Lançado novo site do transporte em Porto Alegre: Trafegue Bem

Dia 14 de fevereiro de 2012 foi lançado a primeira versão do site www.trafeguebem.com.br. Esse é um projeto de conclusão de curso do formando Ederson Brilhante.


Acesse o site aqui:  http://www.trafeguebem.com.br/

O Site tem como ideal ajudar os usuários de transporte publico a encontrarem informações necessárias para seu deslocamento. Visa abranger todo o estado do Rio Grande do Sul. Atualmente já está mapeada toda a cidade de Porto Alegre, com todas as linhas de ônibus, lotação, paradas, pontos de taxi e horários.

Ele ainda conterá informações como tempo médio, e preço na medida que forem sendo adquiridas essas informações. Está acontecendo atualmente o mapeamento de outras cidades do estado.

O site não cobra nada do usuario, é um site de utilidade publica.

Fonte: o próprio autor do projeto, Ederson Brilhante, através de e-mail ao Blog Porto Imagem.

Para mais informações, entre em contato com o Ederson:  contato@edersonbrilhante.com.br



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , ,

15 respostas

  1. Mto boa iniciativa… se nao fosse pelo fato de todos os dados do trafegue bem terem sido simplesmente copiados de poatransporte.com.br, que eh um portal da prefeitura. Ao contrario do que muitos disseram, sim o governo fez algo e esta la disponivel. O que nosso amigo fez, foi simplesmente piratear os dados da cidade e botar um vizual um pouco diferente… parabens, sao de pessoas assim que querem se beneficiar a todo custo em cima dos outros que o brasil precisa…

    congrats champs

    • Amigo, o site não gera lucro nenhum, ao contrario, eu pago pra manter ele. As informações da prefeitura, eptc, e afins são publicas, por se tratarem de orgãos publicos. Mas se não quer usar, tudo bem, existem tres sistemas, o trafeguebem, o poabus e o poatransporte, use o que achar melhor. Note que o trafeguebem não diz nada sobre poa. Estou ampliando pra outras cidades. Abraço

      PS: Eu nunca neguei que fiz robos para pegarem as informações. Fiz dois robos. Um para pegar as informações das rotas, outro pros horarios, e pus numa unica base, vou acrescentar informações de barcos, trens, postos de gasolina, etc. Existem essas informações em bases de orgãos publicos, dois quais qualquer pessoa pode acessar pelo navegador, não fiz nada ilegal só para ficar claro.

  2. Bacana o projeto. Achei bem dinâmico.

  3. Essa noticia deveria sair na ZH/CP…so assim, talvez, o governo crie vergonha na cara e faca algo!

  4. Pessoal, vou incluir todo o estado do Rio Grande do Sul, só peço um pouco de paciencia, estou em busca dos dados. 😉

  5. Independente disso, parabéns ao Ederson pela realização!

    Mas é uma pena uma cidade do tamanho de Porto Alegre depender do esforço individual de uma mente criativa pra ter um site desses.

  6. Qual é a da dificuldade de botar no google maps, como o resto das cidades do mundo?

    Ao invés disso fazem um software próprio que, obviamente, não é remotamente tão bom quanto o google maps.

    • A dificuldade é que isso depende da prefeitura. O Google só adiciona transporte público ao GoogleMaps a partir de dados fornecidos por agências oficiais de transporte público. No caso de Porto Alegre, a prefeitura JÁ TEM todos os dados que o Google quer, e pode enviá-los facilmente, mas está até agora inventando desculpas e embromando. Vergonha.

      Este software foi uma iniciativa de um cidadão isolado, não do governo. Por mais que ele
      não seja equivalente ao Google Maps, certamente ele tem seu mérito por estar fazendo algo em vez de ficar reclamando. Ao meu ver, ele poderia ir adiante no projeto e incluir cidades da região metropolitana e ônibus intermunicipais. Aí ficaria show.

      • Sim, já cheguei xingando porque me incomoda a prefeitura não se prestar a disponibilizar no GoogleMaps, e ainda fez um site mais ou menos lá que é chato de mexer.

        O trabalho do Ederson ficou muito bom, com mais informações e mais prático de utilizar que o PoaBus e o PoaTransporte.

        • Caso tenham sugestões, estou a total disposição. podem me contatar pelo email “contato {at} edersonbrilhante.com.br”

          • cara, tu podia otimizar isso, cortando aquelas linhas “fantasmas” que aparecem nos bancos de dados oficiais da prefeitura, como as que tem trajetos alternativos ou passam só aos domingos ou nem isso (tem muita linha fantasma no site), sei que é complicado, mas se quiseres ajuda, eu posso mapeá-las pra ti.
            Outra coisa é fazer uma categoria especial pras estações dos corredores de ônibus, já se prevendo ao falso BrT que eles querem fazer, se tiver interesse me adiciona no facebook. Abs

  7. Depois de três roubos de carro na mesma semana aqui na minha rua pensei em fazer alguma plataforma interativa que mostre o número, local e horário de roubos e assaltos em Porto Alegre, ao estilo de um existente em Londres. Pena que eu não tenho ideia de como fazer isso.

Trackbacks

  1. Linhas de ônibus de Porto Alegre poderiam estar no Google Maps (*atualizado) « Relatividade…

Faça seu comentário aqui: