As três primeiras tem metrô faz tempo, e tem estações que vão além de um mero buraco concretado.
Já nossa capital deve ter em breve sua primeira linha, e que se vislumbra além de uma expectativa de pontos de parada tipo “trensurb”?
Pois se naquela época (e nem tão longe assim, basta ver a terceira perimetral) os projetos eram encaminhados “ad hoc”, poderia se entender a qualidade duvidosa. Hoje, é inconcebível que a responsabilidade pelos espaços públicos que são os complexos das estações fique a cargo de quem ganhe a licitação para a linha toda, como diz hoje em ZH o chefe da EPTC (e o que tem a EPTC a ver com o metrô, a propósito? vai coordenar a rede da maneira que gere a circulação de veículos, permitindo passivamente a progressiva arterioesclerose de nossas vias?
Faz-se necessário que desde já se organizem concursos públicos de projeto para cada estação E SEU ENTORNO, para que além do ponto propriamente dito se definam diretrizes e incentivos para atividades de comércio, serviços, habitação e estacionamentos – estes, fundamentais para que o usuário possa fazer o trajeto menor (casa- estação) em seu veículo particular.
Enfim, nossas estações não deveriam apenas ser belas, mas também oferecer uma gama de serviços compatível com a sua presença. Isso implicaria a compreensão de seu significado para a cidade, e do aproveitamento pleno de seu potencial como nó atrator/ agregador. Claro, isso se Porto Alegre tivesse planejamento…
Publicado sob autorização – Blog do Eduardo Galvão – Um projeto sem programa
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Meios de Transporte / Trânsito, Metro Linha 2
AQUI NO RIO DE JANEIRO AS ESTAÇÕES DO METRO NA ZONA SUL SÃO UM LUXO SÓ, POREM A OPERAÇÃO DO SISTEMA (INTERVALOS ENTRE OS TRENS, PONTUALIDADE, VELOCIADE, PREÇO DA TARIFA – R$ 3,20 , AR CONDICIONADO COM DEFEITO A TODO INSTANTE, SUPER LOTAÇÃO E ETC…) SÃO UM LIXO SÓ.
CUIDADO CAROS GAUCHOS, METRO DE QUALIDADE NÃO TEM NADA A VER COM LUXO MAS COM CONFORTO, AGILIDADE E PRECISÃO.
SAUDAÇÕES
Quem esteve no TUBE (como é apelidado o metro de Praga) sabe que o que chama atenção não é apenas a agilidade e o conforto, mas quando voce sobe da estação ainda encontra os Trams (veiculos sobre trilhos) espalhados por toda a cidade. Aí eu me pergunto.. Praga é uma cidade muito menor do que Porto Alegre, a Republica Tcheca é menor do que o Rio Grande, tem menos economia e tudo mais. Por que nao podemos ter isso aqui? Bom, eu nao sei mas espero que a população rabugenta e resistiva acorde… para assim chacoalhar os políticos.
Olhem o que achei: http://www.masarq.com.br/projeto/empresa-de-trens-urbanos-trensurb/
Ficaria mais agra’davel não acham?
Convidem o engenheiro Eduardo Vasconcellos, da ANTP, e seus cupinchas, engenheiros especialistas em transportes, adeptos dos BRTs e afins, para a inauguração das futuras estações. Não vou me esquecer nunca destes arautos do atraso.
https://portoimagem.wordpress.com/2012/03/08/onibus-de-qualidade-e-a-solucao-melhor-e-mais-economica/
Também não vale dar uma de São Paulo que tem as estações mais sem graça e concretadas do mundo e botam uns dois ou três painés de arte e chamam de “estação da cultura”. O Rio tem algumas interessantes que poderia servir como exemplo e não foram tão caras.
Vale lembrar que DC, essa parte futurística é só em DC mesmo.
Saindo de DC, quando cruza o rio, as estações em Virginia já não são em maioria subterrâneas: parecem o Trensurb (só que melhores).
Fairfax, VA
Que agradável essa Dunn loring station. Bem melhor que nossos monstrões… Mas se bem que eu tava analizando esses dias e acho que todas nossas estações tem salvação… Vou ver se me animo e tento fazer um esboço de proposta…
Eu só conheço as estações de metrô de SP, fora as daqui do Trensurb. Imagino que seja algo do gênero: o buraco concretado e sem muitos atrativos. Espero queimar a língua!
O que tá melhor agora em SP, no sentido de arquitetura e design, é a novo da linha amarela (aquele que o buraco desabou quando tava sendo construído).
A central da estação é toda sustentável, os vagões são novinhos, todos tem ar condicionado, tem um vidro separando o embarque do trem…
… mas sabem por que tudo isso né? A linha atravessa bairros ditos nobres!
Pra quem se interessar, joga no google “linha amarela sp” que aparece bastante foto!
O metrô de nyc é feio, mas funciona muito bem, obrigado.
O de chicago é muito lindo também. Entretanto, o de DC é o mais legal de todos. Esse último tem iluminação no piso futurística, bem bacana.
Adicionaria Lisboa a lista. O metro lá é muito bom!
Alguém acha que teremos estações de Metrô belíssimas? Claro que não. Como poderemos ter estações belíssimas, modernas e etc. com o povo de vândalos que temos. Não possuímos manutenção continuada em nada, é só olhar o estado em que estão os corredores de ônibus e as paradas de ônibus pela cidade afora. Será que o povo não merece ter um corredor de ônibus decente, senão belo pelo menos limpo e em condições. Não falei das estações do Trensurb porque não as conheço, minhas andanças não incluem o trem, mas, vou dar uma olhada,
Não é só o vandalismo, a qualidade das paradas é totalmente duvidosa. Na Bento Gonçalves as paradas dos corredores enferrujaram todas, e isso não foi vandalismo. Veja o Viaduto da III Perimetral com a Protásio, os problemas com a manutenção são bem mais visíveis do que o vandalismo.
Também não se pode ficar sem fazer nada porque vai ter vandalismo, e não há policiamento nem da guarda municipal, nem da BM para conter o vandalismo. Eu mesmo já liguei para o 190 para denunciar vandalismo (não sabia de cabeça o telefone do disk-pichação) e não fui pessimamente atendido.
Metrô é a melhor solução para nossa cidade! Imaginem reduzir a metade a quantidade de ônibus passando pelo centro. Imaginem reduzir a metade a fumaça emitida pelo transporte público em Porto Alegre…
Os corredores de ônibus tem um índice altíssimo de atropelamentos, pois é necessário atravessar a via até ter acesso à parada. No metrô o número de acidentes é baixíssimo!
Planejamento na capital da resistencia? kkk… chiaram ate por que a SMIC tirou o feirao de artesanato do local onde a estacao de metro vai ficar…
Assino embaixo. Não quero ver de novo estas medíocres, feias, obsoletas, horrorosas, provincianas estações à-la-Trensurb. UMA VEZ CONSTRUIDA É PARA SEMPRE. Lembrem o camelódromo. Que ele fique sempre nas nossas mentes em termos do que a mediocridade pode deixar para a posteridade!!!!!
Calma, era 1985 reinava a arquitetura brutalista, o simplismo… Os tempos eram outros… Ou não! Se duvidar vamos ganhar mais uns monstros pro nosso acervo!