Um passeio fotográfico pela Praça da Alfândega, ainda em obras

Um passeio através de 41 fotos da Praça da Alfândega, ainda em obras.

O ajardinamento ainda nao começou.

Mas é possível ver claramente as mudanças no layout, no  alargamento dos passeios, preparação dos canteiros para receber o ajardinamento com 17 espécies de vegetais ornamentais, e o restauro de monumentos, ainda em execução.

O que é possível notar também é o arejamento maior, possibilitando enxergar-se os prédios históricos do entorno.

Estou bem otimista em relação ao resultado final.

Por outro lado, não sabemos se a fonte, cujo monumento está em restauração, voltará a funcionar como outrora.

Vou tentar conseguir a informação sobre a fonte com a prefeitura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As fotos foram tiradas de celular, em 12/04/2012, por Gilberto Simon



Categorias:Parques da Cidade, Revitalização do centro

Tags:,

15 respostas

  1. ^^ Pois e’ Anabel, precisaram de 3 anos deenrolacao para fazerem uma mudancazinha dessas.

    Curtir

  2. Tem uma coisa que não compreendo nesta cidade: as praças são p/os mendigos???

    Curtir

  3. A única coisa que é visível é que está um pouco mais “clean” em relação às árvores, mas no resto…onde está a reforma???

    Curtir

  4. Passei ali estes dias. Concordo com algumas das críticas, principalmente em relação as árvores, mas está ficando muito bonito, não tá mais com aquele ar de matagal abandonado!

    Curtir

  5. Gilberto, essa fonte TEM que sair. Se não será um desaforo ficar uma praça 2 anos fechada pra reforma e nos brindar com MAIS UMA FONTE SECA. Aguardamos notícias, amigo!

    Curtir

  6. Estive ontem na praça e vi as mudanças. Melhorou, é verdade, mas term locais com árvores demais ainda !
    Nem sou radical querendo que tirem todas as árvores que fazem sombra. Deixar um ou outro canto com sombras compactas, ok.
    Mas ainda há verdadeiras selvas amaônicas e, pior, elas estão TAPANDO A VISÃO de prédios preciosos, que fazem um conjunto único no Brasil, como o Clube do Comercio e o do lado.
    Outra: o lindo painel da Caixa Econômica também não dá pra ver. Não adianta de nada tê-lo, então, que se doe a outra cidade.

    Mas o pior o é que o GersonLondon já falou: ali onde tem aquela importante fileira de palmeiras “imperiais” em frente ao pórtico do porto, há algumas presenças elieníginas de árvores tortas, no meio do nada, brotando no meio do passeio público (não se trata nem mesmo de árvores pertencentes ao canteiros).
    Está horrivel e BIZARRO.

    Triste.

    Bom, mesmo assim, a praça tá mais arejada. Espero que façam um lindíssimo ajardinamento nos canteiros menores e reformulados.

    Outra: agora mais arejada, esta praça tem que ter uma potente iluminação notura, para se transformar em um lugar seguro, e um lugar utilizável e lindo para ser desfrutado tambem a noite, afinal ali ha importantes museus e cafés.

    Mesmo com poréns, também estou otimista com a nova praça.

    _______________________________________________________________________

    Curtir

    • Ricardo, não é uma importante ala de palmeiras Imperiais, porque são palmeiras da Califórnia. Em Porto Alegre são raras as palmeiras Imperiais.

      Curtir

  7. Acho que o grau de abandono era tão grande, que qualquer coisa é aceita como boa, mas o fato é que pelas fotos as áreas gramadas estão muito mal cuidadas e estes bancos mereciam prêmio internacional na linha do pior design. E dá-lhe feiúra!

    Curtir

  8. Obra bem feita mesmo! Não podia ficar melhor a Praça!! Apesar de estar em obras desde 2010 (na Feira do Livro daquele ano, chegaram a fazer uma “ponte” de madeira sobre a área em reforma), digo que valeu a pena!

    Curtir

  9. Ainda acho que tinham que tirar muitas arvores ainda…pelo menos a metade.
    Melhorou um pouco, mas ainda mal da pra enchergar os predios historicos do entorno.
    E nem vou falar dos bancos com pes de concreto horrorosos. Quem foi que teve a ideia??
    Pelamordedios!!

    Curtir

  10. Muito bacana, mas estive mes passado em Porto Alegre e o que tinha de mendigos nessa praça não era fraco, inclusive um que estava mostrando “as partes” em publico.

    Do que adianta reformas, melhorias sem segurança? Sou gaucho, mas moro em Santa Catarina, levei minha esposa para Porto Alegre e ela ficou abismada com o centro de POA.

    Curtir

  11. Está ficando bonita, pena que ainda tem árvores demais, ou altas demais que ainda não deixam transparecer o seu belo entorno.

    Curtir

    • Pois eu acho que tem árvores de menos. És contra as árvores Muller. Sabias que são necessárias vinte árvores para fazer frente a poluição de um carro.

      Curtir

  12. Uma das melhores obras já feitas na cidade, pena o tratamento dado a ela pelas esferas superiores que a trataram como secundária e a liberação de fundos foi muito lenta. Não dá pra reclamar que foi feita de qualquer jeito ou que tem o selo de qualidade smov. Está perfeita.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: