Chineses avaliam Santa Maria para instalação de montadora

Investidores estão na região central do Estado, onde pode ser implantada fábrica de caminhões

Investidores estão na região central do Estado, onde pode ser implantada fábrica de caminhões Crédito: Renato Oliveira / Especial / CP

Uma missão de investidores chineses chegou à região central do Estado para conhecer Santa Maria, onde pode ser instalada uma montadora de caminhões. A comitiva, que cumprirá extensa agenda no município nesta quarta-feira, foi recepcionada pelo prefeito Cezar Schirmer.

Os representantes do grupo chinês já estiveram na área do Distrito Industrial (DI) de Santa Maria, onde pode ser instalada a planta. Ainda hoje, os investidores devem fazer um sobrevoo pela cidade. A chegada desses empresários foi acordada em encontro entre o prefeito e representantes do grupo, que tem 120 mil empregados e faturamento anual de R$ 38,2 bilhões.

As negociações para a instalação da fábrica no Rio Grande do Sul estão sendo negociadas com o governo do Estado e as prefeituras de Santa Maria e Camaquã – cidade que também é candidata a receber o investimento. Toda a agenda dos visitantes foi tratada junto à Agência de Desenvolvimento de Santa Maria.

Correio do Povo



Categorias:Economia Estadual

Tags:, ,

12 respostas

  1. Ótimo para a economia e emprego no RS, não sei porque tanta reação negativa.

    Curtir

    • A reação negativa não é a empresa em si por si só, mas ao contexto, ao mero prêmio de consolação “made in china” que querem nos dar, enquanto fizeram corpo mole na hora de trazer as grandes, que efetivamente agregam valor e promovem grande projeção internacional. Uma planta da GM, FIAT, BMW ou FORD gera projeção internacional e traz consigo grandes dividendos, coisa que uma chinesa não chega nem perto. Ela é bem-vinda, mas queria a mesma boa vontade e empenho governamental para com as demais. Não vi notícia do Tarso recebendo no estado os caras da Fiat, que acabou indo para Pernambuco, e da BMW, que vai para SC.

      Curtir

      • Olha, eu queria que as grandes viessem, mas qual o problema de vir as chinesas? Talvez seja melhor até, pois vão pedir menos arrego do governo e tendem a crescer muito. Não subestimem os chineses!

        Curtir

      • Realmente não entendo estas críticas sobre a montadora, quando não vem é porque o governo foi incompetente, como a Ford (que no caso realmente foi), quando vem é porque é chinesa, de baixa qualidade, é comunista e o governo apóia! Convenhamos…

        Curtir

  2. *quis dizer “fará bem sIm”, mas saiu “fará bem sEm”

    Curtir

  3. Não é só de caminhões, mas de picapes também. Como essa aí é de origem pseudocomunista o Tarso vai se empenhar mesmo.

    Curtir

    • Paulo, eu até tendo a concordar contigo no que tu fala, sobre a qualidade dos produtos fabricados na China. Mas, em se tratando de veículos, temos que ver bem o que será. Não só porcarias faz a China. Vamos ver, de qualquer forma poderá ser muito bom pra economia do estado.

      Curtir

      • Embora hoje em dia muitas empresas mundiais estejam transferindo a produção para a China, devido à manutenção da qualidade à baixos custos, os produtos originalmente chineses (desde a concepção, sendo de marcas chinesas mesmo) infelizmente tendem a ser de baixíssima qualidade ainda, inclusive os automóveis, que muitas vezes são cópias descaradas de modelos ocidentais. Me pergunto até se esses equipamentos a mais de segurança que eles alegam ter (airbag, abs, EDB), realmente funcionam, pois são reprovadíssimos no Crash test dos órgãos automotivos regulamentadores europeus.

        Curtir

        • Sim, e quanto à economia do estado, de certa forma fará bem sem, pois trará divisas para o estado. Só espero que a marca não ganhe projeção maior do que a unidade da gm em gravataí, para não ficarmos com o esteriótipo de celeiro de fabricação de lixo automotivo, pois isso atrapalharia novos negócios. Queria que o governo tivesse se empenhado para trazer a nova fiat e a bmw para cá, o que não o fez.

          Curtir

        • A China tem uma das maiores empresas de trens de alta velocidade, é a maior produtora de CIs do mundo… Para um estado baseado na agricultura e pecuária está ótimo!

          Curtir

      • Gilberto, já estamos quase na metade de 2012, falta tirar o 2011 lá do banner ali em cima. Hehe.

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: