Edemar Tutikian fala sobre Cais Mauá, revitalização da orla do Guaíba e usina do lixo

O sempre otimista secretário municipal de Assuntos Especiais, Edemar Tutikian, garantiu, nesta quinta, em palestra na Sociedade de Engenharia, que ainda no decorrer do segundo semestre deste ano deverão ter início as obras do projeto de revitalização do cais Mauá. Explicou ao presidente da entidade, arquiteto Sérgio Zimmermann, e aos demais participantes do Bom Dia Engenharia, que um conceito básico observado no empreendimento é de que tenha assegurada a sua sustentabilidade econômico-financeira, a fim de não sobrecarregar o poder público. O mesmo critério, salientou, norteia a revitalização da orla do Guaíba, entre a usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, próximo ao BarraShopping, com 7 km de extensão, cuja primeira etapa, com 1.500 metros, deverá ser licitada no primeiro semestre deste ano.

Outro projeto especial que apresentou refere-se à central de tratamento de resíduos sólidos, que transformará em energia limpa as 1.500 toneladas de lixo geradas diariamente em Porto Alegre e que são atualmente transportadas até a região de Minas do Leão, num percurso de 113 km. Informou que dez grupos manifestaram interesse no projeto, cujo investimento é estimado em R$ 500 milhões, totalmente com recursos privados. Em sua explanação, o secretário Edemar Tutikian apresentou ainda o andamento dos projetos de implantação de estacionamentos subterrâneos e do complexo cultural do Porto Seco, que será iniciado com a construção das arquibancadas do Sambódromo da Capital.

Danilo Ucha – Jornal do Comércio



Categorias:Projeto de Revitalização da Orla, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , ,

6 respostas

  1. “…..no decorrer do segundo semestre deste ano DEVERAO ter início as obras do projeto de revitalização do cais Mauá…”
    Ta. Senti cheiro de merdda no ar.

    Curtir

  2. Revitalização e paisagismo também está precisando a Av. dos Estados, quando passarem pela avenida analisem e facilmente chegarão a esta conclusão. Esta avenida é o portal da entrada da “Capital dos Gaúchos”, mais parece a porto dos fundos de um quintal abandonado, a copa está chegando e se ficar como está, vai ser uma péssima impressão para quem chega, assimo como as estações do trensurb que tem até grama na parede da estação Niterói, tem de ter alguém com visão e resolver estas questões simples de um lugar civilizado.

    Curtir

    • Gente, as coisas não andam em Porto Alegre, porque falta uma coisa que eu sempre falo aqui. “MANUTENÇÃO ” . Nas paredes da estação Niterói ( e em muitos outros lugares na Grande Porto Alegre) tem grama crescendo, porque não tem ninguem que cuide, que limpe, que conserte, que pinte. Fica tudo ao leo dai quando vão arrumar não é mais consertar é REVITALIZAR porque tudo esta morto, arrazado. Daí licitação e milhões e lentidão e o que é pior roubo.

      Curtir

      • Verdade, é brabo passar em lugares de obras gigantes como a rótula da carlos gomes e ver vegetação crescendo em paredes, goteiras, imundície, etc.. todas coisas pequenas que somadas transformam o lugar numa coisa muito mais feia do que realmente é. isso que parece haver profissionais de limpeza diariamente no local. MANUTENÇÃO JÁ!

        Curtir

    • A Zona Norte já está contemplada merecidamente com o METRÔ, e em breve começarão as obras.

      Já a ZONA SUL tem um trânsito caótico, que só piorará nos próximos anos, tendo em vista a quantidade de unidades habitacionais (prédios, casas) que estão sendo construídos nessa região.

      Já temos o AEROMÓVEL instalado por boa parte da Av. Loureiro da Silva. Esse meio de transporte é a solução para que daqui a alguns anos não vire o CAOS o deslocamento para essa parte da cidade.

      O AEROMÓVEL, hoje, indo pelo menos até o Barrashopping, É FUNDAMENTAL !!!!

      Poderia, dali, ter um TERMINAL DE ÔNIBUS (aliás já tem da Carris) para desafogar o trânsito para outros bairros dessa região de Porto Alegre.

      A duplicação da Beira-Rio NÃO vai ser suficiente.

      A ZONA NORTE já tem metrô, e ouço falar em Aeromóvel indo para CANOAS.

      Com todo o respeito, mas CANOAS não pertence ao nosso município !!!

      A Zona Sul engloba uma grande parcela da população nos bairros Cristal, Tristeza, Cavalhada, Ipanema, Guarujá, Espírito Santo, Restinga, Lami, e por aí vai …

      Precisamos da força dos nossos representantes no município, pois ESSE É O MOMENTO, de darmos continuidade a melhora dos meios de transporte dessa cidade: AEROMÓVEL PARA ZONA SUL JÁ !!!

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: