Prefeitura de Porto Alegre estuda implantação de bicicletas para uso público

“Estamos buscando alternativas para a população se deslocar", diz Fortunati GILMAR LUÍS/JC

Como alternativa de transporte e lazer, a prefeitura de Porto Alegre estuda a implantação de bicicletas para o uso público, como ocorre em grandes centros urbanos da Europa. Nesta segunda-feira (26), o prefeito José Fortunati assistiu à proposta apresentada pelos representantes da empresa Samba Transportes Sustentáveis.

A intenção é realizar uma parceria público privada que viabilize a instalação dos equipamentos. Fortunati ponderou a necessidade das bicicletas como mais um meio de transporte público. Além disso, objetivo é conseguir executar o projeto com fabricação, instalação e desenvolvimento de sistema, logística e atendimento com tecnologia nacional. A partir desta segunda, técnicos da EPTC começam um estudo para levantar pontos de alto fluxo de pessoas.

“Estamos buscando alternativas para a população se deslocar. Além de ser um meio que não polui, é uma atividade saudável”, afirmou Fortunati em nota divulgada pela assessoria de imprensa. O prefeito ressaltou, ainda, o empenho da prefeitura para estimular o uso da bicicleta como a construção de ciclovias e campanhas para educação no trânsito.

Jornal do Comércio



Categorias:Bicicleta, ciclovias

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18 respostas

  1. A iniciativa é excelente. Claro que precisamos de uma rede integrada e ampla de ciclovias e ciclofaixas, e o ideal seria que essa rede já estivesse pronta (como prevê o Plano Diretor Cicloviário Integrado). Mas não dá pra desqualificar a ideia do aluguel de bicis só porque essa rede ainda não existe.
    Em lugar nenhum do mundo a coisa nasceu perfeitinha, nem em Copenhagen, nem em Amsterdam. Importante é que possamos aprender com os erros que foram cometidos em outras cidades (como a colcha de retalhos que parecem estar fazendo em São Paulo, com quatro sistemas paralelos, de empresas diferentes, sem integração nenhuma).
    Quanto ao vandalismo, ele ocorre até na Noruega, por incrível que pareça. Só não se pode usar isso como desculpa para não tocar em frente uma iniciativa dessas (“Ah, muito bonito, mas na primeira semana vai estar tudo depredado…”).
    O fato de ter uma empresa privada administrando e usando os espaços publicitários ameniza o risco, por ser de interesse deles manter as bicicletas e a estrutura funcionando adequadamente. Mas o sistema não pode ser planejado sob o ponto de vista meramente publicitário. É essencial que haja uma atenção para a questão de mobilidade urbana e que esse sistema seja tratado como um modal a mais. Deve haver também educação para motoristas de ônibus, táxis e lotações para incentivar o respeito aos futuros usuários desse sistema, assim como campanhas educativas para motoristas, de modo a minimizar potenciais conflitos.
    Meu único medo é que a coisa seja feita de qualquer jeito, sem ouvir pessoas (daqui e de fora) que tenham experiência e entendem um pouco mais do assunto, ou então fazendo estruturas “enjambradas”. Como aprendemos com o estabanado projeto do Caminho dos Parques, da década de 90: se for pra fazer, tem que ser bem feito.

  2. Tem que ter um sistema cicloviários antes!! E não vale pedaços de ciclopasseios ligando nada a coisa alguma.

  3. Pessoal reclamando do Fortunati, isso que ele foi o melhor prefeito de Poa nas ultimas decadas, imagina se fosse outro né..
    ashuauasashuasuas

    Falar que ele não fez nada é um absurdo, só por que não fez nada sobre bicicleta, por que Porto Alegre mudou muita coisa… e espero que mude mais..

  4. Seria melhor aplicar esse dinheiro em ciclovias antes. Depois, quem sabe…

  5. Não te preocupes, se não der tempo a culpa é da falta de mão de obra. Mas não poderia ser diferente, quando o Fortunati fica invisível por quase todo o mandato, mas aparece agora com a foto estampada prometendo melhorias no transporte a alguns meses da eleição.

    • Desculpa, mas tu não acompanha as notícias então…

      … o Fortunati tá SEMPRE pelas mídias! Me parece que ele mesm quer isso… além do mais, ele pegou o mandato no meio né, aparecer os 4 anos que ele não ia.

      Comparando ele com o Fogaça, o 2o é uma leve brisa apenas…

  6. Eu apóio! Se não der, implante o triciclo de tração humana, ou fiacre (aproveite p/dar emprego aos carroceiros!) e se não der nehuma, nem outra, implante trenzinho ou bonde elétricos.

  7. só pra explicar melhor, minha idéia seria de o cara sair do bus ali no mercado ou camelodromo, pega uma bike e vai pro trabalho
    😀
    Depois volta, devolve a bike, pega o bus e vai pra casa
    😀

    • Ou pra andar pelo próprio centro! Foi a primeira coisa que eu pensei quando li a notícia…

      … as vezes tô ali na Senhor dos Passos e preciso ir perto da Casa de Cultura: me dá um desânimo (#preguiça) enorme! De bike ia ser tri bom!

      Nem vou entrar no mérito dos vândalos/assaltantes pra seguir no pensamento positivo! 🙂

  8. No centro cairia bem..
    😀

    Acho que o centro de Poa, tirando as principais avenidas, é o melhor lugar para andar de bike, os carros andam devagar, não são tantos carros nas ruas, tem espaço pra todos… e as ruas não costumam ter duas mãos pra complicar e apertar todo mundo.
    Só falta lugar para guardar as bikes..

  9. Que maravilha! Ano de eleição é uma beleza! Deveria ter eleição todo o ano!

    • E tem gente que acredita que isso será feito num horizonte próximo… enquanto tiver pessoas que caem nessas promessas de ano eleitoral as coisas vão continuar mal..

  10. Eu fico impressionado com “o empenho da prefeitura para estimular o uso da bicicleta como a construção de ciclovias e campanhas para educação no trânsito.” Porto Alegre é Demais!!!!!!!

  11. Grander centros urbanos na Europa?

    Buenos Aires tem isso por todo o centro. O Rio também tem. Ah, pelo amor de Deus!

  12. Aluguel automatizado de bicicleta é bem útil pra turistas.

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