Grupo Almeida Junior e Westfield Group devem instalar grande shopping center na Grande Porto Alegre

Apesar de já ter sido noticiado (leia aqui) que a cidade escolhida será Canoas, o grupo ainda não decidiu o local

Apesar de parecer apenas mais um shopping center entre tantos que estão surgindo, não é. Empreendimento será focalizado em serviços, lazer e entretenimento, para as classes AB e C+

O grupo Almeida Junior, que possui 4 shopping centers em Santa Catarina, e constrói o quinto (que será o maior de SC) formou uma joint venture com a única empresa global de shopping centers do mundo, o Westfield Group. O Westfield recentemente inaugurou em Londres, Inglaterra, o maior shopping center da Europa, o Westfield Stratford City, com 175 mil m2 de ABL, ao lado do Estádio Olímpico, onde serão realizadas provas das Olimpíadas 2012. Também está em Londres o Westfield West London com 150 mil m2 de ABL.

Este grupo com este importante sobrenome planeja construir na Grande Porto Alegre um empreendimento com 220 lojas, que gerará 3 mil empregos diretos. Ainda não está certo o local de construção. O Grupo está em tratativas com prefeituras de cidades da Grande Porto Alegre.

As obras do novo shopping devem começar logo, após ter todas as licenças necessárias.

Continente Park Shopping, do Grupo Almeida Junior, que será o maior de Santa Catarina, já em contrução, em São José:

O Westfield Stratford City, o maior da Europa:

O  Westfield West London, também um dos maiores da Europa:

Matéria: Gilberto Simon

Fontes: Zero Hora, Westfield Website, Grupo Almeida Junior, Diário de Canoas



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Comércio, Economia, Economia da cidade, Economia Estadual, Shopping Centers

Tags:, , , , , ,

15 respostas

  1. Parabéns Canoas.
    Foi confirmado que o Shopping será construído ao lado do Capão do Corvo.
    Antes da Copa do Mundo será inaugurado.

    Na Boqueirão, existe um grande terreno “sendo arretado/limpo” que dizem que será um novo shopping (de pequeno porte)… Alguém tem alguma informação????

  2. Shoppings sao otimos para revitalizar areas degradadas ou mal cuidadas, movimentar economias e criar empregos. Nenhum shpping irar querer favelas e amtos e areas caindo aos pedacos ao seu redor! Me lembro do Iguatemy, era um mato aquela area, algumas casas bonitas nas 3 figueiras, mas rodeado de mato, campo e….sim, favelas. Agora olha aquela area. Nao se preocupem com shoppings, eles sao seus amigos.

  3. Aviso geral:
    Estamos procedendo verificação de endereços de e-mail.
    Comentário com e-mail falso será deletado.
    Apenas a equipe do Blog vê os e-mails. Não ha problema algum colocar o e-mail verdadeiro.
    Próximos comentários coloquem e-mails válidos por favor.

  4. Os anti shopping pira…
    haha

  5. So uma correcao:
    O Westfield acabou de inaugurar um novo shopping ao lado do novo estadio Olimpico que e’ marginalmente maior do que o Westfield West London(150mil m2 ABL)….ele se chama Westfield Stratford City.(175mil m2 ABL)

  6. Uma coisa é fato: já existe o local do futuro shopping em Canoas. E será imenso. Haviam boatos de que seria um “iguatemi”. A única certeza é que será um Baita shopping. Fica do lado oposto ao shopping Canoas ( a BR. 116 fica entre os dois) entre os bairros mais elitizadis da cidade, Jardim do Lago/Moinhos de vento.

    • Será naquela área adjacente ao parque Capão do Corvo? Lá tem uma área enorme vazia, mas não sei se é área protegida… Lá há mansões e condomínios fechados, uma área bem abastada mesmo.
      Canoas é uma cidade grande e precisa de um shopping há muito tempo. Mesmo com a enorme expansão do Canoas Shopping, mal dá pra andar pelos corredores em certos horários.

      • Exato, o local é ao lado do parque sim, informações não oficiais dão conta que uma das entradas do shopping será pelo parque e que o grupo investidor já teria assinado contrato com os proprietários dos terrenos. É uma área de quase 10 hectares. Provavelmente o Canoas Shopping perderá o posto de maior shopping da RM.

        Em finais de semana o Canoas Shopping tá insuportável, mesmo tendo uma praça de alimentação de 1.100 lugares, em finais de semana é um tarefa complicada conseguir lugar.

  7. Ótimo, mais um shopping, espero que se confirme para Canoas. Em breve Gravataí e Alvorada terão seus shoppings de grande porte, e entre São Leopoldo e Novo Hamburgo há potencial para ter mais um.

  8. Na maioria dos países desenvolvidos a elite econômica é a mesma da elite cultural. As pessoas que tem dinheiro são as mesmas que conhecem boa música, arquitetura, teatro…

    Isso não é verdade no Brasil, onda a elite econômica não é a elite cultural. É por isso que se constrói mais shopping e estádios de futebol do que teatros ou museus. Também é por esse motivo que as novas construções são tão feitas. Que tem dinheiro para investir (ou políticos) não conhecem arquitetura.

    • Nas cidades que visitei na europa, havia mais shoppings por quilômetro quadrado que qualquer cidade brasileira. É bem verdade que também havia mais teatros e museus por quilômetro quadrado.
      O Brasil é um país de maioria classe C ou classe média baixa. Na medida que a população vai melhorando sua classe social, o consumo vai aumentar com certeza e novas necessidades surgirão. No início consumo imediato de bens. Com o tempo, cultura. É normal e em todos os países foi assim. OU vc acha que durante a crise de 29 os americanos construiam teatros e museus e liam livros? Que o pós guerra na alemanha e outros países foi de construção cultural? Primeiro, arrumaram a casa, a economia. Depois que o americano/alemão médio arrumou a casa, organizou a vida e as finanças, só depois disso que os museus e teatros entraram na lista de prioridades. É muito cedo pra exigir isso do Brasil. A Dona Maria lá da Restinga mal conseguiu comprar sua geladeira em 12 prestações pra pensar em outra coisa. E a “elite nacional” é muito pequena pra dar conta dos teatros e museus já existentes. Tudo tem seu tempo, sua hora. Só agora a China, depois de mais de uma década de crescimento impressionante está priorizando a cultura. Antes de tudo veio os templos de consumo. Que lá ficam um ao lado do outro.

      • 1. Eu não sei de que cidades da Europa você está falando, mas por experiência própria, não vi shoppings tão grandes como no Brasil nem tão numerosos. Estou falando de Madrid, Paris, Colônia, Stuttgart, Hamburgo, Budapeste, Veneza, Viena. Amigos que vieram da Espanha para Porto Alegre relataram a mesma coisa.

        2. Essa de crescer a economia para depois fazer algo não cola mais. Essa teoria que tem que crescer o bolo para depois dividir não é válida (Delfin Neto). As coisas andam juntas, não dá para aumentar uma das pernas da mesa para depois aumentar a outra.

        3. Não acredito que estamos na mesma situação da Alemanha pós-guerra ou da crise de 29 dos EUA.

        4. A Elite nacional não é pequena, mas ao contrário dos outros países que são descendentes de nobres e tem seu apreço pela cultura, aqui são descendentes de saqueadores, traficantes de escravos, entre outros.

        5. Um dos países que mais investe em cultura é a China, e em todas as épocas. Somente agora é que sua cultura está abrindo-se para a cultura ocidental. É por essa razão que a China é tão diferente.

  9. Só na Grande Porto Alegre mesmo …
    Depois da prefeitura ter atendido todos pleitos da Cia. Zaffari, só agora vai implementar o EIV – Estudos de Impacto de Vizinhança , previsto no Estatuto das Cidades .

Faça seu comentário aqui: