Carta do IAB ao Blog Porto Imagem

Prezado Gilberto Simon,

Devido à postagem no Blog Porto Imagem, publicada hoje, dia 18 de maio de 2012, o IAB-RS gostaria de esclarecer seu posicionamento sobre o pedido de debate público nas obras da cidade de Porto Alegre. Ao contrário do que comentas no Blog, o IAB-RS preza pelo embelezamento da Capital Gaúcha, por meio de construções de qualidade e que estejam integradas adequadamente aos demais espaços urbanos.

A proposta do Instituto que representa os arquitetos e urbanistas gaúchos é levantar a bandeira de que o concurso público propicia a produção de espaços de qualidade, através de um processo democrático, transparente e dotado de lisura na escolha das propostas mais qualificadas. Este procedimento possibilita a publicidade de resultados e o consequente acompanhamento pela sociedade ao longo do processo.

Visando um debate amplo, recentemente, no dia 03 de maio, o IAB-RS realizou um encontro com políticos que contou com a presença de dois pré-candidatos à prefeitura de Porto Alegre e de um representante da atual administração municipal. O secretário geral de Assuntos Especiais da Prefeitura Edemar Tutikian, afirmou na ocasião que eles estão abertos para discutir e trocar ideias sobre como adotar concursos públicos para execução de futuros projetos. O pré-candidato do PT ao paço municipal, Adão Villaverde, também apoiou a proposta IAB-RS destacando que o processo é democrático e precisa ser executado no projeto do Metrô. A deputada federal Manuela D’Ávila, pré-candidata do PCdoB, apresentou suas ideias para a elaboração do programa de governo e, igualmente, salientou a importância dos concursos públicos para as obras da cidade.

Para a diretoria do IAB-RS, as obras a cidade são uma oportunidade ímpar para o Poder Público desencadear projetos urbanos integrados, capazes de dar respostas à diversidade de cada setor urbano nos seus múltiplos aspectos. Esses projetos necessitam de estudos prévios específicos, definição de diretrizes, delimitação de áreas, até consultas à população e à técnicos de diversas áreas do conhecimento.

Entenda as vantagens dos concursos públicos para projetos urbanos:

-Diferentemente de uma licitação que escolhe quem fará o projeto pelo menor preço ofertado, no concurso públicohá a escolha de uma solução, sendo que esta é feita por profissionais qualificados que identificam qual é a melhor proposta dentre todas, que será contratada, por um valor de honorários previamente determinado.

– Entre as vantagens está a transparência do processo, a possibilidade de participação de todos os profissionais, a grande oportunidade de publicidade de todas as etapas, pelo caráter público e democrático, pelo acompanhamento da comunidade e da imprensa, pelo cuidado seletivo para utilização de recursos públicos.

– O concurso dá oportunidade a novos talentos, à criatividade e à inovação, justifica-se a preferência por esta forma de seleção para a contratação de projetos de arquitetura de novos equipamentos públicos que seguramente se tornarão referências arquitetônicas e turísticas para a cidade de Porto Alegre.

Saiba como é feita a seleção de projetos:

– As equipes de profissionais inscritas têm acesso a uma documentação base que define, por exemplo, a importância dos locais de intervenção, o seu funcionamento e as normas exigidas, assim como parâmetros necessários para adequar tecnologias pretendidas.

– Esta base documental orienta para valores e características que serão observados nas soluções, tais como: questões relacionadas à cultura local, à função, ao uso, à manutenção e economia de recursos e meios, bem como soluções que valorizem o ambiente e as pessoas.

– As equipes têm condições iguais de poder livremente desenvolver e apresentar suas propostas.

– Após a entrega dos trabalhos, um júri avalia as soluções apresentadas com base em critérios técnicos e de qualidade informados aos concorrentes.

O IAB-RS agradece sua atenção e através de sua diretoria se coloca à disposição para ampliar as discussões sobre os projetos da cidade. Nossas portas estão abertas para recebê-lo.

Atenciosamente,

Tiago Holzmann da Silva

Presidente do IAB-RS



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:, , , , ,

22 respostas

  1. Aviso geral:
    Estamos procedendo verificação de endereços de e-mail.
    Comentário com e-mail falso será deletado.
    Apenas a equipe do Blog vê os e-mails. Não ha problema algum colocar o e-mail verdadeiro.
    Próximos comentários coloquem e-mails válidos por favor.

    Curtir

  2. IAB-RS lança campanha por concurso público para as estações do metrô de Porto Alegre

    http://www.iabrs.org.br/noticia.php?id=1559
    09/05/2012

    Diante da perspectiva real de implantação do Metrô em Porto Alegre, o Departamento RS do IAB vem se manifestar de forma a fortalecer princípios historicamente defendidos por esta entidade.

    Primeiramente, reconhece a importância da implantação desta modalidade de transporte em Porto Alegre, como uma forma de integrar o conjunto de soluções exigidas para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida da população, valorizando o transporte coletivo. Assim a implantação do metrô deverá estar integrada à reestruturação do sistema geral de transporte, considerando todas suas modalidades.

    Destaca que a implantação do metrô não é apenas uma questão de mobilidade urbana. Deve ser considerada como geradora de transformações na dinâmica da cidade como um todo e no entorno de cada estação, em particular. Assim, é uma oportunidade ímpar de desencadear projetos urbanos integrados, capazes de dar respostas à diversidade de cada setor urbano nos seus múltiplos aspectos. Além da mobilidade, o metrô envolve questões de infraestrutura, paisagem natural e construída, espaços públicos e distribuição de atividades.

    Neste sentido, é papel intransferível do Poder Público coordenar o processo de implantação do metrô e suas respectivas estações, elaborando desde estudos prévios específicos, definição de diretrizes, delimitação de áreas, até consultas à população e à técnicos de diversas áreas do conhecimento.

    Diante da magnitude dos impactos decorrentes dessas intervenções, o IAB preconiza o uso do concurso público como instrumento imprescindível e incontestável para a elaboração dos projetos capazes de conduzir às soluções mais adequadas a cada situação.

    O concurso público propicia a produção de espaços de qualidade, através de um processo democrático, transparente e dotado de lisura na escolha das propostas mais qualificadas entre várias alternativas. Este procedimento possibilita a publicidade de resultados e o conseqüente acompanhamento pela sociedade ao longo do processo.

    Entenda como é a seleção através de um concurso e suas vantagens:
    http://www.iab-rs.org.br/noticia.php?id=1560

    Curtir

    • Sr. Tiago, venho nova mente me manifestar aqui por outro motivo: Tempos atrás eu perguntei ao Sr. se o IAB se envolveria para dar uma solução ao esqueleto dos figueiredo, em plena praça XV, que já mancha nosso centro desde 1959 e vcs nem se manifestaram. Pq? Toda notícia nova eu vejo dedo do IAB, mas quanto a mais séria mácula no desenvolvimento urbano do centro de Porto Alegre vocês não se manifestam. PQ??? Outra coisa: O acervo riquíssimo de construções em Art Déco da farrapos, e os arredores da avenida que está abandonado. Vocês poderiam bolar um projeto de restauração e reurbanização do entorno, ou o IAB vai esperar alguem fazer um, para criticar???

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: