Prefeitura apoia criação do Museu das Águas de Porto Alegre

No Dia Mundial da Água, 22 de março, às 10h30, a bordo do barco Cisne Branco, será assinado um protocolo de intenções para formalizar o apoio à criação do Museu das Águas de Porto Alegre (Musa). O evento terá a presença do governador do Estado, Tarso Genro, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, do diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos, Flávio Presser, e de representantes das demais entidades apoiadoras do projeto. A criação do Museu das Águas vem sendo preparada desde 2009 por um grupo de trabalho coordenado pela artista plástica Zorávia Bettiol, a partir de uma proposta do engenheiro Luiz Antônio Timm Grassi.

O Musa deve ser construído às margens do lago Guaíba, e suas atividades se desenvolverão em torno de três eixos: histórico (como museu de memória das atividades que giram em torno da água), educativo (como instrumento de conscientização sobre a gestão dos recursos hídricos) e artístico (como espaço de criação e exposição de manifestações artísticas tendo a água como tema, material ou suporte). O museu deverá constituir-se em um ícone na orla do Guaíba e um centro de referência local, estadual e nacional da gestão das águas.

Integram a Comissão Pró-Museu das Águas as seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Governo do Estado, Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano (Metroplan), secretarias estaduais da Cultura, do Meio Ambiente, de Obras, de Irrigação e Desenvolvimento Urbano e de Habitação e Saneamento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS), Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Associação Rio-grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Lions Club (Distrito LD-3).

Prefeitura

_______________________

Agora sim, estão pensando em criar um ícone para a cidade, na orla do Guaíba.

Chega a hora, então, de lançar um concurso internacional para o projeto. 

Ficaremos de olho. 



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Grandes Projetos, Prédios

Tags:, ,

19 respostas

  1. Quem quiser manter-se informado sobre o trabalho do Comitê Pró Museu das Águas pode acessar o blog do Museu: http://museudasaguasdeportoalegre.wordpress.com

    Curtir

  2. Mas eu continuo sem saber o que é um museu da água.
    sahuashuashuashuasuhas

    A idéia da ilha da polvora é boa, mas é complexo de chegar la…. quem sabe valorizando nossa orla aqui, com o tempo não queiram algo de bom la?

    Curtir

  3. Bom, a Ilha da pólvora tá lá abandonada com uma boa infraestrutura INICIAL. Talvez um novo prédio BALA lá, uma bela reforma nos já construídos que estão abandonados, e um píes moderno!? Um museu das águas bem no meio do nosso guaíbão. Seria uma boa idéia?

    Curtir

  4. Se os arquitetos gauchos e brasileiros querem maior valorizacao devem estudar mais e se aprimorar, porque atualmente so’ sai m* de suas mesas. Nao e’ com boquinha de concursos publicos que vai ocorrer valorizacao. Alias, o problema do Brasil e’ que todo mundo quer mamar nas tetas do poder publico… e falta teta pra tanta gente.

    Dito isso, um concurso INTERNACIONAL seria muito bom.

    Curtir

    • É isso aí! Se existir realmente um projeto decente de algum gaúcho, vai vencer por méritos e não por bairrismo! A gente sabe que se existir um projeto realmente bom, de alguém daqui, esse projeto já leva uma certa vantagem de ser escolhido. É que nem concurso de miss universo.. A dona da casa sempre entra nas finalistas, mas só vence mesmo quando é a mais bonita.

      Curtir

  5. Concurso internacional já!! Essa coisa de “valorizar os arquitetos do RS” é balela. Que vença o melhor, independente de onde ele tenha nascido. Os arquitetos gaúchos me decepcionaram muito para confiar a eles um trabalho desse porte.

    Curtir

  6. Concordo! Essa é a oportunidade de se ter sim um ícone arquitetônico na cidade.
    Acho que a campanha deve começar desde já, pois vimos que o Governo se mexe quando a força da internet se une (vide pista para ciclistas na Ipiranga).

    Curtir

  7. A idéia é legal mas “protocolo de intenções”? Quer dizer achamos legal mas não temos recursos? Para mim é um coquetel pra ganhar espaço na mídia em período pré-eleitoral.

    Curtir

  8. Gostei muito da ideia!
    Já me vieram várias imagens de como poderia ser esse museu… imaginem um museu, com belos chafarizes e algumas paredes d’água na volta…
    Realmente ia ser um marco para a cidade!

    Curtir

  9. Mais uma obra pública sem concurso! Quando é que vão valorizar os arquitetos e engenheiros do RS? E o IAB ao invés de promover a maior participação e desenvolvimento da arquitetura porto alegrense, apoia um Museu cujo engenheiro foi escolhido a dedo?

    Apoia a criação do MusA, mas critico a falta de democracia.

    Curtir

    • Pelo que li no texto não fala absolutamente nada de que forma vai ser construído. Nem que vai ser por concurso nem que não será. Fala apenas na equipe que está coordenando a sua implantação. Com certeza deverá ser feito concurso para a sua CONSTRUÇÃO.

      Curtir

    • Eu prefiro abrir concurso mundial. Não quero saber se o projeto aprovado é de um arquiteto da Puc ou da Ufrgs… Quero é um lugar icônico maravilhoso. Se existir um Indiano, Paquistanês ou Marroquino que tenha uma visão mais apurada e criatidade associada a arquitetura, que ele seja responsável pela obra. Esse ícone tem que ser famoso no mundo inteiro e não mais um ícone provinciano.

      Curtir

      • Só pra ressaltar o que quis dizer foi sobre os arquitetos e engenheiros NO RS. O problema não é ser ou não de Porto Alegre, o profissional tem é que ser bom.
        O problema que eu vejo é o reconhecimento dos profissionais pela população, pelos órgãos públicos… O Brasil é muito atrasado nesse quesito.

        Curtir

    • Quando os dignicimos arquitetos gauchos pararem de construir seu tipo de aquitetura predileto ou seja os famosos “BUNKERS & POMBAIS” de POA. Imagina os caras querem construir uma coisa moderna, e ja vem os tipos reclamando que sera alto demais que tem vidros demais e janelas grande e sabe-se la quantas bobagens mais….Viagem ao esterior vejam as maravilhas arquitetonicas criadas la fora e tentem repeti-las ai. Simples vocs serao respeitados

      Curtir

    • deixa quieto…

      Os arquitetos brasileiros que me desculpem, mas ultimamente ta dificil de ver coisa boa vindo deles.

      Claro, tem alguns casos… mas são poucos..

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: