Porto Alegre terá o Museu de Água. Ontem, no Dia Mundial da Água, foi assinado o protocolo de intenções para viabilizar o empreendimento e criar a Comissão Pró-Museu das Águas, que, a partir de agora, irá cuidar do projeto, da liberação do terreno e da busca de parceiros para o seu financiamento. A assinatura ocorreu a bordo do Cisne Branco, ao percorrer a orla do Guaíba.
O evento foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Segundo o engenheiro Luiz Antônio Timm Grassi, um dos presidentes da comissão, a criação do Museu das Águas é discutida desde 2009 com inspiração em experiências em Portugal, na França e no Irã. Ele adiantou que a expectativa é de que deva ser construído às margens do Guaíba, próximo ao anfiteatro Pôr do Sol. Além disso, a concepção prevê que ele tenha três finalidades: histórica, educativa (conscientização sobre a importância dos recursos hídricos) e artística (exposição artística). Concluído, o espaço deverá ser referência nacional na gestão das águas, estima o engenheiro.
Visite também: site do museu das águas de Coimbra.
Categorias:Grandes Projetos
Prezados Organizadores
Para este museu, sugiro o aproveitamento de navio sucateado. Há muito espaço, pode ser deslocado para outras regiões e cidades; gera atração até pela curiosidade e pelo fato de muitas pessoas nunca terem entrado em navios.
Ver a cidade a partir de um navio é uma experiência interessante.
Evita-se mais uma construção na orla, em zona de APP, dando sempre um mau exemplo.
Museu da água é uma boa idéia, mas, na água!
Arq. Antonio Filippini
Os navios sucateados que estavam no porto já foram leiloados. Em alguns dias deixarão o porto. Mas a ideia é boa.
muito medo
Museu das Aguas de Coimbra….
MEDO!!!!
Entre assinar o protocolo e TER o museu, muitas”aguas” vao passar!!
Pô, já existe um museu da água! Pra que nunca se consegue inovar no Brasil? Quero ver fazerem algo diferente.
Mas pra quando esse museu,2050.espero que não ,pena que tudo demora muito a sair do papel,olha o exemplo da ospa,só agora estão colocando a mão.
Barbada…
Pega o terreno onde vai sr esse museu, uma parte dele libera a construção de um prédio comercial belo e mais alto que o normal, mas para construir o prédio,a empresa vai ter que fazer o museu.
hoho…
Terreno valorisado, um bom lucro pra construtora, e um presente pra cidade.
Claro, o zépovin aquele vai xiar… mas seria perfeito…
Dois marcos para a cidade… 😀