Prédio mais alto da América Latina divide os chilenos

Com 64 andares e 300 metros de altura, edifício está sendo construído em Santiago do Chile

Da BBC

Projeção da Gran Torre Costanera (Foto: BBC)

Com 64 andares e 300 metros de altura, a Gran Torre Costanera de Santiago de Chile será o edifício mais alto da América Latina.

Mas especialistas advertem que o arranha-céus em vias de ser construído na capital do Chile poderá provocar um caos sem precedentes.

Considerado um ícone da da atual onda de desenvolvimento chilena, até mesmo a ex-presidente Michelle Bachelet classificou o edifício como um ‘símbolo do renascimento’.

Ao mesmo tempo, críticos afirmam que ele aumentará consideravelmente o trânsito na região.

Estudos do Ministério do Transporte chileno indicam que o tráfego de veículos na região poderá subir entre 30% e 50%, quando for inaugurado o shopping de seis andares que funcionará na torre.

O estabelecimento empregará mais de 5.200 pessoas e será o maior shopping center do país. As quatro torres do complexo de edifícios em torno do arranha-céus ocupam um espaço de 190 mil metros quadrados.

O Torre Costanera faz parte de um megaprojeto do magnata de origem alemã Horst Paulmann e sua construção foi retomada em dezembro de 2009, após ter sido interrompida por 11 meses devido à crise econômica mundial.

Projeção da Gran Torre Costanera (Foto: BBC)

Engarrafamentos

A expectativa dos que defendem o arranha-céus é de que ele vá conferir ainda mais importância à região conhecida como Sanhattan, o coração financeiro da capital chilena.

Mas alguns, como o engenheiro de transportes Louis de Grange, afirmam que o projeto agravará problemas já existentes. ”A região de Sanhattan está bastante saturada e provavelmente engarrafamentos na área irão se intensificar ainda mais”, comenta.

Além do trânsito de veículos, há também o temor de que o tráfego humano na região vá chegar a tal ponto que até mesmo sair do edifíco possa demorar até duas horas.

”Isso pode gerar uma mudança de comportamento e fazer com que as pessoas deixem de passar por aqui nos horários mais movimentados e optem por outras rotas e horários. Com a mudança do fluxo para outros locais, poderá haver (incremento) no tráfego em outros pontos da cidade, o que aumentará ainda mais a área de congestionamento”, disse à BBC o engenheiro Diego Edwards.

Edwards, professor da Escola de Engenharia de Logística e Transportes da Universidade Andrés Bello, estima que o edifício vá provocar também um congestionamento de pedestres, agravando uma situação já complicada nos horários de pico desde que o edifício Titanium – até então o mais alto do Chile – foi inaugurado, em maio de 2010.

Um comitê conjunto de autoridades de Santiago estabeleceu 28 medidas para tentar mitigar possíveis impactos no trânsito local. A maior parte delas diz respeito a mudanças no fluxo de tráfego na região, a sincronização de sinais de trânsito, a ampliação de avenidas e mudanças de itinerário.

‘Acredito que o impacto do Costanera será muito positivo. Temos que aprender a nos mover em cidades apertadas, tumultuadas e densas. É o que vemos em Nova York, na hora do almoço, por exemplo, quando todos saem para as ruas, sem incomodar uns aos outros. Não creio que haverá problemas”, defende o arquiteto Yves Besançon, que comanda o projeto do arranha-céus mais alto da América Latina.

Projeção da Gran Torre Costanera (Foto: BBC)

G1 – MUNDO



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arranha Céus, Meios de Transporte / Trânsito, Prédios

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16 respostas

  1. Lá tem terremoto, não tem?

  2. Baaaaaita cidade…, como disse o RicardoUK, está a anos luz de qualquer cidade brasileira.

  3. “”Isso pode gerar uma mudança de comportamento e fazer com que as pessoas deixem de passar por aqui nos horários mais movimentados e optem por outras rotas e horários. Com a mudança do fluxo para outros locais, poderá haver (incremento) no tráfego em outros pontos da cidade, o que aumentará ainda mais a área de congestionamento”, disse à BBC o engenheiro Diego Edwards.”

    E eu que pensei que aumentando o fluxo de veículos aí, iria diminuir em outros pontos da cidade! Como sou burro!

    • Se bem que tem uma lógica nisso: o empreendimento vai gerar muitos empregos, vai ser mais gente conseguindo comprar o seu carro e assim aumenta o número de carros circulando. Desta maneira, os carros que passarem por aí não vão deixar de passar por outros lugares, e não vão consequentemente diminuir o fluxo em outros locais.
      Como resolver essa questão? A resposta desses críticos é clara: é melhor não criar mais empregos e assim não existirão mais carros em circulação. Eu teria outra sugestão: estimular os empreendimentos mistos, assim mais gente vai morar próximo ao trabalho; aproveitar o aumento de arrecadação que trazem esses investimentos e construir metrôs e bondes modernos, incentivando a deixar o carro em casa e embelezando a cidade e também diminuindo a poluição de quebra.

  4. Faz anos que falam de transito travar e nunca trava…
    Até fica mais lento, mas falta muito pra chegar la..
    haha

  5. Certo que o transito vai travar, no render dá pra ver inclusive que o recuo do terreno é mínimo. Eu eztou esperando zair o “nanico” trend, pois aposto que já será sufuciente para travar a Borges.

  6. Se não querem lá, contruam ele aqui em Porto Alegre… A gente segura a bronca!

  7. Eis o EDITORIAL do blog!!

  8. Santiago esta’ a anos-luz de qualquer cidade brasileira em todos os sentidos, nao da’ nem pra tentar qualquer comparacao.

  9. Lindo o prédio! Não somente alto, mas com uma arquitetura arrojada. Santiago entra para o resto do mundo e deixa-nos no nosso isolamento. Me lembra um pouco este de LA: http://www.skyscrapersunset.com/skyscrapercity/la/71.jpg

  10. Tudo é viável e aceitável, desde que tenha qualidade e planejamento. Até o centro de Porto Alegre poderia receber um empreendimento desse porte mas é INDISPENSÁVEL um projeto que pense “num todo”, e não apenas “no terreno”.

  11. Mas até no Chile tem esse povo mala?
    Hahaha..

    A diferença é que la eles fazem e deu.

    E se a região é saturada, qual o problema de fazer com que as pessoas mudem de horario para passar por la?
    É até melhor… haha

    Ao menos la as coisas andam, o prédio vai sair, a cidade vai ficar mais bela, mais conhecida, vai ganhar com turismo e mais empregos gerados.

    Enquanto isso, na suposta capital da qualidade de vida no Brasil (alguns ainda sonham que somos tudo isso… haha), temos o esqueletão de quase 100 metros, a solução perfeita para o problema, a obra de arte cravada bem no centro, mas sem carros e pessoas trabalhando la..
    Alguns devem adorar… haha

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