Renovação do mobiliário urbano: aprovado novo modelo padrão para bancas de chaveiros

Novas bancas serão renovadas a partir da região central em direção aos bairros Foto: Mirian Bravo/Divulgação PMPA

Um novo modelo padrão de bancas de serviço para chaveiros foi aprovado pela Comissão de Análise e Implantação do Mobiliário Urbano (Caimu), após solicitação e apresentação de projeto pelo Sindicato do Chaveiros do RS. O novo layout está de acordo com as dimensões, localização no espaço urbano e espaço para exploração publicitária, estabelecidos pela Lei nº 10.821/2010, que altera a Lei nº 10.605/2008 e define um regramento específico para esse elemento urbano.

Segundo Izabel Matte, coordenadora-geral do Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE), que coordena a Caimu, as bancas de chaveiro e de revistas possuem lei específica e por isso estão fora do relatório e licitação que irão definir um novo mobiliário urbano para a cidade. “Existe suporte legal que permite que esses elementos urbanos sejam analisados pela Caimu independentemente dos demais mobiliários”, explica Izabel.

O projeto apresentado pelo Sindicato dos Chaveiros foi avaliado do ponto de vista técnico e sofreu alterações para adequar-se à legislação, principalmente quanto a questões relativas à acessibilidade, como dimensões e localização nas calçadas, obdecendo aos recuos estabelecidos para permitir a passagem e o acesso de cadeirantes, por exemplo. Além das alterações, o Sindicato forneceu autorização para uso do design na implantação futura de novas bancas.

“A listagem de chaveiros com licenciamento regularizado, hoje, é de cerca de 90, mas há mais uns 30 com solicitação para esse tipo de prestação de serviço”, observa Izabel, que informa ainda que todos os pontos estão georreferenciados pelo Município e os novos já deverão ser instalados no modelo padrão aprovado. O fornecimento de alvará e fiscalização das bancas é de competência da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic).

O novo layout é padronizado, em cor cinza, considerada de menor interferência na paisagem urbana, com as dimensões de espaço publicitário definido por lei, que dará suporte à instalação e manutenção do equipamento. A renovação deve iniciar 60 dias após a autorização da Caimu e serão instaladas um mínimo de sete bancas por mês, a partir da região central em direção aos bairros, observando acessos das princiapis vias em regiões de maior relevância à circulação de veículos e pedestres.

Prefeitura



Categorias:Mobiliário Urbano

Tags:, ,

11 respostas

  1. CARO SENHORES CHAVEIROS,QUERO PARABENIZÁ-LOS POR ESTE MODELO DE CHAVEIRO MODERNO E LINDO,SOU FABRICANTE DE BANCAS DE JORNAIS E REVISTAS, E CHAVEIROS,CABINES PARA A VENDA DE RECARGA DE TELEFONE,CABINES PARA PONTOS DE TAXIS.. PARA TODO O BRASIL,FAÇA UM ORÇAMENTO CONOSCO SEM COMPROMISSO,ENTREGAMOS AI NA SUA CIDADE,VISITEM O NOSSO SITE http://WWW.MINASBANCA.COM.BR E VEJA OS NOSSOS PRODUTOS.
    MINAS BANCA-FÁBRICA- 031.3321.5982
    SÓCIO -DIRETOR- J,MARCOS
    031.9431.2245 TIM
    031.9927.6555 VIVO
    031.8322.1108 CLARO,
    AGUARDO SEU CONTATO

    Curtir

  2. Que feio. Pelo menos o telhado poderia ser telhado vivo, para dar uma vida.

    Curtir

  3. serao de aco ou somente pintadas de cor cinza?

    Curtir

  4. Toma nota, pode haver notícias de vandalismo com fogos no telhado. Mas o projeto foi aprovado pelo Sindicato dos Chaveiros. – Gostei! Quanto vai custar cada banca nova? No mais, ficará boa a padronização, e novos “alvarás” serão bem vindos!

    Curtir

  5. Parece bom, mas acho que falta algo, sei la..
    Acho que alguma propaganda, não sei, essa cor de metal deixou com cara de lata de sardinha.
    ashusahuasuhassa

    A prefeitura precisa tambem deixar bem explicado que não da pra sair escrevendo qualquer coisa na parede das bancas, e meter multa se acontecer.

    Curtir

    • Pela imagem parece ter um espaço para publicidade na lateral… Mas faltou regulamentar um espaço para identificar o “estabelecimento” e tb para divulgar o telefone comercial… Se não for regulamentado tb, pode virar baderna… Na foto tá esquisitinho, mas acho que ao vivo ficará melhor que as atuais.

      Curtir

  6. O design podia ser melhor. Mas o progresso é imenso. Parabéns!

    Curtir

  7. uma pequena luz no final do tunel.

    Curtir

  8. Aquelas fruteiras precisam de uma pequena infra

    Curtir

  9. Quando entrasse na cidade via sertorio tem uma série de vendedores de frutas que tem um padrão “favela”. O que tudo indica, que isso segue em toda cidade.
    Espero que também intervenham e melhorem construindo um mobiliario adequada a esse segmento comercial.

    Curtir

  10. Finalmente! O novo mobiliário urbano é muito bem vindo! Que renovem padronizem as bancas de chaveiro, de revistas, paradas de ônibus, lixeiras, telefones públicos. Porto Alegre tem um mobiliário urbano muito feio há muito tempo. É bom saber que as coisas começam a mudar!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: