Agentes de viagem e jornalistas portugueses conhecem a Capital

Raul Mendes da Rocha com agentes de viagem em tour pelo Centro Histórico Foto: Divulgação/PMPA

Agentes de viagens e jornalistas de Portugal estão em Porto Alegre para encontros de negócios com empresas do trade local e visita aos principais atrativos turísticos e culturais da capital gaúcha. O fam tour é uma iniciativa da companhia aérea portuguesa TAP e tem o apoio da Secretaria de Turismo de Porto Alegre (SMTUR) e Secretaria Estadual de Turismo, além das secretariais municipais de Gramado, Bento Gonçalves, Canela e Cambará do Sul, cidades que também serão visitadas pelo grupo.

Os profissionais portugueses desembarcaram na Capital no final da tarde de domingo, 6, e na manhã desta segunda-feira, 7, fizeram um tour guiado pelo Centro Histórico, na região da Praça da Matriz, onde receberam as boas-vindas do secretário municipal de Turismo, Raul Mendes da Rocha. “É muito importante que os agentes do mercado conheçam o destino que irão oferecer em seus pacotes turísticos. Nosso desejo é que tenham uma boa experiência em Porto Alegre e estabeleçam bons negócios com o trade local”, destacou Mendes da Rocha. Nos últimos anos, a SMTUR tem promovido workshops em cidades da Europa, como Lisboa e Porto, apresentando a agentes e operadores de turismo a capital gaúcha e o Sul do Brasil como um destino novo e diferente a ser descoberto.

Verde e tranquila – Na primeira noite que passaram em Porto Alegre, os agentes de viagem Jorge Santos, da Agência Abreu, e Miguel Fonseca, da Soltropico, ambos de Lisboa, não perderam tempo. Depois de um “fantástico” churrasco, como disse Santos, foram caminhar pela região da Calçada da Fama, no bairro Moinhos, e ficaram encantados. “É uma cidade muito tranquila, tanto à noite quanto de dia”, comentou Fonseca. Nesta segunda-feira, 7, a primeira coisa que fizeram foi conhecer os parques Redenção e Moinhos de Vento. “Porto Alegre é muito verde, impressiona, e a primeira coisa que faremos terça-feira será correr no Parcão”, antecipou Fonseca, já familiarizado com o apelido dado ao parque pelos porto-alegrenses. Na sua avaliação, para um agente de viagem conhecer um destino pode resolver “50%” da venda de um pacote turístico.

A representante da TAP, Ana Paula Carvalho, que integra o grupo, ressalta que o voo direto da companhia aérea entre Porto Alegre e Lisboa abre novas portas. “Essas viagens de reconhecimento de novos mercados permite aos agentes de Portugal combinar em uma mesma viagem mais de um destino no Brasil. Isso aumenta a atratividade para o turista”, disse. Desde que passou a operar voos diretos entre a capital gaúcha e Lisboa, em junho de 2011, a TAP tem buscado ampliar a promoção e divulgação do Rio Grande do Sul junto ao mercado europeu.

À tarde, o grupo irá conhecer o estádio Beira-Rio e mais atrativos do Centro Histórico, na região do Mercado Público. Terça-feira, 8, participa de um café da manhã organizado pela Secretaria de Turismo da Capital com agentes e operadores de turismo. Às 10h, o grupo faz o city tour Linha Turismo, seguido de visitas a museus e centros culturais. Na quarta-feira, 9, os agentes portugueses começam um roteiro pela Serra Gaúcha, que se iniciará por Cambará do Sul. O retorno a Lisboa será no domingo, 13, a partir do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Portugal é o nono maior emissor de turistas para o Brasil. Em 2010, quando 189.065 portugueses visitaram os destinos brasileiros, 78,4% deles afirmaram que suas expectativas foram superadas ou atendidas plenamente. Cerca de 77% já haviam visitado o país outras vezes, e 97,5% manifestaram intenção de retornar.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:TURISMO

Tags:,

3 respostas

  1. Eles devem sair bem espantados com o nosso desprezo com os prédios históricos e monumentos.

    Curtir

  2. Será que já mostraram o Monumento à Orla Abandonada (vulgo Gasômetro) para eles? kkk

    Curtir

    • Quatro pessoal acharam a iluminação do gasômetro liiiinda. Como diria Waldez Ludgwig, um bom exemplo de melhoria do cocô.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: