Metrô de Porto Alegre terá nova etapa a partir do dia 19

Prefeitura irá avaliar a proposta. Novo encontro deve acontecer segunda-feira Foto: Sérgio Almeida/Photo Agência/Divulgação PMPA

A portaria que oficializa obras integrantes do PAC Mobilidade Grandes Cidades, entre elas o metrô de Porto Alegre, será publicada pelo governo federal no próximo dia 19. A informação foi repassada ao prefeito José Fortunati e ao secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em reunião na tarde desta quarta-feira, 11, em Brasília. (fotos)

Prevista inicialmente para ser realizada em novembro do ano passado, a publicação da portaria permitirá à prefeitura dar continuidade aos trâmites necessários para viabilizar a implantação do metrô. No encontro, Fortunati informou que o município já concluiu estudos e projetos necessários, o que garante a estrutura básica para a próxima etapa do processo.

Mesmo com a confirmação da data, a modelagem financeira do projeto, que ocorrerá na modalidade de PPP, ainda não está finalizada. Durante a reunião com a ministra, do qual participou também o secretário do PAC, Maurício Muniz, foi apresentada à prefeitura a proposta do governo federal para o repasse de cerca de R$ 1 bilhão referente à obra. De acordo com o documento, os repasses seriam efetivados somente após a execução da obra, e não durante, como inicialmente previsto.

“Não é a modelagem encarada como a ideal pela cidade e o Estado, mas vamos fazer os cálculos necessários, avaliar a proposta e realizar novo encontro na próxima segunda-feira para avançar na negociação”, destacou o prefeito. De acordo com o governo federal, o impacto financeiro não seria tão significativo quanto imaginado com a nova formatação.

Prefeitura



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Metro Linha 2

Tags:,

17 respostas

  1. Juliana, contudo, se há aqueles que já foram do contra apenas para serem diferentes e hj criticam o PT que antes votaram, realmente são uns hipócritas de merda, que deveriam lavar a boca antes de se manifestarem, Concordo contigo, caso vc esteja se referindo a tal hipótese que eu ventilei. Agora, novamente, nao sou do contra e detesto políticas populistas como desses partidos ditos comunistas ou socialistas, que no fundo são tudo farinha do mesmo saco.

  2. Na verdade a minha pergunta foi retórica. Todos sabem que o governo federal petista só vai fazer esse tipo de investimento em prefeituras que sejam alinhadas politicamente. Metrô é um dividendo eleitoral muito poderoso para dar de mão beijada para adversários.

    Foi assim que Fortaleza conseguiu fazer sua expansão sair. Obra quase pronta. Prefeito é do PT desde 2009. Antes era do PPS.

    Foi assim que Recife conseguiu sua expansão. Obra pronta há quatro anos. Prefeito era do PT no período. Antes era do PL.

    Até a minúscula Juazeiro do Norte ganhou um VLT. Adivinha de quem é a prefeitura?

    • É bem isso que acontece… agora eu não entendo pq gaúcho sempre vota no contra. Nas últimas eleições ganhou Serra no RS e Tarso. Dá para entender?

      • Gaucho sempre vota do contra porque é retrógrado, pessimista e não tem visão. Eu sou gaucha e tenho pena do meu Estado.E todos vocês que estão falando mal do PT fizeram parte da turma do contra. Estão reclamando do que?

        • Cara Juliana, creio que a maioria dos que falam mal do PT nao são do contra e muito menos escolhem algo apenas por ser diferente do bom senso e do progresso, pois a maioria que critica os do contra, os contra a melhoria, contra evolução, progresso da sociedade, tb sao contrários a políticas populistas como a do PT e “comunas” do gênero. Mas posso falar por mim, nao sou do contra, muito pelo contrário, sou a favor da evolução da sociedade, e por tabela, por critérios lógicos e óbvios sou contra qquer grupo que se diz comunista ou socialista, pois por trás de suas teses há interesses muito claros de dominação pelo embrutecimento das massas e manutenção do caos e anarquia. Grato pelo teu comentário.

        • Sabe, é dolorido saber que é pessimista e não tem visão, mas tenho que concordar. Quando se passa algum tempo morando fora do estado é que se percebe que o ‘bairrismo’ tem o fator negativo, é como se RS sempre fosse um ‘bairro’.

    • É a velha história, “não confunda militante do PT com mil e tanto pro PT”.

    • O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, é do PT. E anunciaram o início dos estudos para a criação de linhas de aeromóvel por aqui.
      Eu já tinha comentado sobre isso uma vez aqui, que seria interessante ter uma linha ligando os bairros Guajuviras e Mathias Velho, uma vez que juntos correspondem a quase metade da população da cidade.

  3. Segundo a prefeitura, pela reportagem do zero hora, esse novo modelo financeiro proposto, presente de grego, fará com que fique inviabilizada a obra do metrô. http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/04/impasse-entre-uniao-e-prefeitura-sobre-modelo-de-pagamento-ameaca-metro-da-capital-3723784.html

  4. Se politico petista fosse goleiro de futebol nao deixava ninguem fazer gol… vao mudando a posicao das traves como convem… Essa de pagar depois e’ otima.

  5. Negativa aí o cambada!!! Por culpa de vcs o Estado e a cidade tá como tá, pois se vcs nao vatassem nesses acéfalos a coisa seria bem diferente. Mas cada lugar tem os governantes que merece mesmo. E isso se estende pra Brasil, pois no caso se trata de governo federal.

  6. Olha os PTs reacionários, sem cultura e esfarrapados negativando meus comentários, comédia isso. Pena, pois são esses ignorantes retrógrados que tem decidido os rumos de Poa e do Estado nos últimos 30 anos. Claro, a massa é inculta e sem critério. Somente no meio da boiada esses “homens públicos” têm destaque. Numa democracia esclarecida algo do tipo jamais ocorreria.

  7. PT nao tem palavra, combina algo e faz outro algo muito pior, haja vista o “Dr.”Tarso Genro o que tem feito com a segurança pública do RS e com a educação!!!!!!!! Cambada …

  8. PAC da mobilidade urbana, papo furado, seus populistas salafrários …

  9. Alguém me explica esse negócio da União segurar dinheiro pra entregar depois da obra? A União tá sem grana agora, de certo?

    • Sim, Mobus, simples, PT é eleitoreiro, populista e incompetente, nem para a cidade que acolheu a Dilma com todo carinho e atenção a terrorista dá uma atenção mais especial …

      • Na verdade, eu acho que a União não tem esse dinheiro, mas como tem que apresentar serviço para justificar a imensa carga tributária que apropria (e devolve quase nada) dos gaúchos, fez essa promessa. Agora não sabe onde arrumar dinheiro.

Faça seu comentário aqui: