Porto Alegre é destaque brasileiro em novo estudo das melhores cidades pra investir na América Latina

SP é a cidade mais atrativa para investimentos na AL, diz estudo

A cidade de São Paulo é a mais atrativa para investimentos na América Latina, segundo um estudo de analistas colombianos e chilenos divulgado nesta terça-feira em Bogotá.

No ranking, a capital paulista é seguida de Santiago e Cidade do México no Índice de Atratividade de Investimentos Urbanos (Inai) de 2012, resultado de uma pesquisa do Centro de Pensamento em Estratégias Competitivas (Cepet) da Universidade de Rosário (Colômbia) e da empresa Inteligência de Negócios do Chile (IDN).

Outras três cidades brasileiras aparecem entre as dez primeiras colocadas. Porto Alegre teve destaque, ficando à frente de Rio de Janeiro (7º), que caiu três posições, e Belo Horizonte (10º).

São Paulo ocupa a liderança do ranking pela força de sua região metropolitana, o tamanho de sua economia, o avanço de sua educação superior, o volume de sua Bolsa de Valores e a presença de grandes multinacionais. Santiago foi desbancada da liderança, que ocupava desde o ano passado, mas os responsáveis pelo estudo asseguram que o Chile continua a ser o país mais competitivo da América Latina.

Completam as dez primeiras posições Lima (4º), Bogotá (5º), a mexicana Monterrey (8º) e Buenos Aires (9º).

O diretor do Cepet, Saúl Pineda, e o diretor-executivo da IDN, Rodrigo Díaz, ressaltaram o “alto predomínio” de cidades brasileiras e mexicanas entre os dez primeiros lugares do Inai de 2012.

O Cepet e a IND desenvolvem em conjunto, desde 2010, um ranking dos centros urbanos latino-americanos mais atrativos para investimento.

DA EFE

FOLHA.COM

__________________________

MATÉRIA DO SITE DA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE:

Porto Alegre é destaque em atração de investimentos

A capital dos gaúchos é a sexta cidade mais atrativa para investimentos na América Latina, segundo um estudo divulgado nesta semana em Bogotá. O trabalho foi elaborado por analistas colombianos e chilenos. Porto Alegre obteve destaque no Índice de Atratividade de Investimentos Urbanos (Inai) em 2012, subindo 12 posições em relação ao ano passado.

No ranking, a Capital ficou à frente de Rio de Janeiro (7º), que caiu três posições, e Belo Horizonte (10º). Conforme os estudos, Porto Alegre integra as 10 primeiras posições graças ao dinamismo da sua economia e à consolidação da cidade como um importante centro financeiro do Brasil.

“Porto Alegre vive um momento único de desenvolvimento. Este cenário alia investimentos públicos na qualificação da infraestrutura e a mobilização da iniciativa privada, que identifica na Capital oportunidade de expansão econômica”, afirmou o prefeito José Fortunati, lembrando que o cenário da cidade está alinhado ao crescimento econômico que o Brasil vive.

Entre os indicadores avaliados estavam o poder de compra dos cidadãos; dinamismo econômico; potencial para financiamento de novos projetos; presença de empresas globais; segurança e qualidade de vida; notoriedade e reputação global e qualidade da oferta de formação para o ensino superior.

O Índice de Atratividade de Investimentos Urbanos (Inai) é resultado de uma pesquisa do Centro de Pensamento em Estratégias Competitivas (Cepet), da Universidade de Rosário (Colômbia) e da empresa Inteligência de Negócios do Chile (IDN). O trabalho é uma contribuição para elucidar e quantificar os principais componentes que determinam um país e uma cidade como atraentes para investidores internacionais.

Prefeitura



Categorias:Economia, Economia da cidade

Tags:, ,

38 respostas

  1. BEM, GENTE! FUI CRIADO EM PORTO ALEGRE, CIDADE ONDE RETORNO COM FREQUÊNCIA. HOJE RESIDO, TRABALHO E MORO NO RIO JÁ HÁ QUASE 35 ANOS. EU SOU GAÚCHO DE NASCIMENTO , CARIOCA POR ADOÇÃO, MAS JAMAIS ABANDONO A MINHA QUERIDA PORTO ALEGRE. FAZENDO UMA COMPARAÇÃO! O RIO TAM MAIOR VISIBILIDADE EM TERMOS DE BRASIL, ENTRETANTO, UMA QUALIDADE DE VIDA MUITO PIOR EM RELAÇÃO A PORTO ALEGRE. A EXTREMA E PROFUNDA DESIGUALDADE SOCIAL, OS BOLSÕES DE MISÉRIA, SÃO COISAS GRITANTES NO RIO. O RIO É MUITO MAL CUIDADO COMO CIDADE, UMA CIDADE TOTALMENTE ABANDONADA PELO PODER PUBLICO, MESMO OS CHAMADOS BAIRROS NOBRES SÃO DEGRADADOS E POUCO FUNCIONAIS. PORTO ALEGRE É MUITO MAIS CLASSE MÉDIA, TEM UMA CULTURA MAIS INTEGRADA E BAIRROS RESIDENCIAIS TRANQUILOS E ARBORIZADOS, COISA INEXISTENTE NO RIO. O RIO, TEM MAIS NOME E MAIS PRESTÍGIO COMO CIDADE E NESTE CAMPO, PORTO ALEGRE PERDE POIS DESCONHECIDA DA MAIOR PARTE DOS BRASILEIROS. AGORA, O RIO PRECISA TRABALHAR E MUITO PARA CHEGAR SEQUER PERTO DE UMA BUENOS AIRES, POR EXEMPLO! ALIÁS, O URBANISMO DA MAIOR PARTE DAS CIDADES BRASILEIRAS É SOFRÍVEL E TERRÍVEL EM TERMOS DE BRASIL, NESTE QUESITO PORTO ALEGRE SOBRA E OLHA QUE MUITO AINDA PODE SER FEITO E MELHORADO. HÁ UM DESCASO DA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE COM AS PRAÇAS DA CIDADE, ABANDONADAS E MUITO DESLEIXO COM O CENTRO DE PORTO ALEGRE, FEIO E DEGRADADO E QUE DE MUITO TEMPO PRECISA DE INVESTIMENTO E DE UMA URGENTE REURBANIZAÇÃO. E SEM QUERER COMPARAR QUALQUER CIDADE BRASILEIRA COM AS AUSTRALIANAS, CANADENSES OU NORTE AMERICANAS, SERIA COVARDIA, PORTO ALEGRE SOBRA COMO CIDADE EM TERMOS DE BRASIL. É ISSO!

  2. Perdão, mas, não existe dinheiro publico existe dinheiro do contribuinte!

Faça seu comentário aqui: