Avançam as negociações sobre a modelagem financeira do metrô

As tratativas sobre a modelagem financeira do Metrô de Porto Alegre avançaram na tarde desta segunda-feira, 23. Em reunião com equipes do Ministério do Planejamento e do Tesouro Nacional, em Brasília, o prefeito José Fortunati avaliou alternativas para implantação da obra. Também participaram do encontro o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, e técnicos do Governo do Estado. (fotos) (vídeo)

O esforço da prefeitura é para encontrar meios que superem os obstáculos gerados pela nova formatação de repasse do Governo Federal, previsto somente para o final da obra. Segundo cálculos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), contratada pelo município, o incremento total pode chegar a R$ 1 bilhão.

“Apresentamos alguns cenários ao Governo Federal, sempre com o objetivo de reduzir a necessidade de investimento público e não sacrificar o usuário”, destacou Fortunati. Entre as possibilidades, além das PPPs, esta a modelagem via concessão subvencionada, que permitiria repasses durante a execução da obra, eliminando possíveis custos adicionais e reduzindo carga tributária.

De acordo com Fortunati, a União demonstrou disposição e abertura para discutir novos cenários. “Vamos agora estabelecer um intenso estudo jurídico para definir qual a melhor alternativa’, destacou. Uma nova reunião será marcada para a próxima semana. “O metrô de Porto Alegre está garantido e será realidade’, conclui otimista o prefeito.

Na manhã desta terça-feira, 24, a presidente Dilma Roussef oficializará a inclusão do Metrô de Porto Alegre no PAC Mobilidade Grandes Cidades, juntamente com as demais obras do programa. O ato ocorrerá no Palácio do Planalto. Embora a modelagem financeira ainda não esteja definida, a portaria que será assinada pela presidente permitirá que o projeto avance em alguns pontos, como na implantação do escritório do Metrô, que coordenará de modo integrado todas as ações ligadas ao novo modal de transporte, desde a conclusão dos estudos de demandas até o progresso dos projetos de engenheira.

Prefeitura

Anúncios


Categorias:Metro Linha 2

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: