Calçadão da Rua da Praia será revitalizado

Calçadão da Rua da praia será revitalizado. Foto: Gilberto Simon – Arquivo Porto Imagem

A prefeitura e a Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul (Asbancos) formalizam nesta quinta-feira, 24, o projeto para a revitalização do Calçadão da Rua da Praia, no Centro Histórico da Capital. O contrato para a prestação de serviços será assinado às 17h, na sede da associação, na rua dos Andradas, 1234, conjunto 1703.

A revitalização irá contemplar a elaboração do projeto para a troca do piso do trecho da rua dos Andradas, entre as ruas General Câmara e Marechal Floriano Peixoto, conhecido como “Calçadão da Rua da Praia”, importante e histórica via pública de Porto Alegre. A iniciativa é uma adesão ao projeto Minha Calçada, do movimento Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido.

O trabalho inclui projeto para as redes subterrâneas de serviços, como água, esgoto, energia e rede lógica. O tipo de cobertura para o passeio será definido após o estudo, com base nas normas já estabelecidas na legislação municipal.

Participam do evento o prefeito José Fortunati, o presidente da Associação dos Bancos, Túlio Zamin, e o engenheiro da Aerogeo, Milton Dupont, responsável pelo projeto.

Minha Calçada – O projeto pretende revitalizar as calçadas da cidade e conscientizar os cidadãos sobre suas responsabilidades no processo de conservação dos passeios públicos. A iniciativa envolve parcerias com o Ministério Público Estadual, por meio do projeto Andanças, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Sindpoa, Crea, Orçamento Participativo, Banrisul, Setcergs, Associação dos Bancos do Estado, Associação dos Carros Fortes, Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e concessionárias que utilizam redes subterrâneas.

Consulte sua calçada – As informações sobre as calçadas vistoriadas e incluídas na primeira etapa do projeto estão disponíveis na Internet, pelo endereço www.falaportoalegre.com.br/minhacalcada. Orientações também podem ser obtidas no Fala Porto Alegre, pelo telefone 156.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:calçadas, Revitalização do centro

Tags:, ,

20 respostas

  1. É preciso reduzir a poluição visual, urgente. Não só da Rua da Praia, mas do Centro como um todo. Há muitos orelhões, em sua grande maioria fora de funcionamento, cujos pontos poderiam transformar-se em locais de acesso à internet. Alguma arborização também faria bem ao visual da rua, com canteiros bem cuidados. Faltam lixeiras, e as existentes geralmente estão vandalizadas. Seria ótimo aproveitar a grande circulação de pessoas nesta rua para educar a população acerca da importância da separação do lixo. Também deveríamos cadastrar e ordenar a atuação dos artistas de rua, para que trabalhem de forma organizada, sem atrapalhar a circulação. Seria interessante a instalação de um coreto na esquina democrática, onde artistas pudessem ter acesso para exibir o seu trabalho. Certamente haveria muita gente interessada em levar cultura à população se as condições fossem ideais.

  2. Na minha opinião, muito bonito ficaria algo no estilo da rua 9 de Julio da cidade de Córdoba, Argentina. Ou quem sabe na Otávio Rocha…


  3. Está aí uma obra que eu queria ver a intervenção do IAB. Fazer um concurso pra dar outra cara à Rua da Praia. Cade o IAB ?

  4. Queria que fosse de paralelepipedo, a própria rua da praia onde tem esse “piso” é linda, poderiam fazer uma continuação, mas sempre fechada para carros.

  5. Como é um local histórico duvido que encham de lajes de basalto, acho que com isso não precisamos nos preocupar. Mas acho que seria interessante pensarem em algo mais amplo como falaram. E podiam aproveitar para fechar o trânsito da Rua da Praia para carros em mais alguns trechos não? Ou colocar aqueles pavimentos de rua mista que fica bonito pra caramba (onde não passar lotação/ônibus).

    Falando em Rua da Praia, alguém sabe a quantas anda aquele Centro Cultural da Caixa? Porto Alegre carece de novidades na Cultura.

  6. Mais uma revitalização, são tantas. Poderiamos fazer uma aposta: Qual terminará primeiro e em que ano.

  7. Projeto minha calçada, as da prefeitura não são conservadas e nem consertadas.

  8. Seria ótimo se optassem por um piso ao estilo de calçadas semelhantes existentes em cidades da Europa. Modernas, cleans e convidativas para a circulação.

  9. Pelo amor de Deus nao coloquem as lajotas de basalto! Poderiam ao menos contratar um arquiteto urbanista para supervisionar o trabalho

  10. Podiam aproveitar pra fazer uma revitalização maior, mas vão ficar só no piso? Aff.

  11. Podia ter uma ação contra a poluição visual incluída aí, não?

  12. Esse caso sim seria interessante um concurso público para como fazê-la. A prefeitura tem um histórico de adorar botar estas lajotas horríveis e não mantê-las depois.

    • Concurso publico significa protelar, protelar, protelar, tem mais e que contratar um profissional competente e deixar de fazer tudo de forma amadora e nas coxas

  13. Há algum sujeito em especial que possamos mandar nossa idéias sobre isso, Gilberto?

  14. depois de uma leva maçante de notícias sobre novos shoppings, finalmente uma boa nova!

  15. Desde os tempos do Fogaca que essa revitalizacao ja era prometida……

    PS: Tenho medo do “tipo” de material que sera escolhido !! Deus nos proteja!!

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: