Não temos mais dúvida: o esqueleto da Praça XV será grande atração da cidade para os turistas que virão para a Copa 2014.
Atração não por beleza, mas por simbolizar a inércia na solução dos problemas urbanísticos em Porto Alegre.
Há um projeto que tem a finalidade de reconstruí-lo. Mas até agora nada de concreto aconteceu. Só ideias e mais ideias. Enquanto isso, a cidade permanece com sua ferida. Será que todos já repararam neste prédio inacabado que está ali há 60 anos ? Ou será que as pessoas que por ali passam nem se dão conta?

Lá está ele, há 60 anos. Intacto. Subabitado. Inerte. Perene. Até quando? Foto: Gilberto Simon, em 12/03/2012
O Arquiteto Marcelo Gotuzzo nos trouxe um belo projeto há um certo tempo, mas hoje não se fala mais nele. Será que nenhum investidor se interessou ? Será que outros projetos nasceram e o deixaram de lado?
Vejam aqui o projeto, divulgado com exclusividade pelo Site Porto Imagem em outubro de 2010.
Vejam também esta matéria, de julho de 2011, com video do projeto mencionado acima.
Estamos lançando novamente o debate sobre este grande “entulho” depositado bem no coração da cidade. Justamente agora que a cidade se aproxima da Copa 2014, e o seu centro vem tomando outros ares, vem se renovando, vem se revitalizando.
Esperamos que o bom senso ainda tenha um tempo para se preocupar com o “esqueleto”. Caso contrário, teremos esta suigeneris atração para os visitantes.

O centro histórico se moderniza com o retrofit de diversos prédios. Mas o "esqueleto" continua decidido na sua marcha de 6 décadas, inacabado. Foto: Gilberto Simon - em 12/03/2012
Texto e fotos: Gilberto Simon
Categorias:Abandono, Arquitetura | Urbanismo, COPA 2014, Prédios, Restaurações | Reformas, Retrofit, Revitalização do centro
O esqueleto é feio, sim. Mas não esqueçamos que, mesmo que ele venha abaixo, ali perto sobreviverão tenebrosas empenas cegas cinzentas e escorridas. Por que não pintar? Por que não ceder à publicidade, que seja? Qualquer coisa é melhor que aqueles paredões escorridos.
Até quando teremos que passar pelo centro e ver esse predio inacabado acabando com o pouco de beleza que tem aquele pedaco do centro.Ah e quem sabe sobre um outro predio inacabado que tem na Julio de castilhos perto da rodoviaria,tbm é uma aberracao.
E aquele predio-palito ali de esquina… Quem fez aquilo e’ um brincalhao!
Se as obras do cais estivessem começando, tenho certeza que ja teria gente de olho no esqueleto… Mas como o sr tarso e us cumpanheiru precisam de verba para as eleiçoes, obvio que vao dificultar tudo, como sempre
Onde esteve o IAB nesses 60 anos??? Por que não propuseram uma solução para o prédio???
Qualquer coisa, vamos fazer parecer um acidente…
haha
É uma vergonha, alias, são tantas vergonhas nessa cidade..