Estocolmo, Washington, Praga e…Porto Alegre???

As três primeiras tem metrô faz tempo, e tem estações que vão além de um mero buraco concretado.

Já nossa capital deve ter em breve sua primeira linha, e que se vislumbra além de uma expectativa de pontos de parada tipo “trensurb”?

Pois se naquela época (e nem tão longe assim, basta ver a terceira perimetral) os projetos eram encaminhados “ad hoc”, poderia se entender a qualidade duvidosa. Hoje, é inconcebível que a responsabilidade pelos espaços públicos que são os complexos das estações fique a cargo de quem ganhe a licitação para a linha toda, como diz hoje em ZH o chefe da EPTC (e o que tem a EPTC a ver com o metrô, a propósito? vai coordenar a rede da maneira que gere a circulação de veículos, permitindo passivamente a progressiva arterioesclerose de nossas vias?

Faz-se necessário que desde já se organizem concursos públicos de projeto para cada estação E SEU ENTORNO, para que além do ponto propriamente dito se definam diretrizes e incentivos para atividades de comércio, serviços, habitação e estacionamentos – estes, fundamentais para que o usuário possa fazer o trajeto menor (casa- estação) em seu veículo particular.

Enfim, nossas estações não deveriam apenas ser belas, mas também oferecer uma gama de serviços compatível com a sua presença. Isso implicaria a compreensão de seu significado para a cidade, e do aproveitamento pleno de seu potencial como nó atrator/ agregador. Claro, isso se Porto Alegre tivesse planejamento…

Publicado sob autorização – Blog do Eduardo Galvão – Um projeto sem programa



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Meios de Transporte / Trânsito, Metro Linha 2

Tags:, , ,

16 respostas

  1. AQUI NO RIO DE JANEIRO AS ESTAÇÕES DO METRO NA ZONA SUL SÃO UM LUXO SÓ, POREM A OPERAÇÃO DO SISTEMA (INTERVALOS ENTRE OS TRENS, PONTUALIDADE, VELOCIADE, PREÇO DA TARIFA – R$ 3,20 , AR CONDICIONADO COM DEFEITO A TODO INSTANTE, SUPER LOTAÇÃO E ETC…) SÃO UM LIXO SÓ.
    CUIDADO CAROS GAUCHOS, METRO DE QUALIDADE NÃO TEM NADA A VER COM LUXO MAS COM CONFORTO, AGILIDADE E PRECISÃO.
    SAUDAÇÕES

    Curtir

  2. Quem esteve no TUBE (como é apelidado o metro de Praga) sabe que o que chama atenção não é apenas a agilidade e o conforto, mas quando voce sobe da estação ainda encontra os Trams (veiculos sobre trilhos) espalhados por toda a cidade. Aí eu me pergunto.. Praga é uma cidade muito menor do que Porto Alegre, a Republica Tcheca é menor do que o Rio Grande, tem menos economia e tudo mais. Por que nao podemos ter isso aqui? Bom, eu nao sei mas espero que a população rabugenta e resistiva acorde… para assim chacoalhar os políticos.

    Curtir

  3. Olhem o que achei: http://www.masarq.com.br/projeto/empresa-de-trens-urbanos-trensurb/

    Ficaria mais agra’davel não acham?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: