Fifa confirma Largo Glênio Peres na Fan Fest da Copa/2014

Largo Glênio Peres vai reunir milhares durante os 31 dias da Copa 2/14 Foto: Samuel Maciel/PMPA

A Fifa anunciou hoje, 13, oficialmente, que o Largo Glênio Peres será um dos locais destinados à Fan Fest, um evento que mostra em telões os 64 jogos que serão disputados ao longo dos 31 dias de realização da Copa do Mundo de 2014. A Fan Fest deverá reunir no Largo Glênio Peres cerca de 26 mil pessoas, segundo estimativas da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que poderão assistir ao vivo cada uma das partidas da Copa (cada uma das 12 sedes terá local destinado à Fan Fest).

Nos dias em que não há partidas, a Fan Fest promove atividades culturais e de lazer. Conforme recomendações da Fifa, a arena deverá ter capacidade para cerca de 20 mil pessoas, estar sempre com alta frequência e identificar a cidade para as transmissões de TV com uma grande logomarca. As imagens geradas no telão, por exemplo, são transmitidas para as outras Fan Fests no Brasil e em outras cidades do mundo e para o Centro Internacional de Transmissão da Fifa, o Internacional Broadcast Center (IBC), com aproveitamento de todos os veículos de comunicação do mundo. O espaço não poderá ser próximo ao estádio para não misturar com público de jogo.

Em outubro de 2011, representantes da Fifa estiveram em Porto Alegre inspecionando espaços sugeridos pela prefeitura para sediar a Fan Fest. A inspeção incluiu visita ao Espelho D’Água, no Parque Farroupilha (Redenção) e ao Largo da Epatur. Agora, a Fifa oficializou a escolha do Largo Glênio Peres.

Histórico – segundo o site da Fifa , a Fan Fest tornou-se pela primeira vez parte do programa oficial da Copa do Mundo na Alemanha em 2006, seguindo o enorme sucesso dos eventos públicos de transmissão não oficiais realizados na Coreia, durante a edição de 2002 do evento símbolo do futebol. O enorme sucesso da programação do Fifa Fan Fest na Alemanha levou à criação do conceito, desenvolvido posteriormente para a Copa do Mundo da Fifa 2010, quando não apenas as sedes sul-africanas, mas também seis locações internacionais sediaram o evento, que recebeu mais de seis milhões de fãs do futebol durante 31 dias.

Outros locais – Veja, abaixo, as locações Fan Fest nas doze Sedes de 2014

  1. Belo Horizonte – Praça da Estação;
  2. Brasília – Esplanada dos Ministérios;
  3. Cuiabá – Parque de Exposições;
  4. Curitiba – Parque Barigui;
  5. Fortaleza – Praia de Iracema (Aterrão);
  6. Manaus – Memorial Encontro das Águas;
  7. Natal – Praia do Forte;
  8. Porto Alegre – Largo Glênio Peres;
  9. Recife – Marco Zero;
  10. Rio de Janeiro – Praia de Copacabana;
  11. Salvador – Jardim de Alah;
  12. São Paulo – Vale do Anhangabaú;


Categorias:COPA 2014

Tags:, ,

23 respostas

  1. Ahhh gente, fala sério. A globo consegue filmar o rio de janeiro sem mostrar favela, vai ser barbada filmar gothan city mostrando apenas o mercado, prefeitura velha e o porto no fundo.

    Curtir

  2. Só imagino aqueles ingleses que fotografaram o Beira-Rio – passando a impressão de que o gramado é um terreno baldio cheio de mato – fotografando a Fan Fest com o esqueleto ao fundo com título: Corajosos turistas se divertem na Fan Fest no sul do Brasil.

    Curtir

  3. Ouvi um questionamento interessante não lembro onde ja faz algum tempo.

    Como vão ser os show de abertura e encerramento da Copa do Mundo, pois eles são grande parte do que é lembrando pelas pessoas.

    Existe alguém trabalhando nisso? Ou vão chamar o Zéca Pagodinho e a Mangueira de ultima hora?

    Curtir

    • Ouvi na gaucha. Mas nao lembro se era sobre Copa 2014 ou Olimpiadas 2016. O Lauro Quadros disse estar preocupado em relação ao que será mostrado no show de abertura, até porque os países que cediam copa/olimpiadas começam a preparar a apresentação 3 anos antes. Pelo visto vão colocar alguma escola de samba carioca, umas mulatas sambando e era isso. Assim, o Brasil, um país tão diversificado, reafirma sua imagem de ‘praia, samba e futebol’

      Curtir

  4. O Largo não tem culpa nenhuma, se não fosse o esqueleto seria com certeza um dos lugares mais bonitos da cidade. Acho que essa é a hora do blog sair da tela do computador e ir pras ruas exigir uma posição URGENTE contra esse absurdo. Com vontade, esse ano mesmo já está resolvido esse impasse.

    Curtir

  5. Fiquei sabendo (fonte 100% segura) que a prefeitura está agilizando uma desapropriação do prédio inteiro para, assim, fazer com que ele retorne ao mercado e seja vendido. Há um laudo recente (fonte 100% segura também) comprovando que há condições de reforma do prédio. Não é necessário demoli-lo. Quando eu tiver mais detalhes, postarei aqui no blog. Mas não tenho informação quanto a data para isso acontecer.

    Curtir

    • O problema é que tudo aqui leva anos pra sair do papel. Mas NÃO podemos deixar essa asca ficar como está. Até a copa temos que fazer PRESSÃO E PRESSÃO para que pelo menos ele seja tapado de propagandas (como ja sugeri em montagens).

      Curtir

    • tenho medo de uma reforma ali….
      Certo que vai sair coisa feia…
      =//

      Curtir

  6. Uma dúvida de leigo. E se grafitassem todo o prédio. Se a prefeitura fizesse uma espécie de consurso e tal. Posso estar falando besteiro. Mas será que seria viável isso? Arte urbana tamanho família.

    Curtir

  7. E’ melhor ali do que em parque. Ali tem alguma arquitetura interessante, de nao fazer feio sinceramente, especialmente o Mercado, prefeitura velha e nova, os predios bonitos da Borges. Mas, claro, precisava dar uma ajeitada em alguns, principalmente o esqueleto e aquele predio-palito de esquina, na Pca XV. Europa, nunca vai ser, mas da’ pra dar uma impressao bem razoavel da cidade se colocarem algum dinheiro no embelezamente geral da area. Sem falar que os gringos poderao caminhar ate’ o Cais.

    Curtir

  8. O esqueleto vai ficar famoso na copa!

    Curtir

    • Vai ser cenário. Vai aparecer em todas as emissoras de TV do mundo ! E a cidade vai ficar famosa por ter um prédio inacabado há 62 anos (em 2014)… meu deus!!!

      Curtir

      • Por que? Porque a prefeitura tem medo de mexer com os pobres morando lá há 60 anos e ser processada, talvez.

        Curtir

  9. Bah, se em Curitiba será no Parque Barigui, em POA poderia ser num parque também ou na Orla!

    Curtir

  10. E ao fundo, o esqueleto de tijolo e concreto.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: