Custo maior faz crescer dúvida sobre ampliação da pista do Salgado Filho

Necessidade de reforçar o solo na área do prolongamento é apontada como motivo para novo atraso

Leiam na Zero Hora de hoje.

___________________

FALTA VONTADE POLÍTICA. SÓ ISSO !  

Ao meu ver, a pista deve ser ampliada, assim como o Terminal 1. As obras devem prosseguir normalmente e não interrompidas simplesmente pelo fato de a Infraero ter ventilado a necessidade de um novo aeroporto. A construção de um novo aeroporto, um novo sitio aeroportuário completo em Nova Santa Rita pode até parecer uma boa ideia (há controvérsias), mas é irresponsável descartar ou despriorizar a ampliação e dimensionamento do Salgado Filho por isso. A expansão do Salgado Filho pode ser feita rapidamente, enquanto que um aeroporto novo levaria quase 10 anos para sair. Desistir da ampliação agora é falta de visão e de vontade política do Rio Grande do Sul. 

Temos que fazer uma campanha para que essa ampliação da pista saia sim. É um absurdo a maneira que tratam Porto Alegre e o Rio grande do Sul!!!



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, COPA 2014

Tags:, , , , ,

28 respostas

  1. Só deixa eu colocar mais uma pimentinha neste assunto, mesmo que a pista seja aumentada (para beneficiar as empresas de frete aéreo), esqueceram da vila Nazaré, com a pista ampliada ela encosta na Nazaré, só para se ter uma idéia, até hoje não retiraram toda a Vila Dique, a Nazaré é maior e mais concentrada, não tem area, nem dinheiro para tirar a Nazaré… e ai ?

    Curtir

  2. he,he,he parece que o presidente da associação de moradores do Lindóia, deu de relho em vcs tudo aqui, a mais de um ano ele já falava de tudo que esta acontecendo hoje, é só vcs olharem os tópicos anteriores sobre este assunto.

    Curtir

  3. Meus caros amigos, me desculpem a insistência mas este caso da pista do aeroporto é uma questão típica da ausência de engenheiros no serviço público (competentes é claro).
    Desde o tempo que estudei Geologia para Engenheiros (que tinha outro nome) , lá pelos idos anos de 1972 (olha faz tempo!) o professor desta disciplina que era Athos Pinto Cordeiro (acho que na época o diretor da Sultepa) falava como um “case” o problema da pista do Aeroporto Salgado Filho.

    Já na época a necessidade de adensamento era exatamente a mesma que existe nos dias de hoje, logo não tem a mínima novidade. Inclusive quando foi construído o Hangar da ex-Varig ocorreu o mesmo problema.

    O que estamos vendo é mais uma vez a mesma coisa, se faz dois risquinhos no CAD e mede-se a extensão da pista, depois se faz o orçamento a partir de um projeto básico, ignorando coisas como solo e estrutura.

    Os meus amigos arquitetos que me desculpem, mas os traços iniciais para um arquiteto que não tem noção de fundações é muito simples e qualquer um pode fazer, agora pensar em todas as interferências que podem haver, não é para qualquer um.

    Enquanto a engenharia não for levado a sério, enquanto um secretário de obras, um ministro equivalente não for um outro profissional de qualquer área, que não um engenheiro, pagaremos dobrado todas as obras de infra-estrutura que forem construídas.

    Interessante, um secretário ou ministro da saúde sempre é um médico, um secretário da Justiça ou um ministro, sempre é um advogado ou juiz, e para a área da engenharia pode ser qualquer ZÉ.

    Curtir

    • Muito bom! Foi um dos melhores comentários que eu já li aqui! O aeroporto Salgado Filho tem até cinema, mas a pista é curta… se fosse engenheiros, isso não passaria assim!

      É por isso que PoA está cheia de corredores de ônibus e viadutos enquanto o que importa mesmo é a facilidade e velocidade que se consegue se deslocar em PoA.

      Já pensou como seria bom se soubéssemos de antemão a composição dos ministros ou secretários antes das eleições? Daí poderíamos decidir melhor em quem votar…

      Curtir

      • Pablo

        Realmente a tua proposta seria um diferencial na política, imagine um prefeito, um governador ou mesmo um presidente que tivesse que mostrar o seu staff básico de governo, fulano, beltrano e sicrano, depois ele diria, vou fazer isto e aquilo, aí todos diriam:

        -O senhor pretende fazer isto com tal pessoa, estás brincando!

        Vou dizer seria algo realmente inovador em sistemas não parlamentaristas!

        Parabéns!

        Curtir

      • Bom te ver devolta Rogério 😛

        Mas a questão da formação dos secretários e tal é mais ou menos por aí. Mas não acho que eles precisariam ser técnicos. Se fossem bons administradores saberiam que devem se assessorar de bons técnicos, mas em geral eles são escolhidos por ser políticos e nada mais!

        Curtir

        • Felipe o ideal é que fossem bons administradores e técnicos da área também, evitaría-mos estes paraquedistas profissionais, que passam pelas mais variadas secretarias e ministérios do governo com a única intenção de arranjar uma vaga para os cumpadres.

          Curtir

      • Felipe.

        Por mais bem intencionado que um secretário de obras seja, ele não vai enxergar o conjunto, vai ser enrolado parte pela a burocracia estatal e parte pelas empreiteiras.

        Eu pergunto, por que os hospitais são administrados necessariamente por médicos? Poderiam ser administradores?

        No serviço público, federal, estadual e municipal não há o número suficiente de engenheiros e arquitetos, tem um monte de administradores e outras profissões.

        Outro problema, hoje em dia nem a prefeitura está conseguindo nomear engenheiros concursados, olhe no edital de hoje que saiu nos jornais e verás que começaram a chamar do n° 50 e tantos para diante, e daqui uns tempos vão chamar do 150, 200 até não ter mais ninguém.

        No serviço público federal é a mesma inhanha, não tem gente nem para fazer os projetos básicos de infra-estrutura ou criar os editais.

        Curtir

    • Caro colega, concordo com a maior parte de seu comentário, mas não posso deixar de fazer uma observação: não culpe os arquitetos pelas incompetências alheias. para teu conhecimento, existem cadeiras nas Faculdades de Arquitetura onde se aprende sobre TODOS os tipos de fundações, das mais simples às mais complexas (sapatas, blocos, vigas de fundações, radier, estacas tipo Franki, tubulões, etc.), Também há cadeiras de cálculo estrutural (onde se aprende a calcular e dimensionar lajes, vigas, pilares e fundações), bem como de geologia e tipos de solos. Incompetentes existem em todas as áreas, inclusive na Engenharia. O que está ocorrendo me cheira a amadorismo, com pitadas de incompetência e politicagem. Concordo com o Gilberto em gênero, número e grau. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. A pista do Salgado Filho tem que ser ampliada, sim, o que não impede de já ir se estudando e projetando um futuro aeroporto mais moderno, com maior capacidade e em local adequado. Que se aprenda com os erros cometidos no SF para que não ocorra o mesmo no próximo.

      Curtir

      • Carlos

        O problema da pista do aeroporto é para ser resolvido por um profissional muito especial, não um técnico em fundações, nem um engenheiro comum.

        Para estes problemas temos que lançar mão de profissionais da área de geotécnica e estes se conta nos dedos das mãos os profissionais na área aqui no Rio Grande do Sul.

        O que critiquei é esta tendência de pensar que solucionado o problema do Design já está tudo solucionado, com os recursos gráficos existentes hoje em dia qualquer arquiteto em poucos dias fazem excelentes anti-projetos mostrando a volumetria correta e outras características, porém este é o primeiro passo, e o que me deixa indignado é que políticos mostram estes produtos gráficos como o projeto já estivesse pronto.

        Quanto a formação dos arquitetos em fundações, cálculo estrutural e geotecnia, vamos convir que não é o foco do curso, e sem uma equipe multidisciplinar não é mais possível hoje em dia levar um projeto adiante. Por exemplo, eu conheci um arquiteto que fazia quase que exclusivamente cálculo estrutural, e bem feito, mas este era um ponto fora da curva.

        Curtir

        • Rogerio

          Escrevi sobre a formação e conhecimento dos Arquitetos em resposta ao comentário infeliz que fizestes, como se os Arquitetos fossem ignorantes ou só soubessem fazer desenhos ou rabiscos. É óbvio que sabemos muito bem que um projeto complexo, como o de um aeroporto, necessita de uma equipe multiprofissional, com vários especialistas. O que me parece, é que no caso citado, há um nítido problema de coordenação e planejamento, seja com que profissional for, pois como foi possível passar tanto tempo para descobrirem, à vespera da licitação para executar a obra, que haveria necessidade de adensar mais o solo, elevando os custos e talvez até
          inviabilizando o projeto? Você escolhe: opção a) incompetência; opção b) amadorismo; opção c) ambas; opção d) outras.

          Curtir

  4. Já tinha cantado a pedra faz bastante tempo: nada vai estar pronto para a Copa. E passado a Copa, a desculpa para que nada seja feito já está sendo plantada: o aeroporto novo.

    Curtir

  5. Uma pergunta: por que é o exército que faz este projeto, e não uma empresa privada com conhecimento no assunto? Mais uma pergunta o que o secretário Beto Albuquerque entende de infraestrutura para ser secretário desta pasta? (o secretário é advogado e político profissional???)Acho que é como se eu fosse convidado para ser secretário da saúde, ou seja não é a minha praia, eu não aceitaria. No meu entender secretários deveriam ter notório saber sobre a pasta que irão dirigir, do contrário é só cumpadrismo. E também não adianta me dizerem que eles tem assessoria técnica, não irá adiantar nada se a pessoa assessorada não entender nada daquele assunto.

    Curtir

  6. Eu acho que nao e’ so’ vontade politica. E’ tambem falta de competencia tecnica. E’ exatamente por nao saberem fazer que a obra acaba se tornando proibitivamente cara.

    Curtir

  7. Realmente questiono a necessidade de mais uma pista, pois essa seria a ÚNICA explicação para um novo aeroporto. Área para expansão de terminal o Salgado Filho tem de sobra!

    Curtir

  8. Movimento no SF = aeronaves do porte de 737
    Movimento no de Londres = aeronaves do porte de 767

    Diferença de capacidade de aeronaves?

    ===================

    Quanto ao solo, nao afirmo nada sem sondagens, nem você deveria.
    Pelo que sei, o solo na Zona Norte é bem ruim mesmo, só nao sei se chega ao ponto.

    Curtir

    • Eu não discordo da importância do reforço do solo nas áreas de toque de uma pista, mas como é que não levantaram essa questão antes?

      Para pra pensar: há uns dois ou três meses se começou a falar de aeroporto novo, que seria totalmente privado; semana passada a Infraero já se mostrou interessada em tocá-lo; hoje veio essa de “não podemos ampliar o Salgado Filho”. Para mim, é dolorosamente evidente que cresceu o olho da bandidagem pela grana envolvida na obra de maior porte (aeroporto novo), e agora inventaram qualquer “desculpa técnica” pra acelerar as coisas com o governo e opinião pública.

      Curtir

      • Em algum lugar do planeta deve existir o projeto original do Salgado filho, detalhando o solo, dizendo o que precisa ser feito… Ou será que na época fizeram tudo sem orientação??? Como é que SÓ AGORA repararam que o solo necessitava de intervenções? As familias não foram retiradas de lá por causa dessa ampliação??? Eu não to entendendo mais nada

        Curtir

      • Certo que isso é desculpa para mudar o projeto.

        Curtir

  9. A politicagem do Brasil, cada dia com menos vergonha na cara… se é que tem essa tal vergonha….

    E ninguem faz nada…

    Curtir

  10. Demoraram 15 anos para descobrir que a pista precisa ter mais densidade no solo?
    “Conforme o executivo, em curto prazo a expansão de 2,28 mil para 3,2 mil metros no comprimento da pista melhoraria a situação do aeroporto, mas a solução teria fôlego curto pelo crescimento da demanda (…)” Gente, Gatwick, na Inglaterra, movimenta 34 milhões de passageiros por ano com uma pista só! Alô, a quem vocês querem enganar? Ou tem alguém que vai ganhar dinheiro por fora com aeroporto novo??????

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: