Esqueleto: a “ferida” de Porto Alegre continua sem solução!

Não temos mais dúvida: o esqueleto da Praça XV será grande atração da cidade para os turistas que virão para a Copa 2014.

Atração não por beleza, mas por simbolizar a inércia na solução dos problemas urbanísticos em Porto Alegre.

Há um projeto que tem a finalidade de reconstruí-lo. Mas até agora nada de concreto aconteceu. Só ideias e mais ideias. Enquanto isso, a cidade permanece com sua ferida. Será que todos já repararam neste prédio inacabado que está ali há 60 anos ? Ou será que as pessoas que por ali passam nem se dão conta?

Lá está ele, há 60 anos. Intacto. Subabitado. Inerte. Perene. Até quando? Foto: Gilberto Simon, em 12/03/2012

Projeto do Arq. Marcelo Gotuzzo

O Arquiteto Marcelo Gotuzzo nos trouxe um belo projeto há um certo tempo, mas hoje não se fala mais nele. Será que nenhum investidor se interessou ? Será que outros projetos nasceram e o deixaram de lado?

Vejam aqui o projeto, divulgado com exclusividade pelo Site Porto Imagem em outubro de 2010.

Vejam também esta matéria, de julho de 2011, com video do projeto mencionado acima.

Estamos lançando novamente o debate sobre este grande “entulho” depositado bem no coração da cidade. Justamente agora que a cidade se aproxima da Copa 2014, e o seu centro vem tomando outros ares, vem se renovando, vem se revitalizando.

Esperamos que o bom senso ainda tenha um tempo para se preocupar com o “esqueleto”. Caso contrário, teremos esta suigeneris atração para os visitantes.

O centro histórico se moderniza com o retrofit de diversos prédios. Mas o "esqueleto" continua decidido na sua marcha de 6 décadas, inacabado. Foto: Gilberto Simon - em 12/03/2012

Texto e fotos: Gilberto Simon



Categorias:Abandono, Arquitetura | Urbanismo, COPA 2014, Prédios, Restaurações | Reformas, Retrofit, Revitalização do centro

Tags:, , ,

30 respostas

  1. O esqueleto é feio, sim. Mas não esqueçamos que, mesmo que ele venha abaixo, ali perto sobreviverão tenebrosas empenas cegas cinzentas e escorridas. Por que não pintar? Por que não ceder à publicidade, que seja? Qualquer coisa é melhor que aqueles paredões escorridos.

    Curtir

  2. Até quando teremos que passar pelo centro e ver esse predio inacabado acabando com o pouco de beleza que tem aquele pedaco do centro.Ah e quem sabe sobre um outro predio inacabado que tem na Julio de castilhos perto da rodoviaria,tbm é uma aberracao.

    Curtir

  3. E aquele predio-palito ali de esquina… Quem fez aquilo e’ um brincalhao!

    Curtir

  4. Se as obras do cais estivessem começando, tenho certeza que ja teria gente de olho no esqueleto… Mas como o sr tarso e us cumpanheiru precisam de verba para as eleiçoes, obvio que vao dificultar tudo, como sempre

    Curtir

  5. Onde esteve o IAB nesses 60 anos??? Por que não propuseram uma solução para o prédio???

    Curtir

  6. Qualquer coisa, vamos fazer parecer um acidente…
    haha

    É uma vergonha, alias, são tantas vergonhas nessa cidade..

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: