Pular para o conteúdo

Imagens: Ciclofaixa da Av. Icaraí em obras

09/04/2012

Está em obras um novo espaço para os ciclistas na Capital: a ciclofaixa da avenida Icaraí. Ao todo, ela terá 1,7 km de extensão, entre as avenidas Chuí e Wenceslau Escobar, no sentido bairro-centro, localizada ao lado direito da via, junto ao meio-fio e segregada por tachões. O asfalto será pintado na cor vermelha e receberá sinalização horizontal específica para quem utiliza a bicicleta para deslocamentos.

Aqui, o leitor Felipe X nos traz duas fotos:

Fotos: Felipe X

Leia mais sobre a ciclofaixa da Icaraí aqui.

About these ads
9 Comentários leave one →
  1. 09/04/2012 11:55

    Está muito estreita. Se fizessem com 50cm a mais seria imensamente melhor para os ciclistas e uma perda praticamente imperceptível para os motoristas. Típica obra para inglês ver.

    • fmobus Link Permanente*
      09/04/2012 12:13

      Cumpre observar que esta ciclofaixa será unidirecional. Ao meu ver, parece ter a largura adequada, pois é bem similar às ciclofaixas que vi e utilizei na Alemanha, embora estas não contassem com taxões.

      • Fernanda Link Permanente
        09/04/2012 13:27

        Pois é, as ciclofaixas que vi em outros países não pareciam ter tamanho diferente desta. E 50 cm faz diferença, ainda mais em se tratando de caminhões e ônibus….

    • Melissa Link Permanente
      09/04/2012 16:21

      O que está faltando nessa ciclofaixa é uma pintura em “zebra” entre ela e a pista de rolamento para que se possa manter a distância mínima de 1,5 metros entre o carro e a bicicleta, regulamentada no Código de Trânsito. Isso é consenso entre os especialistas nessa área, a EPTC não precisa esperar tirarem vários “finos” nos ciclistas para se dar conta dessa necessidade. Além do mais, a “zebra” impede que quando há estacionamento ao lado alguém leve uma portada. É melhor pro motorista também, que vai poder ficar parado ao lado de seu carro quando abrir a porta.

      Olhem a imagem desse vídeo pra entender melhor:
      http://vimeo.com/20302720

      Feito isso, os tachões devem ficar entre a “zebra” e a pista de rolamento. Da forma que eles estão sendo colocados, o ciclista que anda a 25 km/h não consegue ultrapassar o que anda a 10km/h, com risco do pneu pegar no tachão e ele se espatifar.

  2. 09/04/2012 12:12

    Enrico

    Bike is Beautiful! Mas cansa!

    • 09/04/2012 21:20

      Quem é sedentário cansa mais… :)

  3. Guilherme Link Permanente
    09/04/2012 14:12

    Ta ótimo assim.

    Se beber, não pedale.

  4. Guilherme Link Permanente
    09/04/2012 17:09

    Mas pra que mais velocidade nas ciclofaixas?
    Só vai aumentar os acidentes…

    Mas a idéia da zebra é boa, mas ocupa muito espaço importante….

    Não sei bem como vai ficar nessa região, se os carros vão poder estacionar ao lado da ciclofaixa…

  5. Felipe X Link Permanente
    09/04/2012 21:42

    Olha, eu me perguntei sobre como vai ser o estacionamento também. Quando anunciaram a obra, pensei que ia sair um recuo das calçadas ou algo assim. O que acontece hoje é que pintaram a tal ciclofaixa e os carros continuam estacionados em cima.

    Eu achei a faixa muito estreita, um gordinho mal cabe ali, sem querer ser maldoso. E ter apenas num sentido não faz muito sentido para mim, mas não entendido no assunto. Além disso, a calçada do lado do hipódromo continua igual, um lamaçal separado do clube por um muro que serve de abrigo para viciados em crack e assaltantes.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.167 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: