Consulado dos EUA em Porto Alegre será aberto em 2013

O ministro-conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, afirmou nesta segunda-feira que o consulado americano que será aberto em Porto Alegre começará a funcionar em 2013.

O anúncio de dois novos consulados no Brasil –além de RS, haverá um em MG– foi feito na semana passada pela secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, durante a visita oficial da presidente Dilma Rousseff ao país.

Na ocasião, porém, não foram divulgadas datas. O prazo de abertura do consulado em Belo Horizonte ainda não foi divulgado.

CONVERSA

Durante o evento Oportunidades de Turismo nos EUA, realizado nesta segunda-feira na CNI (Confederação Nacional da Indústria), Chapman disse que, apesar dos avanços ainda vai demorar para os brasileiros serem isentos do visto para os Estados Unidos.

“Estamos interessados em continuar o diálogo para facilitar a emissão de vistos e discutir todos os requerimentos necessários para o Brasil participar do processo de isenção de vistos. Mas vai precisar de muito tempo, muita conversa, muitos acordos para facilitar esta possibilidade”, disse Chapman.

Ele ressaltou que a concessão de vistos aumentou 62% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado e que o tempo de espera pelo visto reduziu-se de 182 dias para 12 dias em algumas cidades.

Sobre a elevação de US$ 20 na taxa para obtenção do visto, ele argumentou que na verdade o custo foi barateado, já que agora está incluso o serviço do envio do passaporte à casa do brasileiro.

Chapman disse ainda que EUA e Brasil querem aumentar a quantidade de voos entre os dois países.

MAELI PRADO – BRASÍLIA

FOLHA.COM



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

4 respostas

  1. Azar dos States mais dinheiro para eles, só em 2013 e olhe lá. Voos POA-USA, 2014 com certeza e com 3.200 metros de pista do Salgado Filho

    Curtir

  2. aleluia irmão..

    \o/

    Antes que 2014.. haha

    Curtir

  3. A primeira coisa é a criminalização do terrorismo. Incluindo, ali, o MST.

    Curtir

    • Com certeza. Não é preconceito com o pessoal das outras regiões, mas se fosse só o sul, haveria a isenção.

      Uma coisa ao chegar nos EUA é perceber como uma boa parte (não todo mundo) do pessoal de outras regiões é bagunceira, mal educada, batem porta na cara. O pessoal do sul é mais tranquilo.

      E não é só nos EUA. Uma colega me disse que em Londres, a maioria dos brasileiros é golpista. Desse jeito fica difícil, não?

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: