Uma volta pela ciclovia da Avenida Ipiranga

Vejam o vídeo, gravado por 

Naian Meneghetti Sader

Este é o trecho de 416 metros da ciclovia da Av. Ipiranga “inaugurado” hoje, as 10h, pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.

A ciclovia completa terá 9,4 Km.

Previsão de término da obra da ciclovia inteira: final de 2012.



Categorias:Bicicleta, ciclovias

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29 respostas

  1. “Capaz” que a Prefeitura não ia iniciar a obra dessa ciclovia na parte bem em defronte ao prédio da EPTC e em frente à sede do jornal de maior circulação do RS. Mas o que me admira é essa “inauguração” parcelada da obra… Não duvido de mais nada…

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  2. Ontem, pela manhã, percorri quase todas ciclovias e vi 1 ciclista. Em ipanema as pessoas usam a ciclovia para correr.

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  3. nao sei oq é pior a ciclovia ou o naian.

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  4. O que fazer com as pessoas que usam a ciclovia para caminhada / corrida? Digo, legalmente podemos fazer alguma coisa? Eu sou ogro, vou atropelar direto, mas só pra saber…

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  5. Até achei bem legalzinho.

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  6. Tudo bem que sao so’ 400m, mas pelo menos tiveram a ideia de fazer, o que ja’ e’ alguma coisa. Os petistas ficaram 16 anos na prefeitura sem atinar a fazer algo. Alias, 16 anos e’ a media de tempo que um petista demora para aprender a escrever seu proprio nome.

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    • Ricardinho, Ricardinho.

      Vamos parar de falar do que os Petistas fizeram ou não fizeram, se não a discussão não vai para frente, o que estou discutindo é umas inaugurações meio esquisitas, muito mediáticas para pouca coisa (e pelo que eu saiba, foi grande parte o Zaffari que pagou!).

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  7. Bah! Já virou pista de corrida e de caminhada…

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  8. Incentivo a bicicletas de maneira inteligente.
    “Dinamarca:
    Em Copenhague há bicicletas grátis por toda a área urbana, liberadas por uma moeda que é devolvida ao usuário no momento da devolução do veículo. Os anúncios brilhantes pintados nas bicicletas ajudam a pagar a manutenção delas (que possuem GPS para rastreamento e a forma e o tamanho dos componentes únicos, assim o roubo de peças se torna inútil). Atualmente, 36% dos habitantes da cidade usam a bicicleta para ir à escola, ou trabalhar.”
    Fonte: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/39125/000825640.pdf?sequence=1

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  9. A defensora voraz da prefeitura disse por aí que isso é um protótipo. Na minha área, protótipos horríveis como esse são jogados fora e o projeto recomeça do zero, com um bilhetinho lembrando pra nunca mais tentar tamanha cagada de novo.

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  10. Mais da metade dos obstáculos são árvores mal projetadas.
    Pq não arrancam elas e colocam novas mais adequadas no lugar???

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    • Mais um motivo para nunca jamais se fazer uma ciclovia no talude. Um aproveitamento bem mais racional do talude seria fazer o seguinte:

      1) transformar a faixa da direita, que hoje praticamente é só carro estacionado, em ciclofaixa
      2) manter três pistas de rolamento em toda extensão da avenida, sem nenhuma exceção
      3) abrir vagas “soltas” de estacionamento sobre o talude, a exemplo do que já existe perto da Av. Getúlio Vargas.

      A vantagem de usar o talude para estacionamento é que estacionamento é a única estrutura viária que não precisa de uma “continuidade” pois, por definição, os veículos ficam parados apenas. Dessa forma, não precisamos fazer absolutamente nada com relação às coisas imexíveis instaladas no talude – os postes de alta tensão e as árvores. Nos pontos onde existem estes obstáculos, simplesmente não haveriam vagas.

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      • Arrancar na pista de alta velocidade é meio complicado, hein. Talvez por isso essa ideia não é mais aplicada.

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        • Olha, em um mundo ideal a pista da esquerda é para ultrapassagem e velocidades maiores, mas estamos falando de uma avenida com diversas conversões lentas à esquerda. Qualquer um que dirige por lá há mais tempo sabe que o lugar pra correr é a pista do meio.

          Pra falar a verdade, nem estacionar a direita é muito seguro nessa avenida. Eu diria que é especialmente perigoso se alguém tem que desviar do carro que está saindo, pois se o motorista perde o controle do carro ele entra pras estatísticas de carros que caíram no dilúvio.

          Tem MUITA coisa pra arrumar na Ipiranga. A primeiríssima delas é a velocidade que sua estrutura “sugere” aos motoristas. Limite de 50km/h e uma sincronia semafórica decente fariam milagres ali já.

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      • a idéia é boa, mas seria perigoso de atravessar a ipiranga, que tem quadras bem longas.

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    • Ô Adriel que horror, arrancar as árvores por causa de uma ciclovia, te orienta meu. Árvores mal projetadas perdeste uma ótima oportunidade de ficar quieto.

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    • pô Juliana, não gostas de corte de árvores mesmo hein? kkk

      Mas falando sério, não é nem questão de mal projetadas. Todas árvores ali estão irregulares mesmo, pois pelas regras da prefeitura não deveriam haver ali para não prejudicar a canalização do arroio, lembro de ter lido isso em algum lugar. A princípio foram todas plantadas por moradores ou cresceram por conta própria.

      Não que isso me faça discordar da opinião do Mobus, mas enfim.

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    • Porque em Poa árvores são vacas sagradas.

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  11. Se inaugurarem cada trecho de 416m teremos 22 inaugurações.
    Eta prefeitinho inaugurador este!
    Parece até o milagre da multiplicação dos pães!

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