Fifa diz que é crítica situação dos estádios da Copa-2014

Um documento obtido pela Folha mostra que a Fifa considera crítica a situação das obras de estádios da Copa do Mundo.

Documento obtido pela Folha mostra que, para a Fifa, situação de estádios é crítica e que Fortaleza, das 12 sedes, é a única no prazo

A situação dos estádios para a Copa do Mundo de 2014 é crítica, avalia a Fifa. A Folha obteve documento da entidade que vê risco de atraso, em alguma proporção, em cinco estádios do Mundial.

A Fifa demonstra preocupação especial com o estádio de Natal, classificado como de “alto risco” de não ser concluído a tempo para a Copa.

As arenas de Manaus e Cuiabá são consideradas de “médio risco” e as de Curitiba e Porto Alegre, de “baixo risco”, segundo a entidade.

O panorama para a Copa da Confederações de 2013 é ainda mais crítico. A Fifa aponta atrasos em três das quatro sedes já anunciadas para a competição, tratada como ensaio para o Mundial.

Rio, Brasília e Belo Horizonte são vistas com “médio risco” de não concluírem as obras a tempo. Fortaleza é exceção, está à frente do prazo.

As outras duas cidades que ainda sonham em abrigar o torneio, Recife e Salvador, vivem situações opostas. Os desafios do estádio de Pernambuco “dificilmente serão superados”, diz o relatório da Fifa. Já a arena baiana apresenta apenas “baixo risco”.

A Fifa reclama da burocracia e do “excesso de politização” dos processos no Brasil, mas elogia, em todos os níveis de governo, a disposição para acelerar as obras. E, portanto, para gastar mais.

O relatório, de 83 páginas, tem a data de 1º de maio, e faz um raio-X completo das obras dos 12 estádios para a Copa.

O estudo foi realizado por Charles Botta, consultor especial da Fifa para estádios, e pela empresa Arena, contratada pelo COL, o Comitê Organizador Local, para supervisionar as obras.

É baseado em informações fornecidas pelas empreiteiras e cidades-sede, além de visitas às construções.

De acordo com a página 10 do relatório,os únicos estádios que já estão com mais de 50% das obras concluídas são Fortaleza (65%) e Salvador (58%). A média entre as 12 arenas é de 34,4%.

As que apresentam menor índice de conclusão das obras são Porto Alegre (4%), Curitiba (12%) e Natal (15%).

É a capital do Rio Grande do Norte que gera maior preocupação na Fifa.

A Folha teve acesso a um e-mail de Botta para a cúpula da entidade, incluindo o presidente Joseph Blatter e o secretário-geral Jérôme Valcke, homem-forte da Copa-14.

Diz Botta na mensagem, datada de 4 maio: “Para a Copa do Mundo, o estádio de Natal ainda é um grande risco. Apesar de terem apresentado uma revisão do prazo de conclusão para dezembro de 2013, ainda assim é um grande desafio técnico”.

O consultor da Fifa comemora o fato de todas as 12 obras estarem em andamento, “já que finalmente Porto Alegre e Curitiba iniciaram”.

CONFEDERAÇÕES

Bota mostra grande preocupação com os estádios de Brasília e Belo Horizonte para a Copa das Confederações, a ser realizada em 2013.

“Apesar do baixo desempenho em janeiro e fevereiro, ainda não há uma reação consistente de Belo Horizonte, o que requer medidas adicionais de aceleração”.

Recife, que pleiteia receber partidas da competição, é criticada pelo atraso. Mas elogiada pelo esforço: “Governo e construtora apresentaram um plano agressivo de reação, com mais equipamentos e pessoal”, escreve Botta. “Aumentaram o número de trabalhadores de 2.500 para 5.000, mas é um grande desafio terminar no prazo.”


William Mur/Editoria de Arte/Folhapress

FOLHA.COM



Categorias:COPA 2014

Tags:,

16 respostas

  1. Copa, que Copa?

    Curtir

  2. Porque nao contratar companhias e operarios chineses para construir isso tudo? Ficava pronto em um ano e de lambuja seriam os maiores ou melhores do mundo em algum quesito!

    Curtir

    • Por que ao chegar aqui teriam que seguir leis trabalhistas e ambientais brasileiros e rapidinho ficavam iguais as compahias brasileiras. A china faz as obras impressionantes com um custo humano e ambiental bem alto.

      Curtir

      • Igual, trabalho escravo! Pior que no Brasil era colonial!

        O comunismo enrustido de capitalismo, está invadindo comercialmente, sem
        dar um tiro, se facilitarem tomarão conta do mundo, é só continuarem assim
        fechando os olhos e não fazerem nada.

        Lembram-se do massacre na Praça da Paz Celestial?

        Acham que mudaram de filosofia? Libertaram o Tibet?

        Querem escravizar Formosa ou Taiwan há horas, os EUA que não deixam!

        Lá não existe liberdade individual, o estado é dono de tudo e de todos, igual ao nazismo, só muda a ideologia, tirania também!

        Eles tem a polícia secreta deles que faz a SS, Gestapo e KGB virarem brinquedinhos, quem não conhece este regime engana-se, aliás qualquer regime humano que utiliza-se de seu povo com violência, opressão e mêdo
        para chegar aos seus fins são tenebrosos!

        Atrás daquele governantes com rostos sorridentes tem um monstro, são piores e mais violentos contra a população que a antiga URSS e a Alemanha Nazista.

        A última Olimpíada foi só fachada!

        E tem gente aqui fazendo propaganda e dirigindo carro chinês! Inesperado!

        Tem estados brasileiros brigando para ter fábricas de caminhões chineses!

        O país rei da pirataria mundial, mas como tem a maior população e maior exército do mundo todos ficam caladinho de mêdo!

        E a nossa presidente vermelhinha fazendo acõrdo com estes demônios!

        Curtir

  3. Alexandre, o Beira-Rio está atrasado, mas a cada dia a situação se reverte, ficará pronto no fim de 2013 certamente, a AG já disse colocará quantos pessoas e turnos para que fique pronto na prazo e de acordo com o projeto original. As pessoas comparam o Beira-Rio com a Arena, a Arena começou a sua construção início de 2011 para acabar no fim de 2012. E o Beira-Rio 03/2012 para acabar no fim de 2013, ficará pronto pois é uma reforma não uma construção daí demora menos. Mas concordo que obras públicas demoram, mas vamos ter mais otimismo, nunca achamos que vai dar, vamos confiar para sair um lindo espetáculo e dar hexa ao Brasil.

    Curtir

    • Então, eu moro bem na frente do estádio e quero que fique tu pronto sim. E quanto aos turnos, a prefeitura falou que não vai permitir trabalho na madrugada como ja havia sido cogitado, e nessa fase estou achando muito pouco funcionário, enfim, vamos aguardar.

      Curtir

    • Esse ai deve ser o neto da Velhinha de Taubate’. Eu diria “me inclua fora dessa”.

      Curtir

    • Aí que te enganas meu bem… reformas demoram muito mais se comparadas a construções começadas do 0.
      Viu que tu mesmo afirma isso: o mesmo tempo pra erguer a Arena e reformar o Gigante. O cuidado com o que fica é que atrasa as reformas.

      E comentei isso aqui em outro tópico, como o pessoal tá trabalhando “por dentro” do Beira Rio, realmente parece que a coisa não anda.

      Curtir

  4. A capacidade do Beira-Rio primeiro havia sido anunciada em 57mil, o que agora se ve era uma falacia, uma mentira. Agora que a realidade vem ‘a tona, ja’ esta’ em 48mil. Daqui a pouco a reforma faz o mesmo ficar menor que o estadio do Zequinha.

    Curtir

    • Continuando a piada, se bobear os jogos da copa serão no Gigantinho, pelo menos já é coberto, só por a grama (que piada besta – mas não pude deixar passar, hehe)

      Curtir

  5. Vergonha total pro nosso país, mas quem não previu isso?
    De qualquer forma, duvido muito que o brasil vá perder a copa. Acho que se perdesse, isso daria uma boa chacoalhada no país (afinal, futebol é o que movimenta a população por aqui, muito mais do que indicadores socioeconômicos internacionais), mas não vai acontecer.

    Curtir

  6. Parece piada!

    Desde quando a FIFA não conhecia as coisas aqui no “Brazil?”

    Eles sabiam muito bem que tudo aqui gira em torno de política e malandragem, afinal conheciam bem o presidente da CBF, o Sr. Ricardo Teixeira, o desgraçado tinha que ser meu “xará”, que droga!

    Falar que existe politicagem em torno das obras? Eles são tão inocentes assim?

    Parem com isto!

    O interessante é que o de Natal não fizeram tanta pressão como o de Porto Alegre, claro, o Rio Grande do Norte fica no paradisíaco nordeste brasileiro, com a garantia de verão o ano inteiro, devem estar metendo as mãos no dinheiro público, como bem disse Romário, mas tudo dentro do esperado.

    Mas lá na hora “H” fazem outro contrato sem licitação e jorrará mais dinheiro público, lá até a justiça está corrompida até aos altos escalões, é só assistir a reportagem sobre os desembargadores, junto com os políticos, são todos “farinha do mesmo saco!”

    Este país em tratar-se de política e justiça, dá-me nôjo!

    Curtir

  7. Quero só ver o tempo que vai levar para o governo federal soltar uma declaração dizendo que está tudo no cronograma correto. Todo mundo tá vendo que essa copa será um fiasco, vamos começar por Porto Alegre. Só agora que vai sair licitação pra obras do entorno do Beira Rio, que obra pública fica pronta em menos de 2 anos????? E o estádio Remendão, Abóbora, Beira-Rio, ou seja lá que nome mais darão, não tem como ficar pronto ate dezembro do ano que vem, pelo menos não igual à fantasia da maquete. E aí vem governo federal dizer que está tudo no cronograma, a não ser que venha uma equipe do Japão e faça tudo em seis meses, aí sim eu acredito, fora isso, acredito mais é na Fifa.

    Curtir

  8. Por incrível que pareça o risco do Beira Rio ainda é baixo, isso é bom. Olhando pelo lado positivo, é bom que a FIFA deixe bem claro os problemas. Não dá para brincar com algo tão grande.

    Recentemente eu li um artigo que um economista relaciona crises com grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Segundo esse artigo, as grandes obras acabam endividando os estados e pessoas que investiriam para lucrar na Copa, gerando todas as condições para a crise. O que vocês acham? Afinal teremos tanto a Copa quanto as Olimpíadas.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: