Urbanista instiga sobre futuro da cidade

Alberto Lopes citou posição estratégica de Porto Alegre no Mercosul

Em comemoração aos 240 anos de Porto Alegre, a Câmara Municipal promoveu ontem a palestra “A cidade e a construção de seu futuro”, com o urbanista Alberto Lopes, mestre em Organização e Gestão do Território pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador e assessor técnico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal. “Como será Porto Alegre amanhã? Daqui há um ano? E em 2050?”, provocou o palestrante.

Para Lopes, a simples resposta às perguntas é muito complicada. O arquiteto acredita na existência de duas correntes para a estruturação de uma cidade: “A da racionalidade e a do desejo”. Segundo ele, “Porto Alegre será, em 2050, o que se deseja; mas, como existem múltiplos desejos, o debate político, social e técnico encaminhará a definição da cidade”, afirmou. Ele defendeu que “o Estado deve equilibrar e estabelecer racionalidade sobre os desejos e interesses”. Lopes citou municípios que “morreram ou desmaiaram” em sua trajetória de desenvolvimento e de cidades que se tornaram “vítimas do seu próprio sucesso, tornando-se insuportáveis para viver”.

Ao falar sobre as possibilidades de criar condições e plataformas de futuro, Lopes pregou que “não se pode apagar o que existe” e sugere que “é preciso verificar o perfil histórico e os caminhos que a cidade deve seguir”. O urbanista assinalou a vantagem da Capital pela sua posição estratégica no Mercosul. “Essa característica deve ser observada para a implantação de qualquer projeto ou perspectiva de futuro. Outros fatores que incidem sobre a dinâmica das cidades estão no comportamento humano, na história das tecnologias e nos fenômenos da natureza.”

Durante a palestra, foram apresentadas imagens de diferentes locais da cidade, de autoria de Alexandre Godinho. As fotografias estarão expostas no saguão da Câmara Municipal, durante toda a semana, em mostra aberta ao público.

Correio do Povo



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: