Entorno do Beira-Rio é vital para a Copa

Prefeitura quer a desocupação imediata da área para estacionamento

Empresas que têm negócios no entorno do Estádio entraram na Justiça contra a desocupação da área Crédito: RICARDO GIUSTI / CP MEMÓRIA

Três empresas que ocupam a área onde será construído o novo estacionamento do Beira-Rio foram notificadas pela prefeitura para deixar o local imediatamente. A permissão de uso da área, que é pública, já foi revogada porque é considerada vital para a Copa do Mundo de 2014. As empresas, porém, alegam que a área pertence à União e já recorreram à Justiça para permanecer no local.

“As margens dos rios são propriedade da União por determinação e pela legislação em vigor, e portanto não poderiam ser doados ao município. E o município, consequentemente, não poderia doar a terceiros, no caso ao Inter”, disse o advogado dos comerciantes, Antônio Ivanir de Azevedo, à TV Record.

“Essa é uma área pública municipal. Com a questão de um estádio ser escolhido para sediar jogos da Copa, (a desocupação) é necessária para dar suporte ao estádio”, explica a procuradora-geral adjunta de Patrimônio, Urbanismo, Meio Ambiente e Regularização Fundiária de Porto Alegre, Simone Somensi. De acordo com ela, trata-se de uma corrida contra o tempo para que as obras sejam viabilizadas, tendo em vista que faltam pouco mais de dois anos para o Mundial. O objetivo era que as empresas deixassem o local ainda no início do ano. Além do estacionamento, segundo Simone, outros empreendimentos deverão funcionar no local durante a competição esportiva. Juntas, as empresas ocupam uma área de 5 mil metros quadrados. Atualmente, elas pagam aluguel para a prefeitura.

Correio do Povo



Categorias:COPA 2014

Tags:, , ,

53 respostas

  1. Sem clubismo, mas pelos últimos comentários, o SC Internacional é o maior benficiário de áreas públicas desta cidade?

    Antes foi o Eucalíptus que ele vendeu para uma empresa por mais de R$ 25 milhões, e agora quer dar de mão na área que é pública em volta do estádio?

    Tem que instaurar uma CPI para ver quem deste clube beneficiou-se destas falcatruas e estão usando a Copa como escudo para enriquecerem mais ainda!

    Está aí o porque a dona Dilma não abriu mão de que seu colorado sediasse os jogos, tem
    coisa fedendo neste negócio todo, um banco laranja, só deve ser dinheiro público também!

    Aí é fácil ficar rico e montar um time forte! Vergonha vermelha!

    Curtir

  2. Desde quando esses terrenos são do internacional?

    Me parece que ainda são área públicas e que, se o governo quer se desfazer delas, deve aliená-las num leilão público.

    Chega de doações de bens públicos para o Internacional!

    Curtir

    • Verdade, aqueles terrenos são nossos, pois são da PMPA, ou seja, da cidade e da sua população!

      Curtir

    • Uma coisa é a doação de terrenos públicos para que clubes de futebol ergam seus estádios e façam locais de treinamento; não é o mais correto, mas é aceitável, já que se tratam de associações sem fins comercias. Mas outra e a doação de terrenos para que clube de futebo façam a exploração comercial através de empresas privadas, como propões o Inter para essa área pública.

      Também é errado um clube de futebol fechar para proveito próprio áreas de preservação permanente a beira do Guaíba, como acontece com o Parque gigante (um clube fechado) e agora o CT do clube, ao lado.

      Curtir

      • Com certeza! E a cidade sim é que deve utilizar a área e diretamente explorá-la comercialmente ou para lazer (assim como a área do Cais).

        Curtir

  3. Não, mas foi bem discutido.

    Tiveram outros com mais comentários.

    Outros até foram deletados, o nível baixou, o dono do blog acertadamente retirou-os.

    Todos são livres, contanto que não hajam ofensas pessoais, todos até agora podem ter sido controversos, mas o nível não foi baixo, assim é bonito, discordância, mas com educação, sem apelações e palavrões, mas para mim tudo bem!

    Curtir

  4. É impressão minha ou este é o post mais comentato do PORTOIMAGEM????

    Curtir

  5. Engraçado, o PT quando prefeitura “abriu a porteira” deixou entrarem, agora a “desculpa” da Copa o mesmo PT enrustido no govêrno estadual, e federal que é de colorados quer retira-los!?

    Virou um antro? Culpa de quem? O clube não protestou antes? Ficou calado? Se ficou…

    Fácil, mandamos sairem e que se danem! Mas na hora das eleições são os primeiro lá!

    Claro, ninguém que traficantes, tiros, balas perdidas, etc.

    Mas o simplismo como tratam as pessoas desta área, aí não!

    Em qualquer favela os traficantes dominam, culpa do estado que não haje neste locais!

    Imaginem se expulsassem todos moradores de todas as favelas do Brasil por causa deles, resolveria o problema, não!

    Só transfeririam o problema de lugar.

    Não resolveria o problema que é de segurança e social! Vivemos em dois brasis!

    Um riquíssimo, uma grandíssima minoria, talvez 1% da população, uma classe média alta, talvez uns 5% da população, o resto divide-se em pobre, paupérrima e miserável.

    Exemplo, o Rio de Janeiro, capital nacional das favelas está aí, as autoridades gaúchas que copiem o que estão fazendo lá!

    Se querem desterrar as tais pessoas, que tal pras bandas da zona norte do Guilherme?

    Estão defendendo isto ou aquilo, abaixo a violência etc, fácil quando a pimenta é nos olhos dos outros! Ela existe em todos os lugares, retirar a pobreza e colocar prédios, ué?!

    Olhem só! O projeto do Grêmio previa, mas indenização, e cairam de pau que retirariam os favelados!

    Só vale quando pro benefício do clube do coração?Parcialidade!Cairam em contradição!

    Quem envia emails deste conteúdo mora numa boa casa ou apê, tem bom padrão de vida e odeia a pobreza, feito a rede Globo?

    Hipocritas! Vão torcer pro Inter no Beira-Lago ao lado de pobres e traficantes, quem sabe estes que vocês querem patrolar?

    Lembrem-se que esta semana alguém que não tinha onde morar e que deixou exemplo de vida e um caminho para todos nós seguirmos, morreu pelos miseráveis, pecadores etc. será que vocês estão pensando como “Cristãos”? Se acham como tais, sintam vergonha de suas palavras, Ele não ensinou oprimirem os pobres, mesmo que no meio deles vivam traficantes!

    Curtir

  6. E alguem acha que a tia Dilma não vai mecher uns pauzinhos pra resolver este problema do Inter?
    Ja mecheu antes.. haha

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: