grande símbolo da cidade e deixar a praia de Ipanema novamente em condições de banho”.

A campanha “Zona Sul: Eu Curto. Eu Cuido” conta com a participação do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), DMLU e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e beneficiará 46.374 moradores.

Prefeitura



Categorias:Despoluição do Guaíba, Lago Guaíba, Meio Ambiente, ORLA, Zona Sul

Tags:, ,

1 resposta

  1. Pra começar poderiam proibir despachos e outros rituais que sujam a praia!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: