Imagens: Ciclofaixa da Av. Icaraí em obras

Está em obras um novo espaço para os ciclistas na Capital: a ciclofaixa da avenida Icaraí. Ao todo, ela terá 1,7 km de extensão, entre as avenidas Chuí e Wenceslau Escobar, no sentido bairro-centro, localizada ao lado direito da via, junto ao meio-fio e segregada por tachões. O asfalto será pintado na cor vermelha e receberá sinalização horizontal específica para quem utiliza a bicicleta para deslocamentos.

Aqui, o leitor Felipe X nos traz duas fotos:

Fotos: Felipe X

Leia mais sobre a ciclofaixa da Icaraí aqui.

9 comentários em “Imagens: Ciclofaixa da Av. Icaraí em obras

  1. Está muito estreita. Se fizessem com 50cm a mais seria imensamente melhor para os ciclistas e uma perda praticamente imperceptível para os motoristas. Típica obra para inglês ver.

    • Cumpre observar que esta ciclofaixa será unidirecional. Ao meu ver, parece ter a largura adequada, pois é bem similar às ciclofaixas que vi e utilizei na Alemanha, embora estas não contassem com taxões.

      • Pois é, as ciclofaixas que vi em outros países não pareciam ter tamanho diferente desta. E 50 cm faz diferença, ainda mais em se tratando de caminhões e ônibus….

    • O que está faltando nessa ciclofaixa é uma pintura em “zebra” entre ela e a pista de rolamento para que se possa manter a distância mínima de 1,5 metros entre o carro e a bicicleta, regulamentada no Código de Trânsito. Isso é consenso entre os especialistas nessa área, a EPTC não precisa esperar tirarem vários “finos” nos ciclistas para se dar conta dessa necessidade. Além do mais, a “zebra” impede que quando há estacionamento ao lado alguém leve uma portada. É melhor pro motorista também, que vai poder ficar parado ao lado de seu carro quando abrir a porta.

      Olhem a imagem desse vídeo pra entender melhor:

      Feito isso, os tachões devem ficar entre a “zebra” e a pista de rolamento. Da forma que eles estão sendo colocados, o ciclista que anda a 25 km/h não consegue ultrapassar o que anda a 10km/h, com risco do pneu pegar no tachão e ele se espatifar.

  2. Mas pra que mais velocidade nas ciclofaixas?
    Só vai aumentar os acidentes…

    Mas a idéia da zebra é boa, mas ocupa muito espaço importante….

    Não sei bem como vai ficar nessa região, se os carros vão poder estacionar ao lado da ciclofaixa…

  3. Olha, eu me perguntei sobre como vai ser o estacionamento também. Quando anunciaram a obra, pensei que ia sair um recuo das calçadas ou algo assim. O que acontece hoje é que pintaram a tal ciclofaixa e os carros continuam estacionados em cima.

    Eu achei a faixa muito estreita, um gordinho mal cabe ali, sem querer ser maldoso. E ter apenas num sentido não faz muito sentido para mim, mas não entendido no assunto. Além disso, a calçada do lado do hipódromo continua igual, um lamaçal separado do clube por um muro que serve de abrigo para viciados em crack e assaltantes.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s