Centro terá rampas de acessibilidade e pisos táteis

Plano Diretor de Acessibilidade de Porto Alegre foi sancionado em agosto Foto: Ricardo Giusti/PMPA

A Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), pretende dar acessibilidade a toda a região do Centro Histórico. Para tornar Porto Alegre uma cidade expoente em acessibilidade, o projeto tem o objetivo de inserir 312 rampas de acesso a deficientes, que são os rebaixos no meio-fio para os cadeirantes ou deficientes físicos, assim como pisos táteis para os deficientes visuais.

O secretário de Acessibilidade, Paulo Brum, acredita que as obras devem começar em breve. “Agora, o processo vai para a Smov fazer a licitação. Esperamos dar início a esse processo no segundo semestre, para começar todo o rebaixamento do meio-fio no Centro Histórico de Porto Alegre”, projetou o secretário.

As obras deverão acontecer em razão do Plano Diretor de Acessibilidade da Capital, Lei Complementar n° 678, que foi aprovado em agosto do ano passado pelo prefeito José Fortunati.

Prefeitura



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

10 respostas

  1. Para o mundo ser 100% acessível, deveríamos colocar abaixo tudo o que existe e construir de novo. Como isso não vai acontecer, devemos fazer o máximo que for possível. Palmas à PMPA por esta proposta que, espero, confirme-se em breve.

    Mais rampas.
    Mais braille.
    Mais sinais sonoros.
    Mais humanidade.

    Curtir

  2. Uma outra coisa que eu acho que a SEACIS deveria fiscalizar é a entrada de estabelecimentos comerciais, tais como restaurantes, lojas de material de construção e outros, que possuem estacionamento em frente aos mesmos. Em certos momentos, principalmente ao meio-dia nos restaurantes, chegam a ficar abarrotados de carros! Se para nós sem deficiência já é complicado de entrar (temos de ficar andando de lado e desviando dos retrovisores), imagina para um deficiente físico! Fica totalmente inacessível. Fora que alguns locais não contam nem com rampas para acesso de cadeirantes.

    Curtir

  3. No momento as “obras” mais adiantadas em Porto Alegre são os estudos, licitações, fotos, apertos de mãos e divulgações em mídias……

    Quando são as eleições mesmo?

    Curtir

    • Depois de feito o edital em que em tese, todas as calçadas teriam de ser regularizadas, e portanto ter rampas, pisos táteis e tudo o que preconiza a NBR 9050, é lançado pela secretaria de cabide, ops, acessibilidade esse projeto. Isso tinha que ter sido articulado entre PMPA e proprietários antes, pra ser feita a regularização da calçada de maneira plena. Mas todo mundo sabe quais as prioridades…

      Curtir

  4. A FAUPUCRS fez um grupo pra fazer todo o levantaento do centro pra acessibilidade…

    … mas brincando, acho que faz uns 4 anos no mínimo que tá pronto. Pra variar, segue os passos de tartaruga.
    Mas pelo menos tá nascendo aos pedacinhos!

    Curtir

  5. Ja faz um tempo que fizeram varias rampas no centro, e todas bem arrumadinhas com aquele piso especial.

    Mas é bom saber que vai ter mais.

    Acho que o centro é o lugar aonde mais se ve deficientes visuais em Poa, são muitos, eu via diariamente, e era comum eles quase se acidentarem (o povo sempre ajudou eles, eu mesmo sempre ajudava a atravessar a 7 de setembro)…

    E tambem acho que tem umas vias que da pra aumentar as calçadas, a 7 de setembro principalmente, eu andava até na rua por que o povo é uma boya lerda, ficam papeando e andando a meio quilometro por hora, que raiva que me dava, odeio gente lerda… dava vontade de dar uma rasteira..
    sauashuashasuuash

    Eu andava na rua e nunca tive problemas, tem pouco transito em algumas vias, da pra por mais calçada sem atrapalhar o movimento dos carros tranquilamente…

    Alias, as vias com as piores calçadas no sentido de tamanho, são as maiores avenidas, e tem espaço pra aumentar, pena que a prefeitura não gasta nisso.

    Curtir

  6. Enquanto as calçadas do centro tiverem a largura vergonhosa que têm, será impossível falar em acessibilidade.

    Curtir

    • Eu tb gostaria que tudo fosse 100% adequado fmobus. Mas acho que podemos comemorar passo a passo parece que as coisas estão se encaminhando…

      Curtir

    • Exato. A prefeitura quer diminuir a calçada da Andrade Neves e ainda fala de acessibilidade…

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: