EUA anunciam dois novos consulados no Brasil – Porto Alegre e Belo Horizonte

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, anunciou dois novos consulados no Brasil: em Porto Alegre e em Belo Horizonte

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, em encontro com empresários na Câmara de Comércio Americana em Washington Paul J. Richards/France Presse

Em encontro nesta segunda-feira com empresários brasileiros e americanos na Câmara de Comércio Americana em Washington, a chefe da diplomacia disse que os EUA estão comprometidos em facilitar a entrada de brasileiros nos EUA.

Clinton, que estará no Brasil na próxima semana, afirmou que as relações com o Brasil são prioridade para o governo Obama, que pretende ampliar tanto o fluxo de turistas quanto o de negócios entre os países.

Não foi divulgado quando os novos postos consulares serão inaugurados.

No final de janeiro, o presidente Barack Obama anunciou medidas para facilitar a concessão de vistos para brasileiros considerados de baixo risco. Nacionais de outros países também foram beneficiados. Entre as ações está a possibilidade de dispensar brasileiros da entrevista no consulado.

Obama também anunciara a intenção de elevar em 40% a capacidade de atendimento das autoridades consulares no Brasil e na China.

Em março, foi anunciado que o governo dos Estados Unidos pretende criar uma fila rápida na imigração americana para facilitar a entrada de viajantes brasileiros frequentes no país. A medida ainda depende de acordo com o governo brasileiro.

DILMA

O encontro de hoje faz parte da visita oficial da presidente Dilma Rousseff. Ela deve se encontrar hoje com o presidente Barack Obama para tratar de temas como cooperação científica e aprofundamento das relações comerciais.

Ontem (8), Dilma se encontrou com empresários brasileiros em Washington e afirmou que o Brasil deve priorizar o registro de patentes como meta de avaliação científica. Segundo ela, o modelo atual é muito focado em publicação de artigos.

Ela ouviu do empresariado o pedido para que o governo foque em inovação. Dilma também enfatizou a necessidade de fomentar a pesquisa no país.

O empresário Marcelo Odebrecht afirmou que a reunião foi positiva. “Ela está muito interessada em conhecer a agenda das empresas brasileiras no exterior.”

Participaram da reunião, organizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), 23 empresários. Estavam no encontro representantes da Gerdau, Camargo Corrêa e Amcham (Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos), entre outros.

A conversa, em tom descontraído, de acordo com relatos dos participantes, durou pouco mais de uma hora. Dilma brincou que alguém poderia perguntar o porquê de ela sair do Brasil para conversar com empresários brasileiros. A presidente justificou que os encontros a ajudam a se preparar para os eventos oficiais.

Dilma também disse aos representantes do setor privado brasileiro que o Brasil deve aprender com os EUA –sobretudo com sua capacidade de se recuperar rapidamente de crises.

Ainda segundo os participantes, a presidente foi extremamente pragmática e defendeu a ampliação dos negócios entre os países.

Os Estados Unidos perderam o posto de principal parceiro comercial brasileiro para a China há pouco mais de dois anos, mas o fluxo está se recuperando.

Em janeiro, os EUA voltaram a bater o país asiático como parceiro número um do Brasil, graças principalmente ao aumento das exportações brasileiras e à queda no preço das commodities. Em fevereiro, a China voltou a ultrapassar os EUA em corrente de comércio (exportações mais importações). O Brasil tem deficit com EUA –em 2011, totalizou US$ 8,1 bilhões.

OUTRAS REUNIÕES

Nesta segunda-feira, Dilma se encontrará com executivos brasileiros e americanos do Fórum de CEOs, que foi presidido por ela quando era a ministra da Casa Civil.

Do lado brasileiro, estarão principalmente empreiteiras. Também estarão presentes o setor financeiro, de aviação e representantes da indústria do suco de laranja, que enfrenta problemas nos EUA por causa da presença de um fungicida proibido no país.

Entre os americanos, comparecerão Boeing, International Paper e empresas do setor energético.

LUCIANA COELHO, DE WASHINGTON

VERENA FORNETTI, ENVIADA ESPECIAL A WASHINGTON

FOLHA.COM



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

7 respostas

  1. Em dias de Fórum Social Mundial o Consulado Americano acabará fechando as portas para evitar desagradáveis protestos inssandecidos, como os que ocorreram certa vez no Mc Donald’s da Rua da Praia, com direito ao cumpanheiro Bové e a patotada toda.

  2. Nem dá de comemorar! Duvido que os partidários da futura prefeita deixem abrir uma coisa demoníaca desta em nossa cidade. Será mais uma frustração, com certeza…

  3. Espero que os esquerdinhas tenham evoluído alguma coisa desde 1996. Não pretendo ver aquelas cenas lamentáveis novamente.

  4. Previsão de abertura: 2014

    Isso é que é sambar na cara da sociedade porto-alegrense.
    Nessa demora é mais rápido tirar passaporte italiano, se bobear.

  5. Que venham logo esses consulados ! Eles não são nenhum favor que os EUA nos fazem ! São importantes para nós, mas igualmente para eles.

  6. Já não era sem tempo. Eu acabei de perder quase 1000 contos da passagem que tinha comprado pro Rio e desisti de ir fazer a entrevista no consulado porque mudei a passagem pra Alemanha e República Tcheca, que não precisa dessa palhaçada toda…
    E não me arrependo nem um pouco…

Faça seu comentário aqui: