Orla: aprovado estudo da primeira etapa de revitalização (atualizado com plantas)

Beira do lago será um espaço de lazer para os porto-alegrenses

O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do Parque Urbano da Orla do Guaíba foi aprovado nesta terça-feira, 20, pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental, presidido pelo secretário do Planejamento, Márcio Bins Ely.

O EVU é relativo à primeira etapa da revitalização da orla. Corresponde ao trecho de um quilômetro, entre a Usina do Gasômetro e as quadras esportivas, com cerca de seis hectares de área. O projeto prevê restaurantes, bares, sanitários, vestiários, locais de apoio aos ambulantes e módulo de segurança. Também serão construídos decks de madeira, passarelas, ciclovias, escadarias, jardim aquático, quadras esportivas e estacionamentos.

Pela primeira vez na história da cidade, a extensão da Orla do Guaíba receberá investimento público para transformar a beira do lago em espaço de lazer para os porto-alegrenses e turistas. A prefeitura fará a revitalização dos 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, na altura do Iate Clube Guaíba. A proposta, desenvolvida pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner, prevê a revitalização da orla integrada ao projeto do Cais Mauá. A revitalização da Orla é coordenada pelo Gabinete de Assuntos Especiais da prefeitura, dirigido por Edemar Tutikian.

O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU), exigido em casos de projetos que provocam impacto na cidade, indica medidas para reduzir e compensar os impactos negativos.

Prefeitura

Plantas do EVU



Categorias:ORLA, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, ,

10 respostas

  1. Realmente ficará muito bonito. Só esperamos que os maloqueiros do crack e vagabundos que habitam a orla sejam expulsos de lá pela polícia. De que adianta ter um lugar desses se não podemos levar nossa família (namorada, filhos etc). Tem que ter muita segurança do lugar.

    Curtir

    • como eu comentei antes não é uma questão de expulsar, mas de ocupar, se as pessoas usam, se tem movimento, eles vão procurar lugares mais tranquilos…. O melhor seria ter um serviço ali que atendesse socialmente essas pessoas, levasse para um lugar onde dariam uma sopa, um lugar limpo para dormir, acho que vão para orla mais para se esconder até …

      Curtir

      • Além disso, colocar guaritas com policiais ao longo da orla.

        Curtir

        • Pois é, tu abordastes um ponto extremamente muito crucial para o efetivo sucesso deste projeto do Jaime Lerner para a requalificação da orla. Não vi em lugar nenhum a previsão de postos policiais para a área. Será que será uma nova orla só para os “manos”, como o Praia de Belas nos dias de domingo? Afinal, a sociedade em geral até freqüentará para conhecer a novidade, mas sem policiamento e sua conseqüente segurança esse público e a respectiva atratibilidade e sustentabilidade econômica do local não se sustentarão por muito tempo. Tinham que instalar postos espalhados, à exemplo dos postos de salvamento de bombeiros da orla do Rio. Pode ser uma guarita estilizada ao lado de cada um desses decks com restaurantes. Essa questão é extremamente oportuna e precisa ser levantada enquanto é tudo ainda um esboço.

          Curtir

  2. Talvez nem todos se deem conta, mas este é um momento histórico para todos nós Porto Alegrenses. Finalmente vamos sair da idade de trogloditas com nossa cidade e partir para uma realidade atual que precisa nossa atenção e cuidado. Este é o início, não precisa um projeto faraônico e universal, delírios, mas nosso. Parabéns a todos que contribuiram e a nós todos.

    Curtir

  3. ^^ Vc deve estar brincando……hahahaha

    O Millenium Park e’ uma das coisas mais lindas, incriveis e fabulosas que eu ja conheci na vida. O parque e’ um showcase de arquitetura pos-moderna, com anfiteatro planejado por Frank Gehry,. com seus arcos de aco inox; a espetacular escultura/obra de arte Cloud Gate de Anish Kapoor; a estonteante Crown Fountain com suas cascatas de agua sobre telas de imagens(tipo televisao) gigantes…..pontes suspensas…jardins impressionates..bah…sem palavras.

    Custou, na epoca, $475 milhoes dolares.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Millennium_Park

    Curtir

    • Eu disse que LEMBRA. Eu ja estive em Chicago algumas vezes e sei do que esta falando, mas me refiro nesse jeito de orla sem costruçoes, uma grande praça. Nao vou comparar com Chicago, pois nao ha como. Mas que lembra por esses renders, lembra.

      Curtir

  4. Me lembrou levemente a orla de Chicago. Me refiro à area do Millennium Park

    Curtir

Trackbacks

  1. A orla, o saber e a notoriedade « Por amor a Porto Alegre

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: