Mas isto é uma ciclovia ?

Começa pintura de trecho da ciclovia da Ipiranga

Jornal Metro – Porto Alegre

____________________

Só não entendo por que entregar parte da ciclovia …



Categorias:Bicicleta, ciclovias

Tags:, , ,

29 respostas

  1. No vídeo da Holanda, é posto alcatrão pintado. Outra coisa é pintar em cima do alcatrão ou ou calçada. Quando chover vai passar a chuva pelo chão ou ficará retida pela tinta?

    Curtir

  2. Pra começar está bom, depois as coisas vão melhorando com o tempo, até porque teremos de aprender o know how para esse tipo de espaço público, adaptado as nossas características.

    Curtir

  3. Sim, é uma ciclovia. Do jeito brasileiro, é claro …

    Curtir

  4. O bom de ter essa cilclovia na Ipiranga, é que vai dificultar as pessoas de jogarem lixo no diluvio.

    Só espero tambem que a EPTC puna os ciclistas que andarem fora dela.

    E claro, qual o limite de velocidade para uma ciclovia? haha

    Curtir

  5. Essa ciclovia não é uma obra eleitoreira, quem anda de bike só reclama dela, o resto da população ta pouco se lixando, não vai dar voto nenhum…
    É uma obra bancada pelo zaffari, que eu saiba..
    haha

    De resto, as primeiras fotos são de dar medo, a ciclovia da Ipiranga ta ficando show.

    Curtir

    • Só se reclama pelo simples fato de que ela está sendo feita não numa concepção de PRATICIDADE e sim levando-se em conta o não atrapalhar o trânsito!!
      Agora me respondam, se o Zaffari e o Praia de Belas é que estão bancando a parada, pq não se exigiu uma ciclovia nos DOIS lados da Ipiranga e não em um só, ESTREITO e mudando de lado NOVE vezes do Praia de Belas até a Av, Antonio de Carvalho??
      Façam um exercício: imaginem, pedestres mudando 9 vezes de lado numa avenida, teria sentido?? imaginem carros mudando 9 vezes de lado numa avenida, teria sentido?
      pq pra bicicletas é possível??

      Curtir

      • Ai é com a prefeitura, o Zaffari e o PDB estão só bancando.

        Não são obrigados, nem burros de gastarem o dobro numa obra que eles nem deveriam fazer.
        E a prefeitura não tem verba pra isso, é o que sobra, se alguem faliu a prefeitura né? Vão fazer o que?

        Tem coisa muito mais importante pela frente.

        Curtir

        • Claro que a prefeitura tem grana pra isso!! 20% do valor das multas de trânsito deveria ser AUTOMATICAMENTE repassado para obras em ciclovia ou em educação no trânsito, mas como foi divulgado pela mídia somente 5% foram usados em 2009, 9% em 2010 e 8% em 2011…e é por isso que o Ministério Público quer barrar o orçamento da prefeitura até que ela dê um jeito de cumprir com o que predetermina o Plano Cicloviário de 2009: 20% do valor das multas de trânsito para ciclovias ou educação no trânsito e o que NÃO VEM SENDO CUMPRIDO!
          Sobre o Zaffari e o PDB: são ações que visam ser uma “COMPENSAÇÃO POR OBRAS DE GRANDE PORTE” ou seja, por construírem Shoppings eles compensam a prefeitura com obras de uso comum! Agora cabe a prefeitura exigir serviço bem feito! e se a prefeitura não o faz: CABE AO CIDADÃO FISCALIZAR E COBRAR!!
          E mais, tem um programa de incentivo ao turismo por trilhas e por bicicleta do Governo Federal que está, praticamente, dando dinheiro: é só a prefeitura fazer UM PROJETO que ganha a grana! Do Governo Federal nunca teve tanta grana!

          Curtir

  6. A cor vermelha não é padrão universal: cada país tem seu código de trânsito e define conforme preferir. Mas o vermelho é bastante usado em vários lugares. Apesar de eu ser gremista, acho interessante a ideia de remeter a um “tapete vermelho”, que a cidade estende àquelas pessoas que preferem usar a bicicleta no lugar do carro. O verde também poderia ser interessante, por se alinhar à ideia de sustentabilidade e preservação ambiental. Acontece que essa cor se confunde muito com a vegetação do entorno. É exatamente por isso que aquelas placas de orientação em cidades e estradas foram substituídas por placas azuis.

