Nova alternativa para custear metrô

Em vez de PPP, poderia ser construído por concessão subvencionada

Porto Alegre deverá ser incluída no PAC da Mobilidade Grandes Cidades Crédito: ricardo giusti / pmpa / cp

A presidente Dilma Rousseff confirmará hoje em Brasília a inclusão de Porto Alegre na portaria do PAC da Mobilidade Grandes Cidades. Isso garante a destinação de recursos federais para custear parte da obra do metrô. Não houve, porém, acordo sobre a modelagem financeira da obra na reunião de ontem entre o prefeito José Fortunati, o secretário estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, e representantes do Ministério do Planejamento e da Secretaria do Tesouro Nacional. Sem a modelagem, não há como transferir os R$ 1 bilhão previstos pela União (via Caixa Econômica Federal) ao empreendimento, orçado em R$ 2,46 bilhões. No encontro, surgiu uma nova alternativa: em vez da parceria público-privada (PPP), o metrô poderia ser construído por concessão subvencionada. “É um novo cenário colocado e aceito para discussão”, observou o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, também presente à reunião.

Nessa alternativa, a União repassaria os recursos durante a obra e não somente ao seu término, como propõe o Ministério do Planejamento para o caso de feita uma PPP.

Agora o município encaminhará estudos sobre a segurança técnica e jurídica se a opção a ser escolhida for a da concessão para a execução da obra do metrô. Na próxima semana, o trabalho será apresentado ao ministério, em Brasília. “Nossa preocupação é impedir que encargos financeiros ao empreendedor elevem a tarifa do metrô acima do valor da passagem de ônibus”, explicou Schmitt. Na alternativa da concessão subvencionada, não haveria encargos financeiros adicionais à obra. Para o prefeito José Fortunati, “foi um importante avanço e o metrô está garantido”.

Correio do Povo



Categorias:Metro Linha 2

Tags:,

20 respostas

  1. Atenção: os comentários deste blog estão sujeitos à moderação. Se você postar comentários trollando, fazendo flame partidário, falando palavrões, ou sendo um idiota de maneira geral, seu comentário será apagado. Se você insistir, será banido.

    Curtir

  2. Não adianta discutir, fanatico é foda, é que nem religião, eles não pensam, podem estar comendo o c* deles, pegando toda a grana, mas a ilusão é tanta que eles acham que estão fazendo um bem pra eles.

    Curtir

  3. Bah… to impressionado com o poder do PT… e o Raul Pont então… bah… que cara poderoso!!! O coitadinho do FHC queria fazer o metrô e o PT não deixou…
    hehehehe
    só rindo mesmo dessa gente…

    Curtir

    • Ué, tu fizeste precisamente esta acusação ao Fogaça e ao Fortunati no teu comentário.

      Curtir

    • Bom, então que o faça agora. A prefeitura não impõe barreiras, aliás, está correndo atrás, já fez todo o pré-projeto, já mostrou a necessidade, já mandou o pedido de recursos, já mostrou o traçado, já até vai arcar com grande parte da despesa. O governo federal só precisa largar o dinheiro prometido. Só isso. Não é preciso muito poder para pegar a caneta e liberar o dinheiro que já está até no PAC. Pronto. Vai calar a boca dos críticos. Após 8 anos de Lula e 2 de Dilma vai sair o metrô em Porto Alegre. Vou ficar feliz em dizer que a Dilma ajudou a fazer o metrô de POA. Sinceramente, não dá para aguentar o cara ter o poder nas mãos e dizer: não libero o dinheiro mas é culpa da oposição que estava no poder há 9 anos atrás.
      Mostra teu poder, PT, assina essa liberação de recursos, Dilma! Pára de culpar quem estava há 9 anos aí, é tu que estás agora com o poder nas mãos! Não tem ninguém te impedindo de fazer isso, nenhuma força oculta que vai te tirar a caneta das mãos!
      Assina essa liberação de recursos que vamos todos te elogiar! Cala a boca da oposição!
      Usa de teu poder e vou ficar feliz em voltar atrás com minha crítica!

      Curtir

    • É insuportável o governo federal prometer o dinheiro, colocar no PAC, não liberar e esperar que nós coloquemos a culpa na oposição por isso! Quer elogios! Como a oposição é má!

      Curtir

  4. Nossa! Como o PT é poderoso! Todos os problemas do mundo são culpa do PT…
    esse PortoBobagem é o local com mais fanáticos do mundo!

    Curtir

    • E’ por pessoas como tu, que nos estamos aqui tentando esclarecer, e’ por tipos como tu que POA nao vai para frente.

      Curtir

      • Já disse e repito: Yeda + Rigotto + Britto = 12 anos no Estado.
        Fogaça + Fortunati = 8 anos na Prefeitura.
        FHC = 8 anos no Planalto…

        o teu metrô saiu? a segunda ponte do Guaíba saiu? a duplicação da 101 e a Rodovia do Parque?
        ahhh… mas a culpa é do PT…

        Curtir

        • Esqueceu dos 16 anos de PT na prefeitura? Que conveniente!

          Nenhuma prefeitura do Brasil tem dinheiro pra metrô.
          Nenhum estado além de SP tem dinheiro pra metrô.

          O cerne do problema é o modelo federativo completamente desequilibrado, onde só a União tem dinheiro, e os municípios/estados têm que mendigar politicamente para conseguir qualquer coisa. A União tem dinheiro em caixa pra tocar TODAS estas obras de mobilidade do país. Basta querer.

          Curtir

        • Para TODAS estas perguntas pergunte a RAUL PONT prq ele e seu partido foram contra! E ja que estas ai, pergunte a ele prq ele foi contra a remocao das criancas de rua de POA durante a infindavel admin petista de POA. Nao reclames a mim, o teu partido esta ai agora, com Tarso Genro, depois do maior estelionato eleitoral da historia do estado, conseguiram colocar este fanfarrao desocupado e sem nenhuma serventia no poder. Nao era ele que tinha TODAS AS CHAVES DO PODER?? que so’ ele poderia fazer e acontecer prq tinha canais diretos ao poder central??? E agora qual e’ o problema?????? Nao existe oposicao!!! entao so’ resta a INCOMPETENCIA e ou como eu disse acima, SAO CONTRA O DESENVOLVIMENTO E PROSPERIDADE. Ou sao retardados mentais, tua escolha!!!!!

          Curtir

        • O problema, André, é que Metrô é responsabilidade do governo federal, que é quem fica com a maior fatia dos impostos. E na época do PT na prefeitura, ele não quis saber de metrô = vide Raul Pont: “Porto Alegre não precisa de Metrô”.
          Agora que prefeitura e estado se propõe a arcar com a maior parte do custo, o governo federal não aceita, ou pior, diz que aceita e mas não libera o dinheiro.

          Curtir

        • Gil Vicente disse tudo.

          Alguem lembra de alguem falando nos anos 90 que Poa não precisava de metrô por que era uma metropole com ares de interior?
          HAHA…
          Por isso que não saiu o tal metrô…
          Mas tem fanatico pra tudo,

          PT ficou quase 20 anos em Porto Alegre e RS, e o que conseguiu?
          Afundar o estado, criar dividas, fazer a cidade parar no tempo, tudo por que se metem a populistas, ficam de bla bla bla que a orla é do povo, que poneis são de todos, que rico não pode isso e aquilo, mas são eles que moram numas mansões né..

          Mas não adianta, fanatismo é foda, o cara deve ter sonhado que com a Yeda no governo, o tio Lula iria liberar alguma verba pra construir algo, sendo que o RS é um dos “mercados” mais importantes para o PT.

          Curtir

        • A nova Pont não saiu pq o Raul Pont e seus “companheiros” realizaram uma campanha contra o projeto da Concepa. Lembra? O mesma vale para a duplicação da 101, o PT seus aliados derubaram o DUPLICA RS da Yeda, recorda? Bem como o Pontal, o Cais do Porto etc…..

          Curtir

    • De boa, ou adiciona mais profundidade aos teus comentários ou vai comentar no terra, pode ser?

      Curtir

  5. So uma pergunta:
    o metro de poa ja nao tinha sido prometido(pelo PAC) pelo Lula e pela Dilma no passado??…

    …Ou foi so propaganda enganosa??

    Curtir

    • Assim como foi prometido e até lançado pelo Britto e pelo FHC.

      Curtir

    • Que palhaçada. A Dilma vem aqui, anuncia os recursos para o metrô e garante que vai ser construído. Daí agora na hora de liberar a grana ficam se fazendo de loucos, tira o corpo fora… Isso que da nojo, cada dia me da mais raiva pq sei que não é a primeira vez que isso acontece!

      Curtir

      • O PT tem um objetivo, e esse objetivo e’ IMPEDIR PROGRESSO e PROSPERIDADE. De novo eu repito, enquanto vcs votarem no PT, PDT, PTB, PCDB, PPS e todo o resto da esquerda, vcs nao terao desenvolvimento. Eles sao contra o desenvolvimento do individuo e populacoes, eu nao sei como explicar isso de uma maneira que ate’ vcs entendam. A esquerda se “fundou” baseada nas alucinacoes de Marx. Um homen que numca entendeu e sempre temeu a revolucao industrial e ate’ hoje tem debeis mentais que seguem esta mesma “ideologia”, portanto nao fiquem assustados com a total falta de qualificacao, mentiras e jogos politicos dete partido, porque no fim, intriga, traicoes e crimes sao as unicas coisas que eles entendem. Para esta reba humana, somente a luta pelo poder interesa, vcs e o resto da populacao nao estao nos planos deles, a nao ser quando eles se perguntam em quem e como irao pagar por suas falcatruas dai sera vcs que pegarao a conta. Povo sem virtudes acaba por ser…..petista.

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: