Instalação de Ecobarreira no Dilúvio foi um sucesso – ECOBARREIRA JÁ!

Ecobarreira foi instalada no Dilúvio - Foto: Gilberto Simon

Organizado por diversas entidades diferentes, principalmente via Facebook, aconteceu no final da tarde desta quinta-feira, em frente à PUCRS, a instalação de uma ecobarreira no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre.

A proposta é que a prefeitura veja que é possível conter o materiais, como garrafas de plástico, que poluem o arroio — diz Gustavo Bencke Geyer, um dos organizadores do evento.

Estas ecobarreiras são semelhantes às usadas para conter derramamento de óleo no mar, mas feitas de material reciclado — descreve Gustavo.

Dezenas de pessoas compareceram ao evento, culminando com um grande abraço ao Dilúvio.

Esta iniciativa  visa conscientizar a população da cidade da necessidade de se evitar a colocação de lixo no arroio. Este lixo vai direto ao Guaíba. Estas ecobarreiras já são utilizadas em muitos lugares, inclusive no Brasil.

Veja as imagens:

Foto: Lucas Saporiti

Ecobarreira já "barrando" lixo...

Dezenas de pessoas compareceram

No início da noite, uma garrafa pet com sinalização luminosa, para mostrar que a barreira funciona !

Para encerrar o ato simbólico, foi realizado um abraço ao Arroio Dilúvio.

Por que não termos um Arroio Dilúvio nos moldes do arroio Cheonggyecheon, na Coreia do Sul?

Ele fica bem no centro da capital Seul, que tem cerca de 22 milhões de habitantes. Era coberto até uns anos atrás por uma elevada de 4 pistas, totalmente soterrado. Em 2003 iniciu-se uma obra para sua revitalização, inaugurando em setembro de 2005.

Aqui está ele:

Arroio Cheonggyecheon, Seul, Coreia do Sul após a revitalização

Arroio Cheonggyecheon, Seul, Coreia do Sul após a revitalização



Categorias:Despoluição do Guaíba, Eventos, Meio Ambiente, Revitalização do Arroio Dilúvio

Tags:, , , ,

29 respostas

  1. Não seria tão difícil fazer em Viamão umas “lagoas de estabilização biológica” como as que tem em Pelotas, reduzindo o lançamento de esgoto não-tratado no Dilúvio. Outra providência que pode ser tomada é a instalação de fossas sépticas, que poderiam ser financiadas ao menos parcialmente por multas pelas ligações de esgoto clandestinas.

    Curtir

  2. Quem não viu este documentário eu recomendo, http://www.youtube.com/watch?v=29jJkXantBM eles deixaram um pedaço do viaduto que foi destruído para lembrar da besteira que fizeram no passado. Juliana te adicionei no facebook me procure lá sou o Espiral Positiva

    Curtir

  3. Este maravilhoso Arroio Cheonggyecheon em Seul, havia sido fechado(tapado), mas as autoridades resolveram reabrí-lo e revitalizá-lo. Não foi fácil e demorou. Há alguns anos faço solicitações à Prefeitura de Porto Alege para limpeza do Dilúvio. Certa ocasião a Prefeitura fez uma experiência e colocou moradores de rua para cuidarem do Dilúvio, não deu certo. O Dilúvio fica cheio de terra e areia que desce eu acho que de Viamão ou dos bairros em seu entorno, principalmente ali na volta do Zaffari formam-se muitos bancos. Achei sensacional a eco barreira, eu sempre pensei que uma rede deveria ser colocada de margem a margem para segura o lixaredo. Sou uma pessoa só e gostaria de participar deste eventos. Não fiquei sabendo do dia em que colocaram a ecobarreira gostaria de ter participado. Dou meus parabens a este pessoal. Estou começando a ter esperanças novamente.

    Curtir

Trackbacks

  1. Yes, We Can – Nós podemos, todos juntos tornar Porto Alegre mais alegre « Blog Porto Imagem
%d blogueiros gostam disto: