Início de licitação para obras do metrô de Curitiba será autorizado
Intervenção está orçada em R$ 2,33 bilhões e deve ser iniciada em sete meses
A portaria que autoriza o início do processo licitatório para as obras do metrô de Curitiba será assinada hoje (24) em Brasília. A capital paranaense está entre os municípios que receberão investimentos do PAC Mobilidade Grandes Cidades (PAC 2).
O programa (PAC 2) foi lançado em 16 de fevereiro de 2011 com o objetivo de requalificar e implantar sistemas estruturantes de transporte público coletivo nas grandes cidades brasileiras. Participam da solenidade os ministros das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, do Planejamento, Miriam Belchior, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.
De acordo com a prefeitura da capital paranaense, o governo federal vai repassar R$ 1 bilhão e aprovou a modelagem financeira do empreendimento. A obra está orçada em R$ 2,33 bilhões e além das verbas federais, terá recursos do município, do estado e da iniciativa privada a partir de PPP (parceria público-privada) para a operação do sistema.
Com a portaria, a prefeitura pode publicar o aviso de abertura do prazo de consulta pública do processo licitatório. A assessoria informa que uma minuta do edital de licitação, com os respectivos anexos, estará disponível na internet ainda nesta semana.
O início das obras do metrô deve ocorrer em um prazo de sete meses.
Da Agência Brasil – Curitiba – PORTAL 2014
UPDATE: corrigimos a imagem do traçado previsto
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alias, o site do metro de porto alegre tá bem ruim….
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/poametro/internas/Info/info.html
Não é esse traçado. A matéria original está errada. Tentarei corrigir ainda hoje.
A matéria da qual retirei do portal 2014 estava este mapa. Caso corrija, informe que na matéria estava errado e que tu estás colocando outro mapa. Valeu !
corrigido está 🙂
Com certeza não é o traçado correto. A idéia de transformar as vias em grandes bulevares é realmente muito boa, espero que poa se inspire nesta e em muitas outras. Sem qualificação urbana, no meu ver, o projeto fica incompleto…
Hmm acho que não é esse o traçado não. Não faz muito sentido construir uma primeira linha de metrô assim.
Até onde eu sei, e pelo que a propaganda oficial sugere[1], o metrô de Curitiba vai substituir um dos eixos de corredor BRT.
[1] http://www.metro.curitiba.pr.gov.br/publico/linhaazul.aspx
E, aliás, percebam como o projeto[1] é muito mais racional no que diz respeito ao aproveitamento da superfície pós-conclusão do metrô: o espaço anteriormente ocupado pelos corredores de ônibus será transformado não em mais faixas de trânsito, e sim num boulevar agradável. O projeto de Porto Alegre está muito atrás neste aspecto.
[1] http://www.metro.curitiba.pr.gov.br/publico/boulevard.aspx
quero entender quem negativa a ideia de boulevards…
Esse é o metrô de CWB? Então:
– ou é de pensamento muito pequeno, pelo mapa, visando apenas atender região central, o que veta a periferia..
– ou é muito esperto, fazendo uma possível imitação do loop de Chicago, que dá certo, permitindo que muitas linhas futuras (?) da periferia utilizem esse “loop” central.