Porto Alegre é destaque brasileiro em novo estudo das melhores cidades pra investir na América Latina

SP é a cidade mais atrativa para investimentos na AL, diz estudo

A cidade de São Paulo é a mais atrativa para investimentos na América Latina, segundo um estudo de analistas colombianos e chilenos divulgado nesta terça-feira em Bogotá.

No ranking, a capital paulista é seguida de Santiago e Cidade do México no Índice de Atratividade de Investimentos Urbanos (Inai) de 2012, resultado de uma pesquisa do Centro de Pensamento em Estratégias Competitivas (Cepet) da Universidade de Rosário (Colômbia) e da empresa Inteligência de Negócios do Chile (IDN).

Outras três cidades brasileiras aparecem entre as dez primeiras colocadas. Porto Alegre teve destaque, ficando à frente de Rio de Janeiro (7º), que caiu três posições, e Belo Horizonte (10º).

São Paulo ocupa a liderança do ranking pela força de sua região metropolitana, o tamanho de sua economia, o avanço de sua educação superior, o volume de sua Bolsa de Valores e a presença de grandes multinacionais. Santiago foi desbancada da liderança, que ocupava desde o ano passado, mas os responsáveis pelo estudo asseguram que o Chile continua a ser o país mais competitivo da América Latina.

Completam as dez primeiras posições Lima (4º), Bogotá (5º), a mexicana Monterrey (8º) e Buenos Aires (9º).

O diretor do Cepet, Saúl Pineda, e o diretor-executivo da IDN, Rodrigo Díaz, ressaltaram o “alto predomínio” de cidades brasileiras e mexicanas entre os dez primeiros lugares do Inai de 2012.

O Cepet e a IND desenvolvem em conjunto, desde 2010, um ranking dos centros urbanos latino-americanos mais atrativos para investimento.

DA EFE

FOLHA.COM

__________________________

MATÉRIA DO SITE DA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE:

Porto Alegre é destaque em atração de investimentos

A capital dos gaúchos é a sexta cidade mais atrativa para investimentos na América Latina, segundo um estudo divulgado nesta semana em Bogotá. O trabalho foi elaborado por analistas colombianos e chilenos. Porto Alegre obteve destaque no Índice de Atratividade de Investimentos Urbanos (Inai) em 2012, subindo 12 posições em relação ao ano passado.

No ranking, a Capital ficou à frente de Rio de Janeiro (7º), que caiu três posições, e Belo Horizonte (10º). Conforme os estudos, Porto Alegre integra as 10 primeiras posições graças ao dinamismo da sua economia e à consolidação da cidade como um importante centro financeiro do Brasil.

“Porto Alegre vive um momento único de desenvolvimento. Este cenário alia investimentos públicos na qualificação da infraestrutura e a mobilização da iniciativa privada, que identifica na Capital oportunidade de expansão econômica”, afirmou o prefeito José Fortunati, lembrando que o cenário da cidade está alinhado ao crescimento econômico que o Brasil vive.

Entre os indicadores avaliados estavam o poder de compra dos cidadãos; dinamismo econômico; potencial para financiamento de novos projetos; presença de empresas globais; segurança e qualidade de vida; notoriedade e reputação global e qualidade da oferta de formação para o ensino superior.

O Índice de Atratividade de Investimentos Urbanos (Inai) é resultado de uma pesquisa do Centro de Pensamento em Estratégias Competitivas (Cepet), da Universidade de Rosário (Colômbia) e da empresa Inteligência de Negócios do Chile (IDN). O trabalho é uma contribuição para elucidar e quantificar os principais componentes que determinam um país e uma cidade como atraentes para investidores internacionais.

Prefeitura



Categorias:Economia, Economia da cidade

Tags:, ,

38 respostas

  1. BEM, GENTE! FUI CRIADO EM PORTO ALEGRE, CIDADE ONDE RETORNO COM FREQUÊNCIA. HOJE RESIDO, TRABALHO E MORO NO RIO JÁ HÁ QUASE 35 ANOS. EU SOU GAÚCHO DE NASCIMENTO , CARIOCA POR ADOÇÃO, MAS JAMAIS ABANDONO A MINHA QUERIDA PORTO ALEGRE. FAZENDO UMA COMPARAÇÃO! O RIO TAM MAIOR VISIBILIDADE EM TERMOS DE BRASIL, ENTRETANTO, UMA QUALIDADE DE VIDA MUITO PIOR EM RELAÇÃO A PORTO ALEGRE. A EXTREMA E PROFUNDA DESIGUALDADE SOCIAL, OS BOLSÕES DE MISÉRIA, SÃO COISAS GRITANTES NO RIO. O RIO É MUITO MAL CUIDADO COMO CIDADE, UMA CIDADE TOTALMENTE ABANDONADA PELO PODER PUBLICO, MESMO OS CHAMADOS BAIRROS NOBRES SÃO DEGRADADOS E POUCO FUNCIONAIS. PORTO ALEGRE É MUITO MAIS CLASSE MÉDIA, TEM UMA CULTURA MAIS INTEGRADA E BAIRROS RESIDENCIAIS TRANQUILOS E ARBORIZADOS, COISA INEXISTENTE NO RIO. O RIO, TEM MAIS NOME E MAIS PRESTÍGIO COMO CIDADE E NESTE CAMPO, PORTO ALEGRE PERDE POIS DESCONHECIDA DA MAIOR PARTE DOS BRASILEIROS. AGORA, O RIO PRECISA TRABALHAR E MUITO PARA CHEGAR SEQUER PERTO DE UMA BUENOS AIRES, POR EXEMPLO! ALIÁS, O URBANISMO DA MAIOR PARTE DAS CIDADES BRASILEIRAS É SOFRÍVEL E TERRÍVEL EM TERMOS DE BRASIL, NESTE QUESITO PORTO ALEGRE SOBRA E OLHA QUE MUITO AINDA PODE SER FEITO E MELHORADO. HÁ UM DESCASO DA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE COM AS PRAÇAS DA CIDADE, ABANDONADAS E MUITO DESLEIXO COM O CENTRO DE PORTO ALEGRE, FEIO E DEGRADADO E QUE DE MUITO TEMPO PRECISA DE INVESTIMENTO E DE UMA URGENTE REURBANIZAÇÃO. E SEM QUERER COMPARAR QUALQUER CIDADE BRASILEIRA COM AS AUSTRALIANAS, CANADENSES OU NORTE AMERICANAS, SERIA COVARDIA, PORTO ALEGRE SOBRA COMO CIDADE EM TERMOS DE BRASIL. É ISSO!

    Curtir

  2. Perdão, mas, não existe dinheiro publico existe dinheiro do contribuinte!

    Curtir

  3. Apesar de parecer surpreendente eu acho que tem lógica. Explico porque.
    Primeiro uma observação, tenho um sobrinho que é engenheiro informático que trabalha na ThoughtWorks. Algum tempo atrás eles estavam pensando (não sei se ainda pensam!) em abrir um escritório no Brasil, andaram olhando Rio, São Paulo e outra capitais brasileiras, e o Big Boss da empresa queria mesmo é abrir em POA!
    Segundo uma constatação, Porto Alegre é a única capital brasileira com um nível mínimo de qualidade de vida que faz com que a cidade tenha alguns bolsões de pobreza, enquanto as outras capitais tem bolsões de riqueza, isto para europeus é muito importante.

    Curtir

  4. Ótima notícia, deu para ver que agora nossa cidade não é tão ruim assim, foi um enorme salto sair da 18° posição para 6°. São muitos os que falam mal de Porto alegre, uma cidade que não atrai turistas, uma cidade cinzenta e outras coisas mais que todos vocês estão acostumados a ler neste blog e alguns acostumados a escrever contra Porto Alegre. Que bom espero que melhore cada vez mais.

    Curtir

  5. Ultimamente a cidade tem sido alvo de grandes investimentos por parte de grupos de fora do RS, como o Barra Shopping (Multiplan) e o complexo da Arena Grêmio pela OAS, que terá investimentos da ordem de R$ 1 bilhão.

    Espero que a AG também invista maciçamente no Complexo Beira-Rio e que um grande grupo invista na área do Pontal. Ainda tem o Cais Mauá e o Oceanário Sul, que também terão capital estrangeiro.

    Curtir

    • parece um estudo consistente. ao contrario do que o luis acima disse.

      pelo q observei rapidamente, eles justificam a posicao de POA, enrre varios fatores, por ser uma cidade muito dinamica. esclarecem tambem que os dados da RM de POA foram ampliados e atualizados em relacao ao estudo de 2011, identificando crescimento e grande potencial na regiao.

      Curtir

    • Há índices muito interessantes nesse documento, como por exemplo algo que eles chamam de ‘conforto urbano’

      Curtir

  6. Gente, tenho uma notícia ruim para adar a vocês, esse instituto que fez essa pesquisa não tem muita credibilidade, é tipo um troféu imprensa do sbt, não tem credibilidade nenhuma.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: