Em Porto Alegre, o entorno da rótula próxima ao monumento das Cuias teve o asfalto recapeado há dois meses e desde então a sinalização para pedestres não foi pintada
O novo revestimento de asfalto no entorno da rótula próximo ao monumento das Cuias pode até ter sido comemorado pelos motoristas que circulam em Porto Alegre, mas a celebração não se estendeu aos pedestres.
Desde que foi concluída a obra, há dois meses, o trecho que une as avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), Aureliano de Figueiredo Pinto e Augusto de Carvalho não teve a faixa de segurança pintada. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) assegura que a sinalização deve ser realizada ainda nesta semana.
Morador do bairro Menino Deus, Osmar Moreira, 63 anos, enfrenta dificuldades para atravessar a rua e chegar à pista de caminhada localizada às margens do Guaíba.
— Depois que reformaram o cruzamento, não foram recolocados os sinais de trânsito. É difícil, principalmente, pro pessoal que faz ginástica e, normalmente, é mais velho — reclama o aposentado.
O corretor de imóveis Luiz Corrêa, 52 anos, calcula o tempo que leva para cruzar a rua:
— Às vezes, fico ali cinco minutos. Eu tenho uma boa condição física, mas quem não consegue correr tem mais dificuldade. É preciso estar bem atento.
A saga para atravessar a Avenida Edvaldo Pereira Paiva também é enfrentada pela aposentada Avani Cardoso, 68 anos. Ela se exercita diariamente nos aparelhos de ginástica.
— É um perigo! A gente brinca que esse local serve pra matar os velhos, porque só velho se exercita aqui e depois precisa atravessar a rua para voltar para casa.
A EPTC afirma que, mesmo com a pintura das faixas de segurança, é preciso que os motoristas respeitem os pedestres.
— É necessário uma mudança de cultura, é preciso que as pessoas respeitem. O pedestre sempre tem preferência na faixa de segurança — afirma o assessor de imprensa Cláudio Furtado.
Uma hipótese levantada por frequentares da região é a instalação de sinaleiras:
— Ali é um local que a faixa de segurança não dá certo porque os carros vêm muito rápido e não têm tempo de parar. Poucos respeitam — relata Corrêa.
A ideia, no entanto, não é cogitada atualmente pela EPTC.
— Assim que as faixas forem pintadas, o trecho será monitorado por agentes de trânsito. Se houver necessidade, vamos discutir — avalia o Furtado.
Da Redação | Postado em: 08 de maio de 2012 | Fonte: Diário Gaúcho
MOBILIZE.ORG
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito
Pior é na frente do marinha…depois de eu encher o saco dos caras da EPTC, por internet e no atendimento ao cidadão eles pintaram…mas ainda falta “alongar” os quebra-molas, pois os mesmo são “driblados” pelos motoristas, colocando, sempre, a vida do pedestre em risco, pq ele pensa q o cara vai reduzir a velocidade devido ao quebra-mola, mas na hora H, ele dribla e o pedestre foi pro saco!!
CurtirCurtir
Realmente, é complicado de atravessar ali….
Por mim, sinaleiras para pedestres resolveriam tudo, era só sincronizar elas que não ia complicar o transito.
CurtirCurtir
Guilherme demorou pra falar algo que preste, mas desta vez falou muito bem, continue assim! Só sinaleira funciona em POA, inclusive pra quem está dirigindo, pois é só esperar abrir e relaxar! Rótula, como aquela antiga da Carazinho com a Nilo (que virou sinaleira) é um stress!!
CurtirCurtir
E não é há dois meses, é desde NOVEMBRO DE 2011 QUANDO COMEÇARAM A RECAPEAR!!!
o jeito é reclamar no atendimento ao cidadão da EPTC, em frente ao Ginásio Tesourinha…pq o “Fala Porto Alegre” é uma mentira, segundo os próprios atendentes!
CurtirCurtir
Na entrada de Carlos Barbosa, na Serra há uma placa dizendo: “Com povo educado, não precisa de sinaleiras”
CurtirCurtir
Precisamos de mudança de cultura mesmo, como dizem ali. Precisamos de motoristas e pedestres mais educados, e de agentes públicos que façam seu trabalho em vez de vir com esse tipo de desculpa.
Dois meses pra pintar uma faixa é piada…
CurtirCurtir
Não é mudança de cultura… é fiscalização mesmo! Experimente cometer alguma irregularidade em qualquer país desenvolvido para ver o que acontece!
CurtirCurtir
Concordo, mas aí que está, algo precisa ser feito para mudar a cultura. Uma coisa é fiscalização, outra outra é educação mesmo, assim por diante. Mas para haver tudo isso precisamos de outra postura dos agentes públicos.
CurtirCurtir
Mas aí eu pergunto pra vocês: tanta grana pra asfalto e melhorias viárias…no entanto as migalhas de investimento, que são calçadas – rampas de cadeirantes, faixas de segurança, fiscalização são SEMPRE deixadas em 8º plano pela prefeitura…
A atual Prefeitura SEMPRE PECA NOS DETALHES, SÓ QUE OS DETALHES SÃO OS CIDADÃOS!!!
E outra, deem uma olhada no que a EPTC estuda fazer, e certamente fará:
foi mal por ser no facebook, mas não consegui pegar em outro lugar…
Agora me respondam, como se faz a educação e conscientização sem SER PELO BOLSO DOS MOTORISTAS???
Alguém aí acha que ta certo amenizar punições só pq não se fiscaliza nada?!
CurtirCurtir
Bah que péssimo isso, já se multa muito mal e muito pouco, só vai piorar.
CurtirCurtir
Caso isto aconteça aí sim veremos o que é o caos, com multa já é assim imagina com multa leve.
Agora me digam, vocês acreditam em sã consciência que o que falta é educação no trânsito? Todos que dirigem, pelo menos eu acredito nisso, fizeram auto escola e lá se aprende tudo, eu pelo menos aprendi. As pessoas não querem ser educadas, as pessoas querem ter vantagem, ser melhor que o outro, quebrar regras. Então multa neles.As estatísticas dizem que apenas 10% dos motoristas transgridem e reincidem, a maioria cumpre a lei.
CurtirCurtir
Para criar a cultura do ‘faça errado’ é só deixar de punir as ações erradas e não dar vantagem nenhuma para quem faz certo.
Daí o sujeito é imprudente, afinal de contas não dá nada, o filho vê isso todo dia e faz igual, alguns amigos são influenciados e fazem igual. Está aí a cultura.
Por isso que essa história do cara cometer uma infração e receber um papel meses depois e doer no bolço só no outro ano não funciona! Tem que ser na hora! Errou, tem 3 dias para pagar com desconto, um mês para pagar com o preço normal! Essa farra de recursos nas infrações de trânsito é porque a fiscalização é parcial, interesseira e tendenciosa!
Nos EUA, estacionamento ilegal custa só 15 USD, mas tem que pagar logo, se não sobre para 30 USD e depois para 60 USD.
CurtirCurtir
hahahahaha! Grande piada! Roubado.
Por que não colocam cameras no vermelho da sinaleira para multar. Já sei, é por que eles tambem tem carro.
CurtirCurtir
Não tem sinaleira na rótula do monumento às tetas.
CurtirCurtir
como se alguma faixa de segurança fosse respeita em porto alegre.
Ah nao, me esqueci de esticar a mão antes de atrevessar….
CurtirCurtir
“o trecho será monitorado por agentes de trânsito” estamos salvos!
CurtirCurtir