    Curtir

  7. O pior é ver a prefeitura cobrar do moradores calçadas LINDA, LIMPAS, SEM ONDULAÇÕES = perfeitas…enquanto nos da ruas ESBURACADAS, ONDULADAS, CHEIAS DE REMENDOS!!

    Curtir

  8. E’ impressao minha ou o pavimento dessa ciclovia da Ipiranga ta todo “ondulado”??

    Curtir

    • adivinha!??!? sempre vai estar ondulado!!
      o que os caras não percebem é q a bicicleta é mais sensível a ondulações do que os carros, pq a grande maioria delas não tem amortecedor…mas pra prefeitura tanto faz…se ta feito ta feito, não importa q seja de qlqr jeito!
      Devido as ondulações tbm é impossível de pedalar em determinados trechos da Av. Protásio Alves, como em frente ao Hospital de Clínicas!

      Curtir

  9. A cor vermelha nao e’ padrao, tanto que em Londres a cor utilizada para ciclistas e’ azul. Mas isso, sinceramente, nao e’ importante. O fundamental e’ que haja meios de punir os que nao respeitam a sinalizacao. Se nao ha’ punicao, nao ha’ obediencia. E’ simples, mas na prefeitura o simples nao e’ simples, e’ complicado.

    Curtir

  10. Primeiramente, fico muito feliz pela existência do Jornal Metro, nenhum outro jornal de PoA abordaria o tema de forma tão direta e objetiva.

    Outro ponto que eu achei curioso é o seguinte: “…se ele não é pavimentado, a culpa é do morador, que deve arrumá-lo”, disse Cappellari. É impressão minha ou o Cappellari / EPTC está colocando a responsabilidade das ciclovias para o imóvel junto à calçada?

    Curtir

    • É sempre assim: segundo CARROPELARI ou a culpa é dos outros, ou que se deem por satisfeito pq mesmo mal feito é melhor do que o nada de antes…Porto Alegre tem gerentes tristes e ignorantes!

      Curtir

    • O que acontece é que as calçadas são consideradas uma via pública ao mesmo tempo em que possuem construção e manutenção privada. Isso é, o proprietário do imóvel comercial ou residencial é responsável pela construção e manutenção da calçada, tendo que garantir um caminho seguro para os pedestres, porém, não é considerado o “dono” dela.
      Se eu abrir um restaurante por exemplo, sou obrigado a construir uma calçada bem bonita e manter ela inteirinha pro pessoal que vai passear por ali, mas não posso colocar mesas e cadeiras nela pois estaria ocupando uma via pública.
      Malandragem do nosso código de leis para transferir os custos dessas obras para a população. Quando uma calçada está bonita, é trabalho da prefeitura, quando está destruída, é descaso do dono do prédio.
      Nesse caso, como a ciclovia foi simplesmente pintada em cima da calçada, eles devem estar tentando transferir mais essa responsabilidade para os proprietários.

      Curtir

      • Daí é uma baita sacanagem… a prefeitura pinta uma faixa em cima da calçada e diz para o proprietário: “Agora aqui é uma ciclovia, faz ela ficar bonita, segura, funcional de acordo com as normas”

        Curtir

    • E se eu for um morador, mas for contra ciclovia passando em frente ao meu imovel, posso sem mais nem menos deixar uma calçada perfeita, e meter uns troncos de arvore na ciclovia?
      shushuashuahuauahuashusa

      Essa da EPTC foi canalha.. haha

      Curtir

  11. Eis aí um excelente exemplo de obra eleitoreira. Como as bicicletas são o fetiche de 2012, ciclovias a toque de caixa estão surgindo em todos os cantos. Enquanto isso, obras muito mais importantes para a habitação e saneamento vão continuar sendo proteladas indefinidamente.

    Curtir

    • é o velho modismo,pessoas que parece que vivemna Disney brigando por um padrão europeu qd não há nem o básico como segurança e educação por exemplo!!! Enquanto isso elegem os mesmos odones, otavios germanos, zachias..etcs ou a renovação que me apresentam são os danrleis, manos changes, marquezans e manuelas da vida!! ah por favor

      Curtir

  12. Parece que não há um padrão claro a ser seguido. O que também me incomoda é esta cor vermelha do pavimento, qual é a justificativa? Em vários países que possuem ciclovias ultra bem-estruturadas, e até mesmo em Curitba, elas não são pintadas. A pintura vermelha do pavimento, para meu gosto enfeia muito o espaço urbano e além do mais é um gasto, considerável, que poderia ser evitado. E se for para pintar, que se pinte de verde (existem tonalidades show), uma cor mais a ver com a proposta de cidade que privilegia o meio ambiente e uma nova forma de viver e conviver.

    Curtir

    • Buenas, de fato não há um padrão para ser seguido na construção de ciclovias e ou ciclofaixas, pq a Prefeitura e a EPTC se limitam a não cumprir o que foi determinado pelo Plano Cicloviário criado por eles mesmo. No entanto, a cor vermelha é padrão… VEJAM na Holanda…http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eaE4KOZzQOg
      A principal reclamação pertinente aqui em Porto Alegre, é q a ciclovia da Ipiranga vai mudar 9 vezes de mão (ou de lado no Dilúvio) do Pôr do Sol até a Av, Antonio de Carvalho, alem de sofrer estreitamentos em variados pontos, bem como de ter de dividir com os pedestres as calçadas nos viadutos sobre o arroio, o que é proibido por lei…sem falar q estre trecho na Ipiranga que leva do nada ao nenhum custou 288 mil reais, e que se se fosse fazer retirando (ciclofaixa do lado direito da via) uma das faixas de rolagem custaria menos de um terço, além de forçar a convivência e sobretudo, a mudança de hábito dos portoalegreses q passaria a optar pela bicicleta como meio de transporte, devido a rapidez e economia!

      Curtir

      • Remover uma das faixas da Ipiranga para criar uma ciclofaixa só levaria a mais transtornos nessa avenida, que já sofre com trânsito pesado nos horários de pico. Não é assim que se melhora a qualidade de vida da população. Se os governos querem incentivar o uso de qualquer transporte alternativo aos automóveis, seja bicicletas ou diversas formas de transporte público, então que melhorem a qualidade destes e os tornem mais atrativos, e não piorem o uso dos carros. Ninguém vai começar a usar bicicletas e ônibus porque tornaram o uso de carros pior, acreditar nisso é muito ingenuidade. A população só vai se revoltar, e com razão.
        Infelizmente, esse pensamento reverso é típico do Brasil: Ainda esse ano querem aumentar o imposto sobre bebidas industrializadas para tornar os refrigerantes e bebidas alcoólicas mais caras e favorecer o consumo de sucos de frutas naturais. Na maioria dos restaurantes, um refrigerante sai 3 reais e um suco entre 5 e 6. A “solução” do governo é cobrar 6 ou 7 nos refrigerantes. Perfeito!

        Curtir

        • não é isso tchê, mas tem a ver com a fiscalização, pq é só passar pela Ipiranga e notar q uma das faixas tem sempre carros estacionados…ou seja, se não tivesse carros estacionados, daria pra pôr a ciclofaixa ali…isto é, das 4 faixas da Ipiranga 1 é pra estacionamento – inclusive no horário de pico – por isso digo q a ciclofaixa não mudaria nada do trânsito!
          E todo mundo sabe que tem q haver um COMPARTILHAMENTO das vias públicas, e q só assim será possível mudar a dinâmica do transporte no país.
          Na Ipiranga não tem mais o que fazer, mas essa é um a ideia pra outras vias da cidade, pq por via pública se entende de todos…todos modais de transporte, inclusive bicicletas e carros!

          Curtir

        • Gabriel, como você imagina melhorar o transporte público e deslocamento de bicicletas sem causar impacto no trânsito dos carros particulares? Se existem outras opções de modais que são mais eficientes no âmbito de aproveitamento do espaço urbano, não é necessário ter 4 faixas para carros, pois dessa forma diminui a demanda.

          Curtir

      • Luis Felipe, que video fantástico este que postou.
        É impressionante a qualidade da construção da ciclovia na Holanda.
        É de babar.
        Quanto mais a gente conhece os outros países mais a gente se dá conta que moramos no _ _ do mundo!

        Curtir

        • Eu já andei muito de bicicleta e hj, e pelo que vejo muito particularmente, acho que andar a pé é muito melhor e sobre isso ninguém fala. O que vcs não se deram conta é que, como o caso da restinga, é pior do que não criar a cultura da bicicleta ao invés de carros e sim criam das bicicletas ao invés da andar a pé, pois se tá diminuindo a calçada…

          Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: