Projetos executivos da Orla começam a tramitar na prefeitura

Proposta prevê revitalização de 1,5 km da Orla Foto: Divulgação/PMPA

Dois projetos executivos do trecho inicial de 1,5 km da revitalização da Orla do Guaíba foram entregues na manhã desta quarta-feira, 25, ao prefeito José Fortunati. O arquiteto Taco Roorda, do Escritório Jaime Lerner, apresentou o detalhamento de paisagismo e arquitetura da primeira fase. O encontro foi acompanhado por secretários e técnicos da prefeitura. (fotos)

Especificações da concepção e detalhes como tipos de plantas e flores utilizadas no trecho da Usina do Gasômetro até a altura da primeira curva da avenida Beira Rio constam nos documentos entregues. “Este material representa o avanço do processo para a revitalização da Orla. Agora será o trâmite nas secretarias e posteriormente a licitação para o inicio das obras”, afirmou o prefeito ao falar da qualidade do projeto. “Está tudo muito bonito. Quem olhar para uma foto da Orla vai saber que é Porto Alegre”, completou.

Inovação – Pela primeira vez na história da cidade, a extensão da Orla do Guaíba receberá investimento público para transformar a beira do lago em parque de lazer para os porto-alegrenses e turistas. A proposta completa da prefeitura prevê a revitalização unificada de 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e a foz do Arroio Cavalhada, na avenida Diário de Notícias. “Nossa ideia é valorizar o espaço, transformando em parque para a população”, enfatizou Roorda.

Pontos importantes dos projetos

  • Reurbanização total da Praça Julio Mesquita (que fica em frente à Usina)
  • Novo terminal de embarque para os barcos de turismo;
  • Novos bares;
  • Quadras esportivas com vestiários;
  • Decks de madeira a beira d’água;
  • Jardim de plantas aquáticas;
  • Mirantes/belvederes na altura da avenida;
  • Tratamento do talude e construção de escadarias para a contemplação do por do sol;
  • Sistema de iluminação com lâmpadas tipo led;
  • Ilhas com equipamentos de ginástica;
  • Pequenas praças com equipamentos para as crianças;
  • Local para caminhadas;
  • Ciclovia;
  • Tratamento paisagístico.

Andamento do projeto:

16/12/2011 – Foi assinado o contrato com o escritório Jaime Lerner.

06/01/2012 – Por quatro dias, seis arquitetos do escritório do Jaime Lerner visitaram diferentes pontos da cidade e reuniram-se com representantes das secretarias para ouvir as ideias e entender as necessidades para a faixa que será revitalizada. No dia 6, o prefeito José Fortunati encontrou os técnicos e trocou informações sobre o projeto.

30/01/2012 – O prefeito José Fortunati esteve reunido com o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, em Curitiba, para tratar do projeto de revitalização da Orla do Guaíba. Na capital paranaense, o prefeito conheceu a proposta preliminar de revitalização de 1,5 mil metros iniciais da Orla.

16/02/2012 – O prefeito José Fortunati e o arquiteto Jaime Lerner participaram de reunião da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge), para apresentação do projeto.

20/03/2012 – O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) para a primeira etapa foi aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental.

25/04/2012 – Entrega dos projetos executivos de Arquitetura e Paisagismo.

Prefeitura



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, ciclovias, Lago Guaíba, ORLA, Projeto de Revitalização da Orla, Reurbanização, Zona Sul

Tags:, ,

10 respostas

  1. Esse projeto ja foi aprovado pela camara…?

    Curtir

  2. E sobre a ilha grande, iha do pavao ilha das flres qual os projetos que a prefeitura tem sobre tratamento de esgoto,urbanizaçao e calsamento das ruas???

    Curtir

  3. Se tem algum progeto para a urbanizaçao para as ilhas que ainda nao foram urbanizadas??

    Curtir

  4. Estou aqui no Rio de Janeiro torcendo que as boas idéias tornem-se projetos, passeios, alamedas, calçadões e que a orla do Guaíba seja devolvida a todos moradores e visitantes. Oxalá um dia voltando definitivo para minha cidade natal esteja mais Alegre do que a deixei em 1985 !! Com certeza já está muito mais limpa, arborizada, cuidada, falta realmente redefinir toda a orla da cidade, devemos devolvê-la a quem inspirou seu nome… Respeito nossa Capital de todos os gaúchos, nossa Porto Alegre com aquele incomparável por do sol…

    Agora façamos das palavras CONSTRUÇÃO !

    Curtir

  5. Quero algo de 1º mundo! Chega de projetos cafonas espalhados pela cidade!

    Curtir

  6. Mais uma maquete…
    Espero que fique bonito como está na montagem.
    Basta de montagens espetaculares e obras toscas.

    Curtir

  7. Esses ferros inclinados serias os postes de iluminação ? Ficaria muito bom se fosse.

    Curtir

  8. tipo isso? http://sp270.fotolog.com/photo/25/58/53/yucifer/1218414542739_f.jpg

    Desculpa rodrigo, mas acho nada a ver… Seguindo tua idéia, na minha opinião ao invés de um gigantesco, poderiam ser vários “esguichos” menores com show de luzes de noite… Que acha?

    Curtir

  9. Seria muito interessante ver ao projeto um jato d’água gigante, ao estilo do que tem em Genebra na Suíça, daria uma identidade nova a Porto Alegre, mais moderna, limpa, e seria um custo baixo também! Seria bom o Dr. Jaime Lerner pensar um ponto legal para colocá-lo.
    Obrigado.
    Rodrigo

    Curtir

  10. O projeto está tomando forma e se solidifcando. Fico cada vez mais feliz e cada vez mais acredito que tudo isso se concretize 🙂

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: