Estocolmo, Washington, Praga e…Porto Alegre???

As três primeiras tem metrô faz tempo, e tem estações que vão além de um mero buraco concretado.

Já nossa capital deve ter em breve sua primeira linha, e que se vislumbra além de uma expectativa de pontos de parada tipo “trensurb”?

Pois se naquela época (e nem tão longe assim, basta ver a terceira perimetral) os projetos eram encaminhados “ad hoc”, poderia se entender a qualidade duvidosa. Hoje, é inconcebível que a responsabilidade pelos espaços públicos que são os complexos das estações fique a cargo de quem ganhe a licitação para a linha toda, como diz hoje em ZH o chefe da EPTC (e o que tem a EPTC a ver com o metrô, a propósito? vai coordenar a rede da maneira que gere a circulação de veículos, permitindo passivamente a progressiva arterioesclerose de nossas vias?

Faz-se necessário que desde já se organizem concursos públicos de projeto para cada estação E SEU ENTORNO, para que além do ponto propriamente dito se definam diretrizes e incentivos para atividades de comércio, serviços, habitação e estacionamentos – estes, fundamentais para que o usuário possa fazer o trajeto menor (casa- estação) em seu veículo particular.

Enfim, nossas estações não deveriam apenas ser belas, mas também oferecer uma gama de serviços compatível com a sua presença. Isso implicaria a compreensão de seu significado para a cidade, e do aproveitamento pleno de seu potencial como nó atrator/ agregador. Claro, isso se Porto Alegre tivesse planejamento…

Publicado sob autorização – Blog do Eduardo Galvão – Um projeto sem programa



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Meios de Transporte / Trânsito, Metro Linha 2

Tags:, , ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: