Hidráulica Moinhos de Vento integra roteiro do Linha Turismo

Arquitetura do prédio, construído em 1928, é inspirada no Palácio de Versalhes Foto: Renato Rossi/Divulgação PMPA

A partir do mês de maio, a Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento integra o roteiro dos ônibus da Linha Turismo. Essa é uma das maiores estações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A ETA Moinhos é responsável pelo abastecimento de 14 bairros da cidade. Nela, são produzidos 121 mil metros cúbicos de água tratada por dia.

Entre as atrações que podem ser encontradas no local estão a torre da Hidráulica Moinhos de Vento – antiga casa de filtros construída em 1910 e desativada em 1969, o prédio histórico – construído em 1928 com arquitetura inspirada no Palácio de Versalhes, com traços ecléticos positivistas -, os jardins com um belo chafariz e a Galeria de Arte, aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Para chegar até a Hidráulica Moinhos basta a pessoa descer na parada do Parque Moinhos de Vento (Parcão) e caminhar pela rua 24 de Outubro cerca de 7 minutos, sentido bairro-Centro, até a entrada principal da Estação.

Missão – Desde a criação do Dmae, há 50 anos, a sua principal missão é garantir abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos a todos os cidadãos. Com duas grandes obras em andamento, o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) e o Sistema de Esgotamento Sanitário do Sarandi (SES Sarandi), o Dmae ampliará a capacidade de tratamento de esgotos em Porto Alegre de 27% para 80% já a partir do final de 2012.

Prefeitura



Categorias:TURISMO

Tags:

13 respostas

  1. Ônibus Turístico, Bonde modernizado por dentro, com pintura de época seria o máximo!

    Se a parada no Parcão for na 24 de Outubro em frente ao monumento de aço, não dá só sete minutos não.

    Fiz muitas vezes este percurso a pé, com um grupo de turistas tirando fotos etc., num ritmo de passeio dá muito mais que isto, mais de dez minutos, sete só se os turistas forem correndo atrás do guia, cresci e morei no bairro 23 anos, informação incorreta.

    Curtir

  2. “Inspirado em Versailles” foi um pouco forcado.

    Curtir

  3. Além de ver os prédios por fora, tem alguma coisa como museu, café,etc.?

    Curtir

  4. Bem que este blog poderia divulgar fotos e informações sobre os pontos de interesse no roteiro da linha turistica.

    Curtir

  5. Eu acho esse um dos prédios mais belos de Poa.
    Merece a parada… 😀

    Curtir

  6. Estou pela primeira vez aqui no blog e estou seguindo. Muito interessante! Recentemente criei um blog, o Vândalo Verde, que atua no combate ao corte indiscriminado de árvores. Se puder nos seguir, o link é vandaloverde.blogspot.com

    Até mais!

    Curtir

    • Vãndalo Verde este nome não me parece confiável, vândalo destroi não constroe.

      Curtir

    • O tema desate Post é Ônibus Turístico, mas creio que queira chamar a atenção para o problema, aí o nome, deve ser metéfora à destruição das matas no planeta, talvez em especial em nosso país.

      Quem sabe poderias mencionar teu nome, como o Gilberto o faz, aí poderíamos acessar, comentar num blog sem saber de quem é, e nem saber o nome acho que as pessoas podem ficar um pouco receosas em comentar, dar os emails etc.

      Se acompanhas este Blog com nome etc., bem conhecido, deves ter lido meu comentário no espaço sobre sobre “1º Prédio residencial com energia eólica do Brasil será em Florianópolis”, neste post comentei sobre mais uma usina hidroelétrica que estão construindo na Amazônia, aí vai parte do mesmo:

      “Se é o 1º no Brasil residencial ou comercial, tanto faz, não acho que ser pioneiro neste país retógrado, que só sabe desmatar, cada vez mais a a Amazõnia encolhe, todos nós sabemos deveria ser preservado, parte brasileira será inundada para outra hidroelétrica!”

      Como todos sabem, outro baita ato criminoso de nossas autoridades, com a desculpa de gerarem energia, na verdade mais dinheiro público para ser desviado, vocês viram os desembargadores do Rio Grande do Norte? É assim que eles enriquessem-se neste país!

      Voltando ao Ônibus Turístico, como são rápidos em fazer rotas para estes, mas a resistência continua, Bondes em Porto, talvez um sonho, mas como seria bom revê-los rodando, mesmo que poucos em linhas como esta, Moinhos de Vento, para turísmo, de qualquer forma acho uma burrice da PMPA não adotar estas idéias, só postergam o que todos sabem, em Santos já voltaram a rodar faz anos, daria um lucro extraordinário, os trilhos são um tesouro enterrado, por fazerem o jogo dos donos de ônibus esquecem-se de como poderiam faturar e alto! Burros diplomados em PHD!

      Curtir

  7. É que agora o ônibus tem paradas fixas. Ele para no Parcão e as pessoas podem ir até a Hidraulica. Se tu leu o post, está explicado nele.

    Curtir

  8. Olha, quando andei na linha turismo há alguns anos ela já passava ali…

    Curtir

Trackbacks

  1. Pontos turísticos de Porto Alegre por 16 crianças | Malas e Panelas
%d blogueiros gostam disto: