E a orla do Cristal, como fica ?

Agora finalmente estão falando (falando) na orla do Gasômetro. E dizem que no futuro será a orla do Marinha que deverá ser ajeitada.

Mas… e a orla da Diário de Notícias ?  NINGUÉM fala disso.

Ali é um ponto de interesse de grande relevância que surgiu na cidade. Alí estão: o internacional  (e escuro a noite) Museu Iberê Camargo; o grande Barra Shopping; uma vistosa torre comercial de vidro; o mirantesinho; e uma marina. E no futuro haverá um hotel (no Barra), mais uma torre de vidro, um predio residencial…  talvez um bairro novo na área abandonada das baias; talvez o Pontal do Estaleiro modificado; e haverá um parque linear no entorno do arroio Cavalhada.

Vejam o parque constrangedor que fizeram em frente ao Barra: seu defeito maior não é nem seu aspecto. O que frusta ali é que a praça é minuscula, e então há um muro onde após há um imenso matacal de maricás, árvores misturadas e gente morando. Uma selva dequalificada imensa, alta e compacta, que nos privou de novo de chegar perto ou mesmo de enchergar o lago.

Sei que aquela área tem o terreno que vai descendo a fica super baixo, tornando-se, mesmo, inundável.

Sugiro, portanto, que se um dia fizeram algo na grande orla desta avenida, que se nivele por alto todo o terreno  (olhem a parte mais larga do aterro de Copacabana: é nivelado e alto). E quando chegar no Guaiba, que se faça uma rampa abrupta de grama. Ou até mesmo um muro, para as águas baterem, como no calçadão da cidade de Guaiba. E o mais importante de tudo: tirem a floresta amazônica (não original do local, um aterro), tirem os barracos e casebres que já existem escondidos ali no meio,  e tirem o PAREDÃO DE MARICÁS. Não querem uma orla nua e crua? Ok, deixem uns 3 maricás aqui e umas arvores de sombra aqui e ali, e só.

E seria pedir muito, mas falo assim mesmo, que esta orla pode e merece ser qualificada com esquipamentos de lazer, quiosques muito bonitos, bares e restaurantes.  Poderia até mesmo, no futuro, ter alguns hotéis (do outrolado da avenida, lógico)

Mas tudo indica que nada mudará. Ninguém fala nada. Governo não fala, população não fala. Empresários não fazem nada. Então: esta orla vai ficar para sempre assim:



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , , , , ,

23 respostas

  1. Sobre o qual ninguem fala…

    Curtir

  2. Que vergonha…enquanto isso, existe no Plano Diretor um projeto de “rambla”, unindo os três trechos da Avenida Guaíba.

    Curtir

  3. a propósito deixo aqui o nome de um arquiteto cujo trabalho considero de altíssima qualidade. gostaria que todos procurassem na rede para ver o que ele produz. o nome dele é ken yeang.

    Curtir

  4. Muitas árvores são essenciais para se curtir a orla do Guaíba. Prestem a atenção nisso!

    Curtir

  5. Revitalizar a orla não significa que temos que construir, isto NUNCA, E MATO TAMBÉM TEM ÁRVORE, QUE SE REVITALIZE COM JARDINS, ARVORES , COM O AEROMÓVEL ATÉ A VILA ASSUNÇÃO MAS QUE SE RESPEITE A DISTANCIA DA MARGEM DO DO rIO, PORQUE RIO É, E QUE SEJA TRANSFORMADA TODA ORLA EM APP.CHEGA DE ERGUER PAREDÕES DE CIMENTO QUE TIRA O AR, A VISTA, DA CIDADE, CHEGA DE POLUIR NOSSO MAIOR PATRIMONIO QUE É O RIO E A NATUREZA.

    Curtir

  6. Falou bem: sombra é uma coisa. Eu também gosto, e acho que deve ter. E dá pra ter muita sombra ali sim !

    Mas outra coisa é matagal.

    Ali tem um matagal completamente fechado, que

    – impede o acesso ao Guaiba – continuamos sem acesso ao nosso lago

    – impede até a visão do Guaiba !

    – está cheio de marginais e barracos escondidos dentro do matagal fechado. Já estão construindo vários barracos.

    Até a comunista Manoela desabafou um dia. Ela disse “Se um dia quisermos tomar uma simples Coca-Cola na beiira do Guaiba, assistir ao por do sol… Nem isso podemos em Porto Alegre!”

    Curtir

    • Tem vários lugares em que se aproveita paisagens lindas na beira do Guaíba como, por exemplo, na Assunção, tem uma praça conhecida como “a praça do Timbuca”, tem o Veleiros do Sul, o Sava Clube, na Tristeza tem o Jangandeiros e, o melhor de todos, é Ipanema que tem toda a Av Guaíba que passa também pelo Espirito Santo e Guarujá.

      Curtir

    • Que exagêro!. Na orla do Guaiba não tem nenhum lugar para sentar e tomar uma Coca Cola? Acho que vou dar uma risada. Ha, ha. ha…

      Curtir

  7. O meu grande questionamento quanto a orla é que ninguém questiona as escolinhas de futebol do inter e do grêmio e uma churrascaria que existem ali, porém ao mesmo tempo impedem qualquer alteração ou melhora naquele lugar alegando que isto seria privatização do espaço urbano. Isso para mim é algo contraditório e estupido.

    Curtir

    • Eu vejo muita gente reclamar das escolinhas, mas nunca vi isso do suposto pessoal que se diz ecologista e que berra pra tudo…

      Curtir

    • concordo plenamente com você. porque pode haver uma churrascaria na beira do rio e campos de futebol privados? porque pode haver aqueles imensos galpões medonhos onde fazem raves e onde tem escolas de samba ? porque ninguém fala nada a respeito disso ? porque ninguém vai até lá e protesta? porque tem gente contra tudo o que pode ser melhor e favorável, favorável sim , porque quem cala consente, favorável a todas essas coisas medonhas que existem ali ? são contra o pontal, são contra o cais mauá, são contra os shoppings, são contra a urbanização… são a favor do que ? da desurbanização ? das sub moradias? são contra os empreendimentos burgueses… mas então porque não vão morar em favelas ? nós temos uma cidade que é modelo no pais, uma cidade bem urbanizada e arborizada… na nossa cidade a urbanização convive muito bem com as áreas verdes. isso é fato… alguém tem dúvida que o barra shopping melhorou as condições do cristal ? o que existia ali antes ? alguém tem dúvida que o poder público tem dificuldades em fazer investimentos ? porque é errado fazer parcerias então ?
      só o desenvolvimento com regras claras de preservação pode mudar a cidade. o resto é hipocrisia…

      Curtir

  8. Bah tchê, acho que Porto Alegre está a muito tempo devendo em tudo, no entanto não creio que a orla melhorará com a retirada de árvores e a construção de espigões para os mesmos pouco burgueses se apropriarem de mais uma coisa que deveria ser de todos: a vista e a proximidade com o glorioso guaibão.
    De fato aquela pracinha na frente do barra é um arremedo, pq acaba a 30 metros do rio!!
    Imagina só essa tua ideia, de deixar umas poucas sombras…e aí daqui 5 anos estarão de novo reclamando que não tem sombra que isso que aquilo: mas nunca plantaram uma árvore! Pq todo mundo sabe que nosso verão é horrívelmente quente que se sente falta de sombras em Porto Alegre!!
    Mas enfim é isso que acabará acontecendo, quem sabe aos mesmos moldes das “revitalizações a lá 1930” de outras praças onde arrancam as árvores: pq obviamente elas não existiam em 1930…pq recem tinham sido plantadas, tchê!!!

    Curtir

    • Eu acho que a orla não melhorara com pessoas que pensam da mesma forma que tu.
      Infelzimente tem meia duzia em Poa, e conseguem deixar a cidade como ta.

      Parabens, são poucos que fazem barulho como muitos, poucas pessoas tem essa capacidade no Brasil, pena que não usam para o desenvolvimento.

      Porto Alegre tem sombra pra dar e vender, o que vemos nessas fotos não são arvores, e sim MATO.

      Curtir

      • vai la morar num espigão de 1.000.000 na beira do guaiba podre entonces!! e reclamar que com o por-do-sol é insuportavelmente quente no verão!

        Curtir

        • bom mesmo é a selva de pedras, alagando tudo, ou aquecendo tudo!!

          Curtir

        • Mas é meu sonho mesmo, morar no 40 andar de um prédio de frente pro Guaiba, poder sair de noite e ir até a orla beber uma cerveja, trocar uma idéia com amigos ou com uma guria…
          Exatamenet meu sonho..

          Não tenho dinheiro pra comprar um ap por la, mas só em ter o prédio com moradores, ja teria a segurança que eu ia precisar para ir la a noite.

          E o Guaiba não é podre por que tem prédio na frente, é podre por que tem rios jogando lixo nele, favelas na Orla (por que tu não vai la na favela protestar do povo que ca*a diretamente na água do guaiba? Tu que é preocupado com essa questão.. haha)

          Calor insuportavel no verão? Criaram ar condicionado par que? :OOO

          E no que vai mudar um prédio com o calor? Vai criar até mais sombras, que perfeito, não acha?

          Curtir

          • Teu argumento tava razoável até a parte do calor. Próxima vez que tu estiver reclamando do calor na rua, vou dizer “ué, não tens ar-condicionado contigo porquê?”. E sério, qual é a influência da urbanização sobre os microclimas? Ilhas de calor cara, isso é conteúdo de quinta série se bem lembro.

            Curtir

      • quando houve a polêmica do pontal do estaleiro, certa vez ouvi um comentário de que os prédios tirariam a vista do guaíba…ora, só quem não conhece o lugar para emitir tal comentário…se fosse por isso teríamos que destruir toda a cidade pois a mesma se encontra as margens do guaíba e só existe devido a existencia do lago. foi através dele que porto alegre se ergueu e se desenvolveu. os prédios do pontal transformariam uma área que há anos é ocupada por ruínas e desocupados, em mais uma área urbanizada que valorizaria aquela região da cidade mais ainda. ora porque isso é errado ? será que as pessoas que são contra não se dão conta dos benefícios da urbanização? praticamente toda orla do guaíba é um parque… desde a ponta do gasômetro até o pontal do estaleiro. o poder público tem dificuldade em manter essas áreas como todos gostariam. porque impedir empreendimentos que podem somar ? no caso do pontal será que é melhor criar mais uma área verde abandonada pela prefeitura do jeito que é a orla do cristal, ou criar ali um empreendimento com regras claras de ocupação que poderia por exemplo levar como condição, a adoção de x quilômetros de orla pelo o empreendedor…

        Curtir

      • sabe o que mais me indigna ? os contrários a tudo só são contra as ações que podem melhorar a cidade. são contra o pontal do estaleiro, mas não eram contra ao antido estaleiro só… não eram contra aquela ruina pavorosa que existiu ali até a alguns anos atrás… garanto que nunca se levantaram prá protestar por exemplo com relação a imensa quantidade de esgotos que é jogada diariamente no guaíba… porque não pegam fone e não saem por aí protestando coma relação ao assassinato do nosso lago ? não vão sair. porque não protestam contra o que vai mal. só sabem protestar contra o que pode ir bem… infelizmente. outra coisa, garanto que nenhum desses contrários a tudo nunca pegou uma pá na mão e plantou uma árvore… porque prá protestar contra tudo tem que dar exemplo em pelo menos alguma coisa, mas tem que ser exemplo comprovado… vamos parar de ser contrários a tudo e arregaçar as mangas e trabalhar, mas trabalhar muito prá limpar essa bagunça, prá revitalizar essas áreas, prá sermos vanguarda em arquitetura, para termos uma cidade melhor e mais bonita, mais desenvolvida, mais integrada, com menos áreas deterioradas, com mais investimento que gera riqueza, empregose bem estar para todos…

        Curtir

    • acho que nem tanto ao céu nem tanto a terra… concordo que na orla do cristal não precisa de grandes construções porque já existe ali o barra shopping e sua torre, e a outra torre futuramente. por outro lado acho desnecessário esse comentário de empreendimentos que privilegiam burgueses… em qualquer lugar do planeta, as áreas nobres devem ser utilizadas de maneira racional e é obvio que se for construído qualquer coisa na orla do cristal, esta construção deve ser de qualidade, e inevitavelmente isso custa dinheiro e para tal muitos interesses estarão em jogo…ocorre que pode haver um meio termo nisso tudo. retirar as árvores, talvez… a vegetação que ali está, realmente poderia ser melhorada. talvez um trato paisagístico mesclando os maricás existentes com árvores frutíferas ou que dão flores, criando clareiras para uso da população e áreas limpas para a visualização do lago… em meio a tudo isso porque negar a construção de um ou outro empreendimento? eles garantem investimentos, garantem melhorias urbanas, garantem aportes financeiros que muitas vezes o poder público não consegue fazer até porque esbarra numa imensa burocracia… ninguém tem o direito de querer fazer tudo, mas também ninguém tem o direito de não querer fazer nada

      Curtir

  9. Mas a área informada na qual o JL está propondo urbanismo/paisagismo é dali do Gasômetro até o Veleiros, clube particular depois do Barra não?!

    Então essa área que tu comentou, pelo que eu entendi, vai entrar na “vitalização” sim – não vou dizer RE porque vida nunca teve…

    Só que ela, pela ordem, vai ser a última a ser mexida. Tá indo acho que de 5km em 5km, com a primeira parte compreendendo do Gasômetro ao Marinha.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